Tudo que você precisa saber sobre o PS4 Pro, que chega hoje ao mercado

A Sony lançou hoje o seu console de meio de geração, o PlayStation 4 Pro, que promete trazer uma experiência melhorada de games caseiros para quem tem uma TV de resolução 4K. Com o console chegando hoje, ficam algumas dúvidas para os usuários, que nós procuramos ajudar a resolver com as informações abaixo:

Como transfiro meus dados do PS4 tradicional?

Muitos dos usuários que vão comprar um PS4 Pro já estão no ecossistema da Sony, e por isso vão migrar do primeiro PlayStation 4 lançado. Portanto, é fundamental saber como transferir os conteúdos do seu console atual para o novo.

Isso é possível graças a uma funcionalidade adicionada no firmware 4.0, que foi disponibilizada na metade de setembro. Infelizmente, o processo é mais complicado do que pode parecer. Por exemplo, não é possível retirar o seu HD antigo e colocá-lo no novo console. Afinal, ao instalar um HD diferente, o sistema do PS4 o obriga a formatá-lo.

O primeiro passo é sincronizar todos os troféus com a PlayStation Network. Isso é necessário porque o processo de transferência não mantém troféus que não estejam sincronizados com a rede.

Depois, é necessário garantir que ambos os consoles estejam ao menos atualizados para versão 4.0 do sistema. Neste momento, vale lembrar que o processo não vai apagar nada de seu PS4 original. Apesar disso, tudo que estiver salvo no PS4 Pro será apagado.

A Sony recomenda o uso de um cabo Ethernet, mas há relatos de que o processo também funciona usando o Wi-Fi. Basta então conectar os dois consoles utilizando o cabo. De acordo com a Sony, tanto faz se os dois consoles são conectados separadamente no roteador os se você conectar um no outro.

- Continua após a publicidade -

Somente o PS4 Pro que vai receber as informações precisa estar conectado na TV durante a transferência. Mas, antes, é preciso que ambos estejam ligados e conectados na mesma conta da PSN. Se forem ser transferidas múltiplas contas, é preciso logar em todas elas.

Ao fazer o login no PS4 Pro, ele vai perguntar se você quer transferir dados de outro PS4. Aí, basta selecionar a opção "Transfer Data from Another PS4". Assim que o novo console detectar o antigo na rede local, é necessário segurar o botão "ligar" do PS4 original por um segundo, para prepará-lo para a transferência.

Depois, é hora de decidir o que você quer manter e o que prefere manter. As configurações de sistema são copiadas por padrão. É possível escolher quais jogos transferir, se quer passar os saves para o console novo, e se temas, vídeos e screenshots vão ser passados para o PS4 Pro. Pastas criadas, troféus sincronizados na PSN, mensagens enviadas e recebidas e todos os perfis logados também serão transferidos.

Para finalizar, dá para escolher se o PS4 Pro será o console principal de sua conta ou não. Depois de o processo for iniciado, é importante não tirar o cabo de nenhum dos consoles, pois isso fará você ter que reiniciar tudo. Até para evitar acidentes, a Sony desabilitou o botão ligar neste momento. Feito isso, é só esperar o processo terminar e aproveitar seu novo console!

Quais jogos já possuem patches para melhorar os gráficos

Conforme a Sony anunciou anteriormente, desde o lançamento já existem mais de 30 jogos que vão rodar com resoluções maiores (até 4K), HDR, melhores framerates ou até novas configurações gráficas. Confira eles abaixo e as diferenças em comparação com a versão original:

Battlezone
Ganha resolução com supersampling, melhoras na iluminação dinâmica no cockpit Cobra e melhora na iluminação dos reflexos.

Call of Duty: Modern Warfare Remaster
Apenas melhorias para TVs com resolução 4K. Traz melhores texturas e resolução 4K dinâmica, mantendo a taxa de 60 quadros por segundo.

Deus Ex: Mankind Divided
Apenas melhorias para TVs com resolução 4K. Resolução 4K e melhores gráficos.

- Continua após a publicidade -

The Elders Scrolls Online
Em Displays 4K: melhor fidelidade gráfica em resolução 4K nativa. Em displays 1080p: maior fidelidade gráfica.

Hitman
Em Displays 4K: segundo os desenvolvedores, existe uma camada de detalhes totalmente novas adicionadas a ele. A resolução vai ser aumentada, as superfícies com reflexos serão melhoradas, junto com efeitos de iluminação mais detalhados. Também será reduzida a quantidade de serrilhados presente na tela. Já em displays Full HD, o jogo será agraciado com sombreamento de melhor qualidade e iluminação com menos oscilações.

Infamous: Second Son
O game ganha suporte para HDR e para televisores 4K.

Middle-earth: Shadow of Mordor
Em displays Full HD: supersampling com anti-aliasing

NBA 2K17
Em displays 4K: resolução 4K nativa rodando a 60 fps com suporte a HDR. Em displays Full HD: o game vai ser renderizado em resolução 4K, através de supersampling. De acordo com a 2K, isso vai resultar em anti-aliasing muito melhor, com suporte a HDR.

