Kit Repetidor de sinal celular da Intelbras é alternativa para quem tem sinal fraco ou perda de sinal

Muitos usuários de celular enfrentam problemas em determinados locais pelo baixo sinal. Às vezes, basta alguns metros para ir de sinal bom à fraco ou mesmo inexistente. Não é algo incomum mesmo em grandes cidades: andares subterrâneos, garagens, elevadores e interiores de prédios são exemplos clássicos desse problema.

A Intelbras nos enviou um de seus produtos que promete resolver isso, um Kit Repetidor de sinal celular, composto por uma antena e um repetidor modelo RCK 8014 com frequência de 850MHz(existe várias frequências). De acordo com a empresa, ele promete resolver vários problemas ao mesmo tempo, sendo indicado principalmente para uso em ambientes como os listados acima, mas nada impede que seja utilizado em residências como foi o caso de nosso teste.

O preço final do kit completo gira na casa de R$1.100 atualmente. É importante frisar que esse valor não considera instalação.

Kit Repetidor de sinal celular RCK 8014 Intelbras

O que faz um repetidor de sinal celular?


A ideia desse produto, como já colocamos na introdução, é simples: melhorar o sinal das antenas de celular das operadoras em ambientes onde o sinal é fraco ou mesmo inexistente. Em nosso caso, testamos ele em uma casa com 2 pisos, sendo que no andar de baixo o sinal simplesmente não pega para algumas operadoras, já para outras funciona. Entre os motivos desse problema está a a posição das antenas das operadoras, que dependendo do local não conseguem "entrar" no ambiente da forma ideal, gerando queda de sinal, ligações cortadas etc.

O vídeo abaixo mostra como funciona a lógica do kit repetidor e da algumas dicas sobre o mesmo:

Kits de repetidor de sinal de celular podem ser instalados em uma série de locais/ambientes. Abaixo é possível ver alguns exemplos onde o kit pode ser instalado e como promete resolver o problema de acordo com a empresa. O sinal pode cobrir uma área de 700 metros quadrados no modelo RCK 8014, sempre considerando o repetidor no centro e sem limitadores do sinal.

A Intelbras tem um documento que mostra outros exemplos, clique aqui para conferir. Veja abaixo alguns exemplos:

- Continua após a publicidade -

Qual a frequência de minha região/operadora?


Para usuários leigos, talvez o maior problema na hora da compra é saber qual é a frequência em que opera a antena da sua região e da operadora de seu número de celular, sendo esse um detalhe bastante importante do kit. Para cada frequência é necessário um novo kit, com antena e repetidor específico, ou seja, se a sua operadora trabalhar na frequência de 850MHz, o seu repetidor precisa ser compatível com essa frequência, sendo que ele irá melhorar o sinal de todas as operadoras/antenas que operem nessa frequência.

Caso outra operadora funcione por uma frequência diferente no mesmo local, e isso acontece, não conseguirá utilizar a amplificação do sinal do kit repetidor de frequência diferente, sendo necessário a instalação de um kit para a frequência específica.

Uma informação importante sobre frequências. Atualmente na maioria das regiões do país as operadoras trabalham com frequências altas para 3G e 4G, ex.: 2100MHz, mas em algumas regiões elas operam com sinal 3G em frequências mais baixas, ex.: 800Mhz. Como a empresa ainda não lançou repetidores com frequência superior a 1800MHz, existirá essa limitação por parte do equipamento, ao menos até o lançamento do repetidor compatível com frequência mais alta.

Por enquanto a Intelbras possui repetidores com frequência de até 1800MHz, em breve a empresa lançará modelos com frequências mais altas visando principalmente sinais 3G e 4G

Para descobrir a frequência da operadora que utilizamos para os testes no local onde o kit foi instalado, usamos um método indicado pela Intelbras que não requer um aparelho específico, mas que pode não funcionar para todos, dependendo o aparelho de celular. Trata-se do comando *#0011# , basta digitar ele na tela que faz uma ligação e vai aparecer a tela abaixo mostrando algumas informações da conexão, incluindo a frequência. Novamente destacamos, esse é um processo que pode não funcionar dependendo o aparelho utilizado, o modo ideal é através de equipamentos específicos, uma das poucas situações em que um técnico ajudaria de forma mais precisa para o diagnóstico ideal, desde é lógico que ele possua equipamentos para isso.

