Twitter completa 10 anos hoje; veja algumas curiosidades sobre a rede social de poucos caracteres

Há 10 anos, às 12:50 no dia 21 de março de 2006, acontecia o primeiro tuíte do mundo. A rede social que limita a quantidade de caracteres acabou se tornando um símbolo da agilidade na internet, e uma das principais fontes de informação para quem está afim de ver novidades mas não tem coragem de encarar os "textões" presentes em outras mídias sociais.


Evolução da logo do Twitter ao longo dos anos

Comemorando os 10 anos da rede social, separamos algumas curiosidades sobre a plataforma, melhor lugar feito pra xingar muito

1 - Twitter quase se chamou Twttr ou até Twitch

Por conta da moda de abreviar coisas na internet e em SMSs, como no caso do Flickr, por pouco a rede social não foi chamada de Twttr. Enquanto definiam um nome, no brainstorm surgiu a palavra Twitch, que remetia ao som do celular vibrando mas que não agradou porque "não passava a imagem que eles queriam". Olhando no dicionário, nas "redondezas", encontraram Twitter, que significa o som que pássaros fazem (assim nascia a logo), mas também pode significar "sequência de informações curtas e inconsequentes". Não existe ainda no mundo uma definição melhor para essa rede.

2 - O primeiro Tweet

A primeira pessoa a tuitar foi o CEO e cofundador Jack Dorsey. E como podem notar, o nome ainda não era Twitter

3 - O tweet mais popular

A Samsung pode comemorar: a selfie do Oscar de 2014, feita com um Galaxy Note 3, foi mesmo uma ótima jogada de marketing e garantiu o título de publicação mais popular de todos os tempos na rede social.

4 - A pessoa com mais seguidores

- Continua após a publicidade -

Kate Perry conta com nada menos que 84 milhões de seguidores. A cantora criou seu perfil foi criado em fevereiro de 2009. Ela é seguida Justin Bieber @justinbieber, com 77 milhões, Taylor Swift (@taylorswift13) com 73 milhões, e Barack Obama (@BarackObama), com 71 milhões.

A conta brasileira mais popular é a do jogador de futebol Kaka(@KAKA), com 24 milhões seguida por Neymar (@neymarjr) e seus 21 milhões de seguidores e Ivete Sangalo (@ivetesangalo), com 14 milhões.

5 -  O Facebook chegou a fazer uma oferta pelo Twitter

Em sua cruzada por adquirir qualquer coisa de porte na internet, o Facebook ofereceu 500 milhões de dólares pelo Twitter, em 2008. Hoje, o valor de mercado do Twitter é estimado em 11.7 bilhões de dólares. Apesar de seu porte, o Twitter tem dificuldades de encontrar um modelo de negócio para monetizar na plataforma.

6 - São Paulo é a cidade mais marcada em tweets


Locais em São Paulo onde são feitas as postagens

O Twitter possibilita marcar a posição de onde está sendo feita a postagem, e o título de local mais marcado é brazuka: São Paulo conta com 638 milhões de tweets marcando a cidade. 

7 -  Você encontra a gente por lá

Uma boa parte da equipe da redação do Adrenaline tem contas por lá. Você pode acompanhar a jornada de caçar conquistas de Andrei Longen em seu PS4 através do @Andrei_Long3n, ver algum eventual por trás das câmeras de Thiago Santana através do @alive75, descobrir o quanto o João GAN gosta de postagens do Gato Miu no @Joao_GAN e até dar uma olha no meu humilde perfil @kerberdiego, composto basicamente por fotos do meu cachorro e posts do Adrenaline.

Falando no Adrenaline, é só seguir o @Adrenaline que você não perde nenhum conteúdo daqui! 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.