Veja as principais novidades do Android Marshmallow

O lançamento do Nexus 5X e 6P também foi a estreia do sistema Android 6.0, codinome Marshmallow. O sistema traz suporte a novos componentes e também melhorias na interface e nos serviços. Para quem está curioso, separamos as principais novidades, aquelas que podem chegar (ou não, dependendo da fabricante) ao seu aparelho Android.

Suporte a novos componentes

Conector Tipo-C

Além do sempre esperado ganho de performance, o padrão USB 3.1 trouxe entre usas novidades a conexão do Tipo-C. Esse novo formato compacto traz uma serie de novas possibilidades graças a sua maior largura de banda nas transferência e também capacidade de alimentar até 100W, suficiente para embalar até mesmo notebooks como o novo Macbook. Outra vantagem é mais amplamente divulgada: o novo padrão é reversível, podendo encaixar das duas formas.

Novo conector reversível, o USB 3.1 Tipo-C

A versão Marshmallow trará o suporte a esse novo padrão, o que significa que em breve devemos ver uma "avalanche" de novos lançamentos com esse novo conector que deve se tornar o padrão da indústria em breve. 

Leitor de digital

Apesar de já existir através de modificações das fabricantes, como em aparelhos como no Galaxy S6 edge, o Android ainda não possuía um suporte nativo ao sensor biométrico de digitais. Preparando terreno para o Google Pay, agora o Android 6.0 traz essa funcionalidade integrada no sistema, o que significa um funcionamento mais eficiente dessa identificação para destravar o aparelho e também compras com esse passo adicional de segurança.

Melhorias no software

Google Now sempre de prontidão

- Continua após a publicidade -

Agora o Android traz um recurso contextual muito interessante. O Google Now on Tap é ativado pressionando o botão "Home" por um longo período, e verifica as informações exibidas na tela buscando trazer novos dados. Assim uma mensagem em que seu conhecido marca um jantar em um restaurante, o Google Now on Tap pode sugerir marcar esse compromisso na agenda, exibir a rota para o restaurante ou dados para ligar e fazer uma reserva no estabelecimento.

Permissões simplificadas

Mais um episódio da série Android e iOS mimetizando um ao outro. Depois da barra de notificações chegar ao sistema da Apple, agora o Android "empresta" uma estruturação melhor organizada da rival. A Google simplificou o sistema de pedido de permissões dos apps, deixando menos confuso o processo de decidir o que cada aplicativo pode ter acesso entre os componentes do smartphone.

Outra característica também foi importada da rival: as permissões são sendo requeridas de forma progressiva. Assim cada pedido para liberar um novo componente só será realizado quando necessário. O Twitter, por exemplo, só irá requerer acesso à câmera na primeira vez que você for bater uma foto a partir do app. Se nunca usar esse recurso, a permissão nunca será concedia a esse software.

Refinamentos no Material Design 

- Continua após a publicidade -

A interface Material Design traz o efeito tridimensional e transições mais intuitivas ao design do sistema Android. A versão 6.0 irá trazer mais transições em elementos que antes não se "encaixavam" no estilo do restante do sistema. Outra novidade é que agora os apps são organizados em ordem alfabética e é possível digitar para filtrar qual você busca.

O sistema irá aprender os padrões de utilização do usuário e vai indicar, no topo do menu, os apps mais acessados de acordo com o contexto, como aplicativos mais abertos durante a manhã, por exemplo. 

Economia de energia quando inativo

A Google aproveitou a implementação do Sensor Hub, um sistema dedicado a monitorar os sensores do aparelho, para incluir um novo recurso com os novos Nexus: o Doze. O modo "soneca" do Android utiliza os sensores para perceber que seu smarpthone está "parado em cima de uma mesa" ou em desuso. Quando não há movimentos, o aparelho reduz a frequência em que atualiza os apps e sincroniza dados, e o resultado é um consumo até 30% menor de bateria durante a noite, por exemplo.

Compartilhar e "CTRL+C e CTRL+V" mais ágeis

Além de uma interação melhor entre o Chrome e os apps, a Google também buscou agilizar os processos de compartilhar conteúdos e também o famoso copiar e colar. Esses dois processos ganharam uma interface melhorada, o Floating Toolbar, e o sistema aprende onde você costuma compartilhar mais um determinado conteúdo e já oferece uma opção que, em apenas um botão, já manda o conteúdo para o app que você mais utiliza, recurso chamado de Direct Share.

Backup de apps

A partir da versão 6.0 o Android fará um backup mais avançado dos dados de seus aplicativos quando o smartphone estiver ocioso. Com essa cópia de seus arquivos, vai ficar muito mais ágil a migração para um novo aparelho, sendo possível fazer um backup de seus apps e de muitas de suas configurações de forma automatizada. 

Pré-visualizar um link

Um dos novos recursos mais interessantes do sistema é o Chrome Custom Tab, uma opção para os desenvolvedores de aplicativos. Agora o app pode "chamar" uma página de internet aberta no Chrome, que irá sobrepor o aplicativo trazendo uma interface customizada, como novos botões. Basta bater o botão voltar e a janela sai, retomando o app de forma ágil. 

Cartão microSD tratado como memória interna

Uma briga de longa data entre os usuários e o sistema é o tratamento do cartão microSD. Apesar de ser uma opção bastante comum nos aparelhos baseado no sistema da Google, o cartão de memória sempre esbarrou em impeditivos ao longo das versões anteriores, com apps ou funções bloqueadas para instalação apenas na memória interna. A versão 6.0 acaba com esse tipo de restrição, tornado possível tratar o cartão microSD como parte da memória interna, algo que vai fazer a alegria de donos de aparelhos de entrada com pouco espaço disponível. 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube