Linha do Tempo Adrenaline: conheça os games da franquia Uncharted

Relembre em detalhes todos os games que compõe a franquia Uncharted
Por Andrei Longen 10/05/2016 19:03 | atualizado 25/11/2019 12:52 Comentários Reportar erro

Se existe uma franquia que define a força dos jogos exclusivos dos consoles Playstation é "Uncharted". Criada e desenvolvida pela Naughty Dog, a série é sinônimo de aventuras inesquecíveis recheadas de momentos épicos e personagens extremamente carismáticos, como Nathan Drake, o protagonista da saga. 

Como hoje é o lançamento mundial de "Uncharted 4: A Thief's End", aproveitamos para publicar uma nova Linha do Tempo Adrenaline. Serve tanto para os fãs relembrarem os melhores momentos da franquia quanto para os novatos não ficarem tão deslocados nas entrelinhas do enredo do novo episódio. No final, participem da enquete! ;) 


Uncharted: Drake's Fortune

 (Naughty Dog | Playstation 3 | 2007)
Análise Adrenaline

"Uncharted: Drake's Fortune" marca o início da saga que logo se tornaria a identidade máxima dos videogames da Sony. A estreia aconteceu no final de 2007, cerca de um ano após o lançamento mundial do Playstation 3. O título foi o responsável não apenas por introduzir o console de nova geração, que na época patinava para atrair novos jogadores em potencial, como também inaugurou uma forma cativante de contar histórias cinematográficas nos jogos eletrônicos.

O enredo gira em torno de três nomes: Nathan Drake, o protagonista, Victor Sullivan, mentor do herói, e Elena Fischer, uma jornalista. O tesouro perdido e a riqueza de El Dorado é que fazia a ligação entre os três personagens, todos sedentos por mistérios para explorar e desvendar. O título agradou tanto a crítica quanto os jogadores por sua narrativa carismática, gráficos acima da média, jogabilidade prazerosa, trilha sonora envolvente, caracterizando o primeiro grande exclusivo de PS3. Vendas: 4 milhões.

Uncharted 2: Among Thieves

 (Naughty Dog | Playstation 3 | 2009)

A sequência veio em 2009 com "Uncharted 2: Among Thieves", considerado pela crítica e pelos fãs como o melhor jogo da franquia até hoje. Alguns motivos para essa concordância: o título simplesmente evoluiu absurdamente em todos os pontos em relação ao antecessor, trazendo uma mecânica de exploração mais completa, tiroteios mais refinados, história melhor desenvolvida e com equilíbrio de narrativa bem executada, cenas de ação mais impactantes e gráficos que levaram o Playstation 3 bem próximo ao limite conhecido pelos desenvolvedores na época.

Nathan Drake agora parte em busca de pistas deixadas pelo navegador Marco Polo sobre um artefato capaz realizar os desejos do possuidor. O herói está acompanhado não apenas por Elena e Sully, mas também pelos novatos Chloe Fazer e Harry Flyn. A primeira é uma aventura antiga de Drake; o segundo, um amigo de longa data, mas que fará de tudo para colocar suas mãos no tesouro. Alguns dos lugares mais exóticos visitados pela turma são Istambul (Turquia), uma vila no topo do Tibet (Himalaia) e ruínas da mítica cidade de Shambhala. Vendas: 6.5 milhões.

- Continua após a publicidade -

Uncharted 3: Drake's Depection

 (Naughty Dog | Playstation 3 | 2011)
Análise Adrenaline

O sucesso do jogo anterior catapultou a franquia entre as mais prestigiadas na indústria dos jogos eletrônicos. Por conta disso, a sequência "Uncharted 3: Drake's Deception" chegou em 2011 recheada de expectativas, que foram quase que completamente saciadas pelos fãs (cuja maioria costumeiramente prefere as aventuras do título anterior) e amplamente aclamadas pela crítica especializada.

