Índice do Artigo

Quantos tipos de Gabinetes você conhece? Falamos do "esqueleto" do computador na Escola de Hardware!

A Escola de Hardware está de volta para falar de um dos componentes finais na montagem de um computador pessoal: o Gabinete. Esse é o “esqueleto” do computador, a caixa que sustenta e protege todos os seus componentes. Ele acaba definindo o tamanho final que sua máquina vai ter e é também a primeira coisa que vemos quando olhamos um PC montado, então suas formas e aparência são de bastante importância quando escolhemos um, mas especialmente seu tamanho para garantir que todas as suas peças vão caber ali sem dificuldade.

Como mostrado na imagem acima (retirada do BuildComputers) e no vídeo, o tamanho do seu gabinete é definido pela placa-mãe. Claro que gabinetes maiores podem comportar placas menores, então é possível colocar uma mini-ITX num mid Tower na maioria dos casos, porque os parafusos ficam em posições padrão. Mas outro cuidado que você deve ter escolhendo seu gabinete é com a altura e comprimento dos componentes, especialmente o cooler e a placa de vídeo. Há coolers muito grandes que podem bater na ponta do case e placas de vídeo que não cabem em gabinetes de tamanho reduzido. No manual e no site oficial há sempre as informações dos tamanhos, especialmente de VGAs, que os cases comportam.

No vídeo também falamos um pouquinho sobre casemods, as modificações e customizações que o pessoal faz para criar gabinetes super originais e únicos:

YouTube video

Assista aos episódios anteriores da Escola de Hardware Adrenaline!

Episódio 1: Placas-Mãe
Episódio 2: Processadores
Episódio 3: Memórias RAM
Episódio 4: Placas de vídeo
Episódio 5: Armazenamento
Episódio 6: Resfriamento
Episódio 7: Fontes

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções