HDDs, SSDs e outras soluções de Armazenamento na Escola de Hardware Adrenaline!

O quinto episódio da Escola de Hardware Adrenaline traz para vocês algumas informações sobre as soluções de ARMAZENAMENTO que temos atualmente disponíveis no mercado. Falamos principalmente do HDD, o extremamente difundido disco rígido, e também do SSD, a nova tecnologia digital em ascensão para serem seus novos drives mais rápidos para guardar arquivos.

Alguns dos assuntos que abordamos no vídeo são a capacidade e a velocidade dos drives, falando das conexões atualmente disponíveis e a importância de termos diferentes tecnologias para conectar seus componentes. Foi comentado, por exemplo, a respeito de SATA, M.2, PCIe e, neste caso, um pouco sobre o protocolo NVMe.

E nos aprofundando um pouquinho mais no assunto, conversamos um pouco também sobre RAID 0 e RAID 1, configurações especiais para colocar mais de um drive trabalhando ao mesmo tempo a fim de incrementar na performance, ou segurança dos dados em seu sistema.

Escola de Hardware 1 | Placa-Mãe
Escola de Hardware 2 | Processadores
Escola de Hardware 3 | Memória RAM
Escola de Hardware 4 | Placas de Vídeo

 

 

Adicionando partições do seu drive no Windows 10

Formatando

- Continua após a publicidade -

A melhor forma de particionar o seu HDD ou SSD virtualmente é durante a formatação do drive. No decorrer da instalação do Windows 10, o programa vai perguntar em qual drive você deseja instalar o sistema, basta clicar em um deles (se houver mais de um) e clicar em "new". A instalação vai criar uma nova partição e lhe perguntar qual tamanho você quer que ela tenha. Este tamanho vai ser subtraído da partição original. Aí é só escolher uma delas e instalar o sistema e pronto!

Sem formatar

Este método dá um pouquinho mais de trabalho, mas não deixa de ser simples. Para particionar seu drive sem formatar o PC clique com o botão direito em "Este Computador" e depois em "Gerenciar" (é necessário permissão de Administrador).

Clique em "Gerenciamento de discos" abaixo de "Repositório" e clique com o direito no drive que quer particionar. Clique em "Marcar como partição ativa". Depois clique de novo com o botão direito e em "Dminuir volume".

O sistema vai calcular o espaço total do seu dispositivo de armazenamento e informar o quanto pode ser diminuído, dando o cálculo do quanto sobra. Você pode escolher o tamanho a ser alterado.

- Continua após a publicidade -

Este tamanho diminuído vai aparecer como "Não alcocado". Clique com o botão direito nele e escolha "Novo Volume Simples..." O sistema vai então abrir um "Assistente Para Novas Partições Simples". É só seguir as instruções nele, clicando em "Avançar" e escolher a letra e o sistema de arquivos para a nova partição, além dos seu rótulo. A nova partição vai ser formatada e ficar pronta para o uso!

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.