Na imagem da medição no local de instalação, deu para verificar que o celular está operando em WCDMA na frequência de 850 MHz. A intensidade do sinal é o RSCP_CPICH = -91.

Para que a instalação do repetidor fique adequada, é bom verificar no local onde for instalado a antena externa e se a intensidade do sinal não tem variações bruscas (oscilações muito altas em um período curto de tempo entre -80 e -95, por exemplo).  

- Continua após a publicidade -

Descoberta a frequência que sua operadora trabalha no local onde o repetidor será instalado, basta comprar o repetidor com a frequência correta e seguir com o processo de instalação.

Ainda sobre a frequência do local, como ela varia para cada região, o suporte técnico da Intelbras não saberá dizer qual modelo comprar. Ao ligar para a Intelbras, o usuário vai ser orientado para descobrir a frequência do local utilizando os equipamento CF 4000 ou ITC 4100 (aparelhos específicos da Intelbras para descobrir a frequência), ou ainda, verificar no site da Anatel. Caso ainda fique dúvidas de como descobrir a frequência, deve ser chamado um técnico especializado que poderá também fazer a instalação. Em nosso caso como já destacamos, bastou dar o comando na tela de discagem.

Instalação


A instalação é bastante simples, não sendo necessário nenhum técnico especializado caso você tenha um pouco de disposição.

O kit vem pronto para ser instalado, mas tem alguns poréns. Primeiro que apesar da antena vir completa, não possui a base para ser fixada em uma parede, por exemplo. Acho que isso faltou, não me parece algo complexo e caro se considerar que o kit promete vir completo, evitaria assim a necessidade do usuário ir atrás desse suporte, que servirá apenas para prender a antena em uma parede por exemplo.

DOWNLOAD dos Manuais

O segundo porém é o comprimento do cabo que acompanha o kit, "apenas" 10 metros. Dependendo o local onde vai ser instalado, pode não ser suficiente, sendo necessário fazer um novo cabo. Neste caso, para a maioria dos usuários, haverá a necessidade de um técnico com as ferramentas corretas, além, é claro, do cabo com o comprimento necessário entre a antena e o local onde o repetidor será instalado.

Não existe um limite de comprimento do cabo, mas deve-se saber que conforme o comprimento do cabo aumenta, o sinal diminui, impactando diretamente na área que o repetidor cobrirá. Para menores distâncias, é utilizado o cabo RG58 (acompanha o KIT), para maiores distâncias, a Intelbras aconselha o uso do cabo RG 213, que tem perda de sinal menos significativa. Para definir qual o cabo ideal de acordo com a distância entre a antena e o repetidor basta acessar esse link para calcular.

Além de passar um cabo da antena até o repetidor, também será necessário uma tomada perto do repetidor que se encarregará de fazer a alimentação de energia para ele.

Não é indicado que a antena e o repetidor fiquem próximos, o sinal será afetado pela alta intensidade

A Intelbras reitera que a antena fique a uma distância considerável do repetidor, não falou especificamente a qual distância. Fizemos testes deixando a antena a 1 metro do repetidor e ele não funcionou bem, mas bastou afastar que o resultado melhorou, os LED do repetidor acusaram o problema ficando na cor laranja, bastou distanciar e passou a ficar verde.

Um detalhe bem importante é que não é necessário nenhum comando extra ou software para a configuração, basta ligar os cabos, colocar na tomada e pronto. Logicamente, a antena deve estar posicionada de forma que capte bem o sinal externo, então é recomendado que ela fique virada para a antena da sua operadora. Vários aplicativos tem o mapeamento dessas antenas, utilizamos o "Network Cell Info Lite", abaixo é possível ver a tela que mostra a posição atual e onde está a antena que o aparelho está pegando o sinal, facilitando a instalação correta do posicionamento da antena.

Em funcionamento


Após a instalação, não tem nenhum mistério para colocar o "sistema" para funcionar, basta ligá-lo e esperar os LEDs ficarem na cor VERDE. Depois, é só entrar no ambiente coberto pelo repetidor com seu celular que o sinal será automaticamente "amplificado" como se estivesse na parte de fora onde a antena está instalada.