O enredo levava Nathan Drake às regiões secas da Península Arábica: acompanhado de Sully e Elena, o herói parte em busca da Cidade dos Pilares, que esconde uma riqueza imensurável. As típicas cenas impactantes de ação, a jogabilidade prazerosa de tiro em terceira pessoa, os gráficos à frente do seu tempo e a trilha sonora épica são apenas alguns dos ingredientes que tornaram o título um marco no PS3 e na respectiva geração de consoles. Vendas: 6.5 milhões.

Uncharted: Golden Abyss

(SCE Bend Studio | Playstation Vita 2012) 
Análise Adrenaline

"Uncharted: Golden Abyss" marca a estreia da franquia no Playstation Vita. Praticamente toda a experiência das versões para os videogames da empresa foi transportada para as palmas das mãos do jogador, apresentando gráficos incríveis (possivelmente os melhores no portátil até hoje), jogabilidade de tiro em terceira pessoa que fazia uso dos dois analógicos e trilha sonora envolvente.

A história acontece antes dos eventos de "Uncharted: Drake's Fortune". Nathan Drake viaja para a América Central para desvendar os mistérios de uma expedição espanhola que dizimou uma colônia local há cerca de 400 anos. O herói está acompanhado de Jason Dante e Marisa Chase na busca por um tesouro local que está prestes a cair nas mãos do vilão Roberto Guerro, que pretende usar o dinheiro com a venda das relíquias para financiar uma guerra armamentista. Vendas: 1.5 milhão.

- Continua após a publicidade -

Uncharted: Fight For Fortune

 (SCE Bend Studio | Playstation Vita | 2012)

"Uncharted: Fight Fortune" abandona as mecânicas tradicionais da franquia para apostar todo o seu potencial em um típico jogo de cartas. São mais de 300 tipos de cartas para batalhar, cada uma com pontuações de ataque, defesa e habilidades exclusivas que influenciam diretamente no desenvolvimento das partidas. Um modo online está disponível para enfrentar jogadores pela PSN. Vendas: informação desconhecida.

Uncharted: The Nathan Drake Collection

 (Naughty Dog | Playstation 4 | 2015)
Análise Adrenaline 

"Uncharted The Nathan Drake Collection" é uma coletânea que traz os três primeiros jogos da série remasterizados para Playstation 4. Todos os games receberam melhorias na resolução (1080p) e na quantidade de quadros por segundo (60fps), além de leves reajustes na jogabilidade, uma nova opção de dificuldade realmente impossível e novos troféus para conquistar. Vendas: 3.5 milhões

Uncharted 4: A Thief's End

 (Naughty Dog | Playstation 4 | 2016)
Análise Adrenaline

O lançamento de "Uncharted 4: A Thief's End" representa dois extremos na saga: a estreia da franquia no Playstation 4 e, ao mesmo tempo, o seu próprio encerramento. Isso significa que o jogo irá concluir tudo o que se sabe sobre a série e o jeito de contar histórias da Naughty Dog, podendo os direitos de produção e reprodução serem futuramente repassados para outro estúdio da Sony.

"Uncharted 4: A Thief's End" promete uma jogabilidade de exploração mais aberta do que os títulos anteriores, ainda que mantenha a clássica mecânica de tiro em terceira pessoa à base de muita cobertura. Haverá trechos de controle de veículos, quebras-cabeças em locais de civilizações antigas, muitas cenas épicas e a aparição de personagens inéditos, como Sam Drake, irmão do protagonista.

A história acontece alguns anos após os eventos de "Uncharted 3: Drake's Deception" e será sobre a busca de um tesouro pirata de riqueza incalculável na região de Madagascar, ao sul da África. Nathan Drake terá que escolher entre embarcar em uma nova aventura de grande risco, ao lado de Sully, seu mentor de longa data, ou considerar ficar com a sua família, ao lado de Elena Fisher, sua esposa.

Qual o melhor jogo da franquia Uncharted?

Uncharted 4: A Thief's End
49.58%
Uncharted 2: Among Thieves
31.98%
Uncharted 3: Drakes Deception
10.78%
Uncharted: Golden Abyss
3.01%
Uncharted: Drakes Fortune
2.85%
Uncharted: Fight For Fortune
1.8%

Total de 1892 votos

  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.