Você lembra o que significa memória volátil? Falamos de Memória RAM no Escola de Hardware 3

Chegou a hora de falarmos um pouco da Memória de Acesso Aleatório do seu sistema! Não sabia que é assim que se traduz Memória RAM? Então confira nosso vídeo sobre este importante componente que guarda os dados voláteis do seu computador, trabalhando em conjunto com o processador para garantir uma boa performance do seu sistema! Este é o terceiro Escola de Hardware Adrenaline que publicamos, siga acompanhando a série que vamos até o fim na montagem de um PC completo!

Escola de Hardware 1 | Placa-Mãe
Escola de Hardware 2 | Processadores
Escola de Hardware 4 | Placas de Vídeo
Escola de Hardware 5 | Armazenamento

A memória RAM é um componente que vem dividido em módulos, sendo muito comuns os de 4GB, mas não raros os de 8GB ou, menores, de 2GB também. Estes módulos podem ser comprados separadamente ou em kits, para conseguir aumentar a capacidade da memória volátil do seu PC enquanto é usado o conceito de multi-channel para aproveitar melhor a performance de cada módulo. O que acontece é que a memória não é tão rápida quanto o processador, então a gente liga ela em canais diferentes para que sua CPU possa acessar mais de um módulo ao mesmo tempo sem ter que ficar "esperando" a resposta da memória. A gente explica melhor este conceito no vídeo!

Os módulos da memória RAM às vezes também são chamados de "pentes" e sua aparência mais comum é a das imagens acima. Mas kits mais entusiastas podem vir com um overclock da memória e um dissipador de calor acoplado, o que lhes dá uma aparência parecida com o que se vê abaixo:

No momento de postagem deste artigo a tecnologia mais difundida de memórias no mercado era a DDR3, mas em transição para a nova geração, a DDR4.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.