Em se tratando dos seletores Downlink e Uplink na parte de traz do repetidor, não existe uma tabela com orientação sobre as opções ideais, pois as configurações dependem do cenário. O que recomenda-se é que, quando o LED de alarme do repetidor estiver na cor Vermelha ou Laranja (o que indica realimentação do sinal), deve-se aumentar a atenuação do Downlink e Uplink até que o LED passe para a cor verde. A quantidade de atenuação nem sempre será a mesma, pois dependerá de como está o sinal de entrada do repetidor, e a distância da antena externa.

A Intelbras sugere que sempre que o usuário for atenuar o sinal, coloque o Downlink e o Uplink com a mesma atenuação

Abaixo mostramos algumas telas do aplicativo utilizado para medir esse sinal, vale apenas para comprovar o que vimos na prática.

Dados SEM o kit

Dados COM o Kit instalado

Por algum motivo, em alguns momentos existe uma queda bastante rápida no software, praticamente imperceptível, que não conseguimos notar nos testes práticos.

Apesar de ser um kit de fácil instalação, a indicação de um técnico no assunto não é descartada. Na verdade, é o mais indicado para ter o resultado ideal, mas, como tentamos passar, dependendo o local onde o kit será instalado, dá para encarar o processo sem maiores problemas.

Conclusão


Esse tipo de produto para ampliação de sinal das operadoras é uma solução que é utilizada em muitos locais como shoppings e prédios comerciais instalado por empresas e técnicos especializados no assunto, mas através desse kit, vemos que mesmo alguém sem grande conhecimento pode resolver o problema gastando apenas com o produto, já que a instalação não é tão complicada dependendo o local da instalação e levando em conta algumas considerações como mencionado.

Os pontos mais complicados são, primeiro de tudo, saber qual a frequência do sinal da operadora de seu celular, já que apenas depois disso poderá comprar o kit com o amplificador correto. É importante destacar que se no mesmo local onde será instalado o kit houver sinal de operadoras diferentes com frequências diferentes(ex.: Vivo em 850MHz e TIM em 1800MHz), será necessário um kit para cada frequência, já que o amplificador é vendido para a frequência exata e não consegue amplificar múltiplas frequências, o que é uma pena.

Atualmente a Intelbras não possui repetidor com frequência superior a 1800MHz, mas o lançamento de um modelo 2100MHz deve acontecer nos próximos meses

É importante destacar um ponto importante sobre sinal 3G e 4G. A maioria das operadoras trabalha com frequências altas em 3G e 4G, ex.: 2100MHz, sendo assim atualmente a Intelbras não possui um repetidor que suporte esse frequência. Em contato com a empresa, eles adiantaram que um novo produto será lançado em breve para resolver esse problema. Por outro lado, em algumas regiões algumas operadoras ainda trabalham com frequências menores em 3G por exemplo, como 800MHz, sendo assim o sinal é suportado. Em nossos testes, onde o kit foi instalado, também tinha uma linha fixa com internet e roteador Wifi, consequentemente não fizemos o teste do sinal de internet via antena. (atualizado em 02/08/2016)

Depois de descobrir a frequência, a maior dificuldade na instalação será prender a antena e passar o cabo que liga o amplificador a antena, já que dependendo o local de instalação esse também pode ser um processo um pouco complicado. Outro fator é a possibilidade do comprimento de 10 metros de cabo que acompanha o kit ficar abaixo da medida necessária. Caso isso aconteça, só chamando um técnico para fazer um cabo na medida necessária, ou ter o conhecimento e ferramentas para fazer o cabo, sempre destacando que dependendo a distância existe cabos específicos para manter a qualidade do sinal.

Em nosso caso o processo foi bem tranquilo e não tivemos maiores problemas, até mesmo na hora de descobrir a frequência. Com certas limitações devido a necessidade de equipamentos para medição, a própria Intelbras pode orientar o cliente através dos canais de atendimento da empresa.

Não conhecemos outros produtos semelhantes, mas o preço poderia ficar um pouco abaixo dos R$1.100 que são cobrados, mesmo assim pode resolver o problema de muita gente e não deixa de ser um produto interessante, o porém será a limitação da frequência que o repetidor funciona, sendo que ao mudar de operadora por exemplo a frequência pode mudar forçando comprar outro repetidor compatível com a nova frequência. Em se tratando do preço final, a empresa ainda falou que o preço é o mais barato do mercado quando se trata de produtos de empresas regularizadas.

Para quem quiser conhecer melhor o kit utilizado, basta acessar o link oficial: Kit Repetidor de sinal celular RCK 8014 Intelbras.

Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.