O Processador é o assunto da vez na Escola de Hardware! Saiba mais sobre CPU, número de núcleos e clock!

O processador é muitas vezes comparado ao "cérebro" do computador. É nele que são computados os múltiplos processos que fazem seu PC funcionar e é impressionante a quantidade de tecnologias que se incorporam num componente tão pequeno. Vamos falar neste vídeo da ESCOLA DE HARDWARE ADRENALINE sobre número de núcleos, frequência do clock, vídeo integrado e arquitetura.   

É bom lembrar que processadores, assim como a placa-mãe, vêm em várias formas e tamanhos. Nos smartphones, por exemplo, ficou popular o conceito de SoC - System on a Chip - que incorpora diversas tecnologias, até o modem em muitos casos, para poder oferecer uma solução mais completa e compacta num dispositivo que costuma ser pequeno.

Em nossa série de vídeos, estamos focando no computador "clássico", modelo desktop, e é dos processadores voltados para esse tipo de sistema que vamos falar. Geralmente eles são compostos por um determinado número de núcleos e em muitos casos uma unidade gráfica. Mas vamos explicar em melhores detalhes no vídeo que vocês conferem acima. ;) 

Escola de Hardware 1 | Placa-Mãe
Escola de Hardware 3 | Memória RAM
Escola de Hardware 4 | Placas de Vídeo
Escola de Hardware 5 | Armazenamento

Embaixo temos um esquema simplificado que ilustra bem como o processador é composto por diferentes micro-componentes. 

Posts relacionados:

- Jogando nos gráficos integrados: até onde dá pra ir com só uma APU em games
Comparativo de processadores: a batalha AMD vs Intel no CPU Chart Adrenaline!

- Continua após a publicidade -

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.