O que é e para que serve a Placa-Mãe? Saiba mais sobre formatos, conexões e chipset na Escola de Hardware Adrenaline!

Enquanto a maioria dos nossos usuários tem conhecimentos avançados de hardware, há os curiosos querendo aprender mais ou quem ainda tenha algumas dúvidas e quer entender melhor o que se passa dentro de sua máquina. É por isso que o Adrenaline preparou uma série especial de vídeos para ajudar as pessoas a entenderem melhor o que são e como funcionam cada um dos principais componentes em um computador, até a montagem final de um PC completo. É a ESCOLA DE HARDWARE ADRENALINE e começamos é claro, pela peça de hardware mais central do seu sistema, a placa-mãe.

A placa-mãe é muitas vezes comparada à "espinha dorsal" de um computador, uma vez que é nela que se ligam seus outros componentes de hardware e através dela que se dá a comunicação entre eles. Trata-se de um PCB com diversas tecnologias ligadas a ele, como explicado no vídeo e esquematizado nas imagens abaixo:

 

Tá sabendo bem sobre Placas-Mãe? Confira os outros vídeos da nossa série!

Escola de Hardware 2 | Processadores
Escola de Hardware 3 | Memória RAM
Escola de Hardware 4 | Placas de Vídeo
Escola de Hardware 5 | Armazenamento

 

 

 

 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.