Índice do Artigo

PC Games

Grand Theft Auto V: Benchmarks

O maior lançamento de todos os tempos na indústria do entretenimento, que mais rápido vendeu na história dos jogos eletrônicos e o que mais rápido alcançou a cifra de US$1 bilhãoLançado em 2013 nos consoles, “Grand Theft Auto V“, enfim, chegou ao PC depois de um período que parecia interminável de “polimentos”. O game chegou com novidades bem interessantes: gráficos e desempenho muito superiores, inclusive com suporte à resolução 4K, editor de vídeos para fazer seus próprios filmes dentro do jogo. a inédita visão em primeira pessoa, entre outras.

A FullGames está dando 10% de desconto no GTA 5 PC para os leitores do Adrenaline. Acesse esse link e entre com o seguinte cupom: GTA5-EH-NA-FULLGAMES-ADRENALINE

Claro que não iríamos deixar passar a oportunidade de fazermos dezenas de testes gráficos com as mais variadas placas de vídeo do mercado. Abaixo, você confere todos os benchmarks completos.

Foi preciso um tempo para encontrar os ajustes ideais para nossos testes. A ferramente de benchmark do GTA V é composta por uma série de testes, com diferentes simulações. Algumas são mais longas e complexas, enquanto outras são bastante curtas. Observando os resultados, e comparando com a experiência que tivemos com o gameplay e a taxa de FPS que obtivemos, concluímos que o melhor teste, mais próximo de um cenário real de jogabilidade é o Pass 4, este exibido abaixo:

Requisitos mínimos
– Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1, Windows Vista 64 Bit Service Pack 2* (*NVIDIA video card recommended if running Vista OS)
– Processor: Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz (quad-core) / AMD Phenom 9850 Quad-Core Processor (quad-core) @ 2.5GHz
– Memory: 4GB
– Video Card: NVIDIA 9800 GT 1GB / AMD HD 4870 1GB (DX 10, 10.1, 11)
– Sound Card: 100% DirectX 10 compatible
– HDD Space: 65GB

Requisitos recomendado
– Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1
– Processor: Intel Core i5 3470 @ 3.2GHZ (4 CPUs) / AMD X8 FX-8350 @ 4GHZ (8 CPUs)
– Memory: 8GB
– Video Card: NVIDIA GTX 660 2GB / AMD HD7870 2GB
– Sound Card: 100% DirectX 10 compatible
– HDD Space: 65GB

Efeitos gráficos disponíveis
– Textures
– Shaders
– Water quality
– Grass and particles
– Tessellation
– Reflections
– Post FX
– City density slider – ajusta a quantidade e variedade de carros e pessoas circulando na cidade

Sistema utilizado
Abaixo o sistema utilizado para os testes

– Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz @ 4.0GHz – Análise
– Placa-mãe Asus Rampage V Extreme – Análise
– Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz (4x4GB) – Análise
– SSD Kingston HyperX 3k 240GB
– SSHD Seagate 4TB SATA3 – Análise (modelo de 2TB)
– Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 280L
– Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum
– Gabinete Cooler Master HAF EVO XB
– Monitor ASUS PB287Q 4K

– Windows 8.1 64-bit
– Nvidia GeForce 350.12
– AMD Catalyst 15.4

Configuração gráfica utilizada
Capturamos algumas telas das configurações gráficas utilizadas, levando em consideração uma configuração com alta qualidade, mas que rodasse bem em 4K em uma das principais placas topo de linha do mercado tirando a Titan X, que tem valor consideravelmente acima da média. Estamos falando da GTX 980.

Vale ressaltar que, dependendo das opções utilizadas, mesmo às vezes fazendo mudanças em poucas opções, pode-se alterar consideravelmente o desempenho. Dessa forma, para quem pretende fazer comparativos com nossos sistemas, recomendamos utilizar as mesmas opções.

Teste em FullHD
No gráfico abaixo temos os resultados em FullHD, com placas sozinhas e também em combinações em SLI e Crossfire, marcadas com cores mais claras para facilitar a visualização:

Testes em 4K
Aproveitando um dos diferenciais de GTA em computadores, também fizemos testes com as mesmas configurações gráficas, mas com resolução 4K.

Conclusão
A Rockstar prometeu uma boa otimização e, baseado-se nos benchmarks, dá para perceber que GTA V chegou sendo relativamente “gentil” com os hardwares atuais. Mesmo as placas do segmento “de entrada gamer” GTX 960 