Aprenda sobre litografia e cache no reforço de processadores da Escola de Hardware!

A Escola de Hardware Adrenaline reaparece para tirar algumas dúvidas que ficaram pairando depois do nosso episódio sobre processadores! "Cadê a litografia? E o cache? Falem das linhas do PCI-E" foram alguns dos pedidos de nossos usuários. Esses conteúdos acabaram ficando de fora da primeira vez porque eles entram em aspectos mais técnicos do componente e deixariam o vídeo ainda mais longo do que foi, mas eles não deixam de ser extremamente importantes e por isso acabam de ganhar um conteúdo especial, o primeiro Reforço da Escola de Hardware!

Falamos neste vídeo sobre a litografia e sua relação com eficiência energética e desempenho, além de passar um pouco pela Lei de Moore (com participação especial do próprio Moore!) e a antiga política "tick tock" da Intel. Passamos então ao cache, uma "mini" memória volátil integrada ao próprio processador, separada em níveis: L1, L2 e L3, por exemplo. Concluímos falando dos limites do PCI-E, algo bastante específico, mas que pode impactar especialmente quem pretende ligar múltiplas GPUs, num SLI ou CrossFire X.

Conteúdos mencionados no vídeo:

- O Processador é o assunto da vez na Escola de Hardware! Saiba mais sobre CPU, número de núcleos e clock!

O que é a tecnologia FinFET das novas placas de vídeo de AMD e Nvidia?

Você lembra o que significa memória volátil? Falamos de Memória RAM na Escola de Hardware

O que é e para que serve a Placa-Mãe? Saiba mais sobre formatos, conexões e chipset na Escola de Hardware Adrenaline!

- Outros vídeo da Escola de Hardware

Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.