Placas de Vídeo são o assunto da Escola de Hardware 4! GPU, SLI, CrossFire e HBM são alguns dos assuntos

A Escola de Hardware Adrenaline completa seu primeiro mês falando de um dos componentes mais importantes para os gamers: as Placas de Vídeo. Explicamos no programa da vez o que é uma GPU, o que são "placas referência" e um pouco de como funciona SLI e CrossFire, as tecnologias que permitem ligar mais de uma placa ao mesmo tempo para extrair performance. Também comentamos sobre o sistema de resfriamento das placas e os diferentes modelos que encontramos por aí.

As Placas de Vídeo atualmente usam o slot PICe para alcançar o máximo potencial de sua velocidade. Elas são, basicamente, um sistema próprio, com seu PCB, onde se conecta uma GPU (unidade de processamento gráfico), e módulos de memória GDDR4 ou GDDR5, tecnologias que explicamos com mais detalhes no vídeo. 

Mas há outro modelo de memórias se estabelecendo nos anos de 2015 e 2016, as memórias com maior largura de banda, chamadas HBM. Também tratamos sobre essa tecnologia no programa da vez. E não deixem de conferir as outras edições também:

Escola de Hardware 1 | Placa-Mãe
Escola de Hardware 2 | Processadores
Escola de Hardware 3 | Memória RAM
Escola de Hardware 5 | Armazenamento

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O quanto você valoriza a localização de um game?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.