Descubra qual é a placa de vídeo da linha Radeon ideal para você

PUBLIEDITORIAL

Cada vez mais a AMD evolui a performance de suas placas de vídeo, e com tecnologias inovadoras que oferecem um maior desempenho e recursos otimizados torna-se difícil decidir qual placa atende integralmente cada tipo de usuário. Em meio a tantos modelos de Radeons, vamos explicar o público alvo e as funcionalidades das melhores séries de GPUs AMD. ​ 

Todas as séries possuem suporte ao software de driver AMD Catalyst Omega, que otimiza sua placa de vídeo Radeon com recursos e desempenho aprimorados, além da renderização mais eficiente junto ao DirectX 12.​ Você também pode otimizar seus jogos, monitorar o progresso, ganhar recompensas da Raptr e transmitir jogatinas ao vivo via Twitch ou usando o AMD Gaming Evolved Client

Série R7 - Essa série é a porta de entrada das Radeons, voltada para players de games online e e-Sports. As R7 têm a vantagem de custo/benefício, e são dedicadas aos usuários que querem jogar esses games em Full HD com o máximo de desempenho e o máximo de recursos. Se você quer uma placa mais em conta e que pode oferecer um ótimo desempenho em jogos como Dota 2, League of Legends, Counter Strike, Heroes of The Storm ou Smite, as placas dessa série serão a melhor escolha.

Porque escolher a linha R7: As placas de vídeo AMD Radeon R7 300 proporcionam alto desempenho e realismo visual em seus jogos online favoritos, incluindo recursos que elevam suas habilidades a um novo patamar. Você pode jogar a 60 fps em jogos online com realismo visual graças à Super-Resolução Virtual (VSR) da AMD, que torna a placa capaz de gerar imagens com resolução superiores a de seu monitor, e depois redimensioná-la para entregar uma maior qualidade.

 Entenda os benefícios do DirectX 12 no escalonamento de placas AMD

Radeon R7 360
Ficha Técnica
A placa traz como diferencial o suporte à tecnologia AMD FreeSync, colocando fim a jogabilidade com imagens puladas e quadros quebrados. Essa placa é ideal para quem quer investir num produto de entrada que apresenta um desempenho fluído e livre de interferência em praticamente qualquer taxa de quadro.

Análise Sapphire R7 360 OC

Radeon R7 370
Ficha Técnica
Este modelo é voltado para os gamers que querem um pouco mais de memória e melhor performance, já que a placa possui memória GDDR5 DE 2 GB ou 4 GB e 1024 processadores Stream. A R7 370 é a única placa do novo segmento que não possui FreeSync, mas o especialista de hardware da AMD, Alfredo Heiss, explica o porquê. Basicamente, o Freesync é importante pra as franquias que o público da R7 370 joga, mas existem limitações nos painéis quando falamos em Full HD. Os monitores gamers trabalham em média a 144 Hz, e a R7 370 tem poder de processamento para ultrapassar esse valor. O foco do produto é oferecer uma taxa de atualização maior para e-Sports e games online. Por causa disso, o FreeSync poderia ser um limitador caso estivesse atrelado à esta placa de vídeo.

- Continua após a publicidade -

Análise Asus Radeon R7 370 Strix 

Desfrute o desempenho visual com fluidez em altas taxas de quadros com a tecnologia AMD LiquidVR

Série R9 - Esta série é voltada para gamers que exigem ainda mais desempenho e tecnologias inovadoras para proporcionar jogos extremos em resoluções superiores ao FullHD e Realidade Virtual, sendo capaz de rodar jogos AAA como GTA V, Battlefield 4 e Dying Light em qualidade QuadHD. As placas possuem suporte ao AMD Crossfire e não têm necessidade de interconexão em ponte Crossfire.

Porque escolher a linha R9: Os três modelos high-end dessa série trazem recursos semelhantes, mas seus chips gráficos se diferenciam na largura de banda, interface, capacidade de memória e diferentes níveis de performance, resultado de diferente número de núcleos gráficos disponíveis.

Radeon R9 380
Ficha Técnica
É uma placa de vídeo dedicada a usuários que querem jogar em resolução FullHD ou superior com memória GDDR5 de até 4 GB e velocidade de clock da GPU em 970 MHz. Possui memória de largura de banda de 182.4 GB/s e 1792 processadores Stream. Traz suporte ao AMD Crossfire com até duas GPUs.

Análise Asus Radeon R9 380 Strix

- Continua após a publicidade -

Radeon R9 390
Ficha Técnica
Já a R9 390 é destinada a quem quer uma velocidade de clock da GPU um pouco maior, de até 1000 MHz e memória GDDR5 de 8 GB. É otimizada para realidade virtual e maior desempenho com os recursos do DirectX12. Possui memória de largura de banda de 384 GB/s e 2560 processadores Stream. Traz suporte ao AMD Crossfire com até quatro GPUs.

