Xbox Play Anywhere: entenda o que é e veja os primeiros jogos confirmados

Uma das grandes novidades anunciadas pela Microsoft na E3 2016 foi o Xbox Play Anywhere, um programa que permite aos jogadores comprarem um game na Xbox Live e, com uma única cópia digital, jogar tanto no Xbox One quanto no PC.

E3 2016: Cobertura Adrenaline

E3 2016: 55 trailers imperdíveis

Em outras palavras, é a oficialização da integração permanente entre as duas plataformas que, unidas pelos recursos do Windows 10, passam a compartilhar não apenas games, mas também jogatina entre ambosDLCs, passes de temporadasaves, conquistas e informações de perfil

Isso não quer dizer que todos os jogos lançados para Xbox One ou para PC farão parte do Xbox Play Anywhere. A Microsoft, em parceria com seus estúdios internos, vai decidir quais jogos entrarão na listagem oficial. A princípio, serão títulos de caráter exclusivo, que não podem ser encontrados fora do ecossistema da gigante. Abaixo você confere os 12 primeiros games confirmados, seguidos das suas datas de lançamento, quando existirem. 

[ 2016 ]

[ 2017 ]

- Continua após a publicidade -


Existem algumas condições elegíveis para poder jogar os games do programa Xbox Play Anywhere. A primeira delas é que o usuário precisa estar com o firmware do Xbox One atualização para a sua versão mais recente. Já o Windows 10 instalado precisa ser o da Edição de Aniversário.  

Além disso, não é permitido estar conectado em um mesmo jogo (aberto) pelo console e pelo computador ao mesmo tempo. Contudo, o jogador tem a liberdade de iniciar, parar e continuar jogando na plataforma que preferir, já que os saves de progresso das partidas são automaticamente salvos na Xbox Live e podem ser facilmente recuperados pelos recursos de nuvem de ambos os sistemas. 

Fora isso, a Microsoft ressalta que haverá apenas uma série de Gamerscore compartilhada entre Xbox One e PC. Isso significa que não haverá duas ou mais listas diferentes de conquistas para qualquer jogo disponibilizado pelo programa Xbox Play Anywhere. Por fim, os games contemplados no programa serão apenas em versão digital, jamais em versão física, incluindo códigos vendidos em lojas varejistas participantes.

  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.