Nostalgia e saudosismo: confira 10 jogos lendários que fazem 20 anos em 2017

1997 foi um dos principais anos da indústria dos games. Algumas das franquias de maior renome e que trilharam todo um caminho de sucesso, angariando uma legião de fãs, surgiram nessa época. E várias delas completam 20 anos em 2017. Pois chegou a hora de sentir velho em pleno ano novo relembrando 10 games lendários que continuam rendendo papos nostálgicos até hoje.

Prepare o bolso: 20 games para jogar em 2017

Qual foi o melhor anos dos games? A redação escolhe seus favoritos

A listagem está organizada em ordem alfabética. E todos os games acompanham uma breve descrição do porquê foram absolutamente marcantes para milhões de jogadores mundo afora. Divirtam-se ;)


AGE OF EMPIRES
Lançamento: 15 de outubro

Embora não tão aclamado quanto suas sequências, "Age of Empires" é considerado um dos precursores dos jogos de estratégia em tempo real. Com visão isométrica e um amplo mapa de interação, o jogador precisava conquistar nações inimigas para coletar recursos (pedra, lenha e ouro), além de abusar de tecnologias bélicas e mercantis, para deixar sua nação cada vez mais competitiva. Valia tudo para se tornar o império mais poderoso da Terra. 


CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT
Lançamento: 20 de março

- Continua após a publicidade -

Um dos jogos que marcam o ápice da Konami nos games, "Castlevania: Symphony of Night" fez história ao colocar o jogador numa encruzilhada inteligente de explorar mapas interconectados, sendo necessário encontrar itens, desvendar mistérios e derrotar chefes para alcançar a próxima sala. Alucard, o protagonista, é lembrado até hoje pela sua sede por sangue e habilidades viscerais.  


CARMAGEDDON
Lançamento: 30 de julho 

Rei das polêmicas nos mundo dos games, "Carmageddon" foi consagrado pela sua jogabilidade simples e viciante. Sua meta? Simplesmente atropelar pessoas em amplos cenários para alcançar as maiores pontuações. Em virtude da sua temática, o clássico chegou a ser proibido de ser vendido e de circular em diversos países, inclusive no Brasil. 


FALLOUT
Lançamento: 3 de março

500 dias para sobreviver em meio à Califórnia pós-apocalíptica de 2161. Com a temática, junto à mecânica de exploração coleta de recursos, milhões de jogadores foram sugados para a grandiosa experiência em mundo semi-aberto da novata Black Isle Studios. A ambientação única e a profundidade na jogabilidade, que permitia distribuir pontos livremente nos atributos do personagens, também foram atrativos que catapultaram "Fallout" ao estrelado dos RPGs ocidentais. 


FINAL FANTASY VII
Lançamento: 31 de janeiro 

- Continua após a publicidade -

"Final Fantasy VII" marca a consolidação uma nova geração de videogames por mostrar gráficos poligonais 3D em cenários pré-renderizados e cenas em computação gráficas revolucionárias na época. Com uma história envolvente, um trio de personagens marcantes (Cloud, Tifa e Barret) e um sistema de batalhas viciante (equipar e testar combinações de Materias), é o jogo que mais vendeu na franquia e considerado por muitos o melhor da série de RPG da Square Enix.


GOLDENEYE 007
Lançamento: 25 de agosto

Um das inúmeras obras-primas da saudosa Rare, "GoldenEye 007" foi a prova máxima de que jogos de tiro em primeira pessoa também podiam funcionar em consoles. Com 18 missões principais e um viciante modo multiplayer para até 4 jogadores simultâneos em tela dividida, é considerado um dos mais imersivos jogos de FPS todos os tempos e uma das poucas adaptações de filmes que deram certo na indústria dos jogos eletrônicos. 


GRAND THEFT AUTO 
Lançamento: outubro (Europa)

Muito antes de Tommy Vercetti e Trevor Philips virarem personalidades cultuadas nos games, "Grand Theft Auto" surgiu de mansinho com uma temática de bandidagem que envolvia roubo de carros e tráfico de drogas. Embora a câmera "de cima para baixo" tenha afastado alguns, foi o suficiente para garantir sequências cada vez mais revolucionárias e a consagração de ser uma das maiores franquias de todos os tempos. 


GRAN TURISMO
Lançamento: 23 de dezembro

"Gran Turimo" virou sinônimo de jogos de corrida em consoles. O jogo introduziu as provas de licenças de carteira de motorista, que permitia competir em categorias cada vez mais velozes. Trouxe 140 carros para escolher, todos customizáveis com opções para quase todas as partes, e uma mecânica elaborada de simulação de física na dirigibilidade, um marco na época, e que podia ser testada pelos jogadores mais habilidosos em 11 diferentes pistas


MARIO KART 64
Lançamento: 10 de fevereiro

"Mario Kart 64" fortaleceu a tímida biblioteca de games do Nintendo 64 com um jogo de corrida descontraído e altamente divertido para os amantes dos carismáticos personagens da Nintendo. Considerado por muitos o melhor da franquia até hoje, o ponto alto do jogo eram as partidas multiplayer para 4 jogadores com tela divida.


MDK
Lançamento: 31 de maio

"MDK" combinava tiroteios frenéticos, cenários psicodélicos e inimigos alienígenas para oferecer uma experiência sem similares. Havia um leque generoso de armas, um paraquedas extremamente útil e um visor de câmera inovador, que adicionava doses extras de imersão. O game não chegou a ser amplamente conhecido, mas é altamente cultuado por quem teve a chance de jogar. Muitos fãs pedem incansavelmente por um remake deste clássico.   


Agora é a vez dos leitores: algum dos games acima marcou a sua vida gamer para sempre? Que memórias você tem guardadas até hoje e que fazem você recomendar qualquer um dos títulos listados para conhecidos? Usem a caixa de comentários para argumentar as suas respostas. :)

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.