Radeon R9 390X
Ficha Técnica
É a topo de linha da série R9 300, feita para entusiastas que querem o melhor desempenho em resolução FullHD e mesmo algumas franquias em 4K com uma atualização de taxa de quadros mais rápida. Possui memória GDDR5 de 8 GB e largura de banda de 384 GB/s. Seus 2816 processadores Stream garantem uma velocidade de clock de até 1050 MHz. Traz suporte ao AMD Crossfire com até quatro GPUs. 

Análise Asus Radeon R9 390X Strix 
Unboxing PowerColor R9 390X Devil

Série Fury - As placas de vídeo da série AMD Radeon R9 Fury são as primeiras GPUs a compor uma solução completa ao combinar as memórias de alta largura de banda (HBM) - inserida no mesmo interpositor do chip gráfico. Os chips 'Fiji" não deixa gargalos para barramento de memória, e contam com recursos como a arquitetura GCN, Freesync e desempenhos extremos em 4K e realidade virtual. Totalmente dedicadas à entusiastas, você pode rodar games AAA em Ultra HD alcançando desempenho próximo aos 60 fps.

Entenda as funcionalidades e características que fazem a memória HBM ser uma tecnologia inovadora

Porque escolher a linha R9 - A linha R9 traz as nova tecnologia HMB, que, apesar de operarem em uma frequência baixa (500MHz, com 1000MHz efetivos), essas memórias prometem uma performance muito superior ao GDDR5 por conta de sua grande largura de banda (512GB/s). Essa alta eficiência é obtida graças ao posicionamento dos módulos de memória no mesmo interpositor que a GPU, acelerando a comunicação entre esses componentes. Essa linha oferece desempenho de ponta e tecnologias inovadoras para os gamers que exigem o mais velocidade e qualidade em altas resoluções e taxa de quadros.

Radeon R9 Fury X 
Ficha técnica
As memórias HBM desta placa possuem mais do triplo da largura de banda por watt comparado ao GDDR5, juntamente com uma interface de memória de 4.096 bits (a mais alta largura de banda de memória de GPU da AMD de todos os tempos). A Fury X é voltada para oferecer potência gráfica bruta, e apresenta um desempenho potente e silencioso junto à sua solução térmica de resfriamento líquido. É indicada para gamers extremos, e possui um sistema de iluminação de LED que indica a atividade da placa. Esses modelos contam com resfriamento líquido, mantendo o chip em temperatura baixas mesmo sob usos intensivos, tudo com baixíssima produção de ruídos.

Análise AMD Radeon R9 FURY X 

Jogamos com a Fury X e mostramos a performance da placa em 4K

Radeon R9 Fury
Ficha Técnica
Essa placa traz recursos semelhantes ao da Fury X, como o chip Fiji e as memórias HBM, porém o sistema de resfriamento é o tradicional a ar. O chip Fiji que equipa a R9 Fury é um pouco diferente do presente na Fury X. No lugar do Fiji XT, ela traz o Fiji Pro, um chip gráfico com especificações um pouco mais "leves". A frequência da GPU é apenas 50 MHz abaixo da Fury X, operando em 1000 MHz. Sua interface de memória é 3.584 bits.

Radeon R9 Nano 
Ficha Técnica
Por ter um tamanho compacto ao mesmo tempo que pode oferecer alto desempenho em formato mini-ITX, a R9 Nano é a placa diferencial da linha Radeon da AMD. Graças à tecnologia do chip "Fjii" o desempenho da placa é pouco afetado mesmo com o clock e TDP reduzidos. Esta placa é voltada a usuários que querem ter a facilidade de colocá-la num gabinete menor, sendo uma nova opção para quem quer o topo de linha com inovações tecnológicas em formatos compactos.

Recursos da linha AMD Radeon

Arquitetura GCN
Criada para possibilitar um desempenho surpreendente, A arquitetura GCN (Graphics Core Next) apresenta imagens com maior qualidade, o que a torna a escolha ideal para os gamers que​ esperam o melhor desempenho e otimizações voltadas ao DirectX 12.

AMD FreeSync
A tecnologia AMD FreeSync põe fim aos jogos truncados e ao corte dos quadros com um desempenho fluido e livre de artefatos com praticamente qualquer taxa de quadros. O FreeSync resolve os problemas de comunicação entre a placa de vídeo e monitor, eliminando as imagens cortadas e quadros tremidos, proporcionando uma experiência de jogo muito mais natural.

AMD CrossFire
Um sistema equipado com a tecnologia AMD CrossFire traz eficiência em escalonamento de placas, trazendo também o modo piloto automático com tecnologias de gerenciamento de energia. A tecnologia AMD CrossFire e/ou a tecnologia AMD LiquidVR Affinity para várias GPUs requerem uma placa-mãe com a tecnologia, podendo exigir uma fonte de alimentação especializada e uma interconexão em ponte AMD CrossFire (para cada placa de vídeo adicional).
Consulte o fabricante do seu componente ou sistema para informar-se sobre os recursos dos modelos específicos.

Tags
amd
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.