Coolers, fans e dissipadores são o assunto da Escola de Hardware sobe Resfriamento!

Agora que já juntamos muitos componentes aqui na nossa querida Escola de Hardware Adrenaline, está na hora de garantir que eles não vão esquentar demais! Em nosso vídeo sobre Resfriamento explicamos a importância e o funcionamento dos componentes que mantêm a temperatura do seu sistema sob controle.

Falamos de fans, coolers, pasta térmica, dissipadores e um pouco sobre resfriamento líquido também. 

E aqui vai uma pequena dica! É sempre bom ter uma boa noção da temperatura média que seus componentes ficam no PC, assim, é possível saber quando algum deles está esquentando demais. Existem programas muito simples, leves e gratuitos para fazer este acompanhamento. São eles o HW Info e o HW Monitor.

Na imagem de exemplo abaixo mostramos a tela do HW Monitor. Ele mostra a temperatura de cada um dos componentes do seu computador, com 3 colunas: atual, mínima e máxima. A atual, é claro, muda o tempo todo e mostra em quantos graus Celsius o componente se encontra. A mínima é qual foi a menor temperatura registrada para a peça no momento em que o HW Monitor foi aberto, ou seja, não é no dia, o software precisa estar aberto para o monitoramento. A máxima é a mesma regra, mas mostrando a maior temperatura. 

Para se ter uma boa noção do comportamento do seu PC é legal abrir o programa antes de umas horas de uso ocioso, como só navegação e programas leves e depois avaliar o comportamento com programas mais pesados e jogos, registrando quais as maiores temperaturas que o sistema alcança. É bom atentar principalmente ao processador e à placa de vídeo.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.