
Testamos Deus EX: Mankind Divided rodando em DirectX 11 e 12 numa GTX 1060 e numa RX 480
A Square Enix liberou hoje um patch que permite usar a API DirectX 12 para rodar Deus EX: Mankind Divided. O suporte havia sido prometido logo no lançamento do jogo, mas começou a chegar somente hoje, ainda em fase de testes. Decidimos então fazer um comparativo da performance com DirectX 11 e com a nova API DirectX 12 rodando numa Asus GeForce GTX 1060 Strix e numa PowerColor Radeon RX 480 Red Devil para ver como o jogo se sai! Confira abaixo, mas primeiro os testes técnicos das placas:
Comparativo
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PowerColor Radeon RX 480 Red Devil | ASUS GeForce GTX 1060 Strix OC 6GB |
Preços
Preço no lançamento | U$ 269,99 | U$ 329,99 |
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Preço atualizado | U$ 269,99 | R$ 1.899,00 |
Especificações da GPU
Processo de fabricação | 14nm FinFET | 16nm FinFET |
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Chip | Polaris 10 XT | Pascal GP106 |
Clock do GPU | 1120 MHz | 1620 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | 1330 MHz | 1847 MHz |
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM | GDDR5 | GDDR5 |
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Interface de largura de BUS | 256 bit | 192 bit |
Quantidade de RAM | |8GB| | |6GB| |
Clock das memóriass | 2000 MHz | 2052 MHz |
Clock efetivo | 8000 MHz | 8208 MHz |
Largura de banda | 256 GB/s | 197 GB/s |
Características Gerais
Shading Units | 2304 | 1280 |
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TMUs | 144 | 80 |
ROPs | 32 | 48 |
Pixel Rate | 42.6 GPixel/s | 77.8 GPixel/s |
Texture Rate | 191.5 GTexel/s | 129.6 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes | 6129 TFLOPS | 4147 TFLOPS |
Design
Pinos de alimentação | 1x 8 pinos | 1x 8 pinos |
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Suporte à combinação de placas | Até quatro placas | Sem suporte |
Tipo de Slot | Dual-slot | Dual-slot |
Comprimento da placa | 310 mm | 298 mm |
TDP | 150 W | 120 W |
Fonte recomendada | 450 W | 400 W |
Conexões de vídeo | 1xHDMI 2.0b, 3xDisplayPort | 2x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.0B, 1xDVI |
Recursos
DirectX | 12.0 | 12.0 |
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OpenCL | 2.2 | 1.2 |
OpenGL | 4.5 | 4.5 |
Shader | 5.0 | 5.0 |
Extras
Extras | Sistema de cooler com 3 FANs | Sistema de cooler com 3 FANs |
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Sistemas utilizado
Abaixo, a configuração do sistema utilizado para os testes, sendo que já utilizamos os últimos drivers disponíveis:
Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz - Análise
- Placa-mãe Asus Rampage V Extreme - Análise
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 32GB 2133Hz (4x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 120M - Site oficial
- Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum - Site oficial
- Gabinete Cooler Master HAF EVO XB - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- AMD Crimson 16.9.1 - DOWNLOAD
- NVIDIA GeForce 372.70 - DOWNLOAD
Os testes foram feitos em duas resoluções: 1920x1080 e 2560x1440, sendo testes em DirectX 11 e DirectX 12.
Conclusão
Como é possível notar, o DirectX 12 ainda não trouxe benefícios ao Deus Ex Mankind Divided. Na verdade, até agora ele não mostrou a que veio em praticamente nenhum game, onde trouxe ganhos é muito pouco por tudo que foi falado antes de seu lançamento.
Talvez por esse ganho pífio as desenvolvedoras não têm se esforçado muito em lançar versões DirectX 12 de seus games, deixando a "mudança" para futuros lançamentos, já considerando a migração natural para essa nova API.
Não é possível dizer que teve diferença, já que consiste na margem normal de diferença que acontece entre testes de mesma configuração, mas é possível notar que a AMD tem uma pequena queda e a NVIDIA uma pequena melhora, se podemos chamar assim. Destaco que já utilizamos os drivers mais recentes, inclusive o 16.9.1 lançado hoje.