Paragon
Em displays Full HD: melhores efeitos visuais, cobertura do chão procedural, maior complexidade das cenas, melhor fidelidade de texturas e resoluções dinâmicas.

Ratchet & Clank
Em displays 4K: maior resolução e suporte a HDR. Em displays Full HD: grande melhoria em qualidade de imagem do gameplay.

Rez Infinite
Em displays 4K: resolução 4K nativa. No PlayStation VR, Resolução 1920 x 1080, ao contrário do 1440 x 810 padrão. Além disso, as partículas ficam mais claras e mais sólidas, o que adiciona bastante aos objetos e aos inimigos, que parecem mais distintos e reais.

Rise of the Tomb Raider
Em displays 4K: o game tem 3 diferentes opções visuais para os donos de PS4 escolherem. Isso inclui, por exemplo, rodar o game em 4K e 30 fps. Em displays Full HD: as outras 2 opções podem ser usadas em Full HD. Numa delas o jogo roda em 1080p e 60 fps, enquanto a outra traz novos detalhes, com hardware tessellation, filtragem anisotrópica, folhagem dinâmica e mais, tudo isso rodando em 1080p e 30 fps.

Titanfall 2
O game não vai rodar em 4K, mas a potência extra deve garantir melhor taxa de quadros, se mantendo mais constantemente nos 60 fps.

Viking Squad
Em displays 4K: resolução 4K nativa com MSAA 2x e taxa de 60 fps.

Os seguintes games já possuem patches para melhorias, mas ainda não foi divulgado exatamente o que muda: Bound, Call of Duty: Black ops 3, Call of Duty: Infinite Warfare, Dishonored 2, Driveclub VR, FIFA 17, Firewatch, Helldivers, The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition, Hustle Kings, Infamous First Light, Knack, Mafia III, Mantis Burn Racing, PlayStation VR Worlds, Rigs Mechanized Combat League, Robinson: The Journey, Smite, Super Stardust Ultra, The Playroom VR, Uncharted 4: A Thief's End, Until Dawn: Rush of Blood, Wheels of Aurelia, World of Tanks e XCOM 2.

Que jogos ainda vão receber patches gráficos para o PS4 Pro?

Os games listados abaixo receberão um patch para o PlayStation 4 Pro no futuro.

Fallout 4
Apenas melhorias para TVs 4K. "[O jogo vai] tirar vantagens do PS4 Pro em 4K junto com melhorias na iluminação e recursos gráficos

Gran Turismo Sport
HDR e amplo suporte de cores, criando uma maior gama de cores. Segundo o criador Kazunori Yamauchi, GT Sport vai ser o primeiro game da série a representar de maneira fiel o clássico vermelho da Ferrari. Em Displays 4K, ele fará upscale de 1800p para 4K, usando o método checkerboard.

Horizon Zero Dawn
Em Displays 4K: o game roda em resolução 2160p através de upscale checkerboard, o que adiciona detalhes notáveis em cercos aspectos. Por exemplo, passa a ser possível ver as costuras na roupa da personagem principal, assim como folhas e galhos únicos balançando com o vento, mesmo a quilômetros de distância. Para fechar, as máquinas e os NPCs ganham mais detalhes.

Em displays Full HD: melhores mapas de sombra, detalhes extra e melhores cores. O game terá filtragem de textura anisotrópica de maior qualdiade, assim como supersampling para ser renderizado numa resolução "próxima de 4K".

Killing Floor 2
Em displays 4K: resolução 1800p com upscale checkerboard com otimização para TVs 4K. Em displays Full HD: maior resolução e supersampling, com texturas de maior resolução.

Nioh
Em display 4K: movie mode rodando em 4K nativo a 30 fps e action mode rodando em 1080p a 60 fps. Em displays Full HD: movie mode rodando a 1080p e anti-aliasing de alta qualidade a 30 fps e action mode rodando em 1080p a 60 fps.

The Witness
Em displays 4K: dois diferentes modos serão disponibilizados para quem tem um televisor Ultra HD. O primeiro roda em resolução 1440p com upscale, 60 fps, 2x MSAA e texto e interface renderizados em 4K nativo. Já a segunda oferece resolução 4K, 30 fps e 2x MSAA.

Em displays Full HD: resolução 1080p ao invés de 900p, com anti-aliasing aumentado de 2x para 4x e mantendo a taxa de 60 fps.

Que games não vão receber um patch para o PS4 Pro?

Destiny
A Bungie disse que não está trabalhando num patch para o PS4 Pro no momento, mas não descartou a possibilidade no futuro.

The Witcher 3: Wild Hunt
Cyberpunk 2077 e Gwent estão tomando todo o foco da desenvolvedora, então eles não possuem os recursos e o tempo para converter um game de Full HD para 4K.

Until Dawn
Os desenvolvedores confirmaram que o game não terá melhorias para o PS4 Pro. Apesar disso, a versão para PlayStation VR, Rush of Blood, receberá um patch.

Com informações de Polygon e Gamespot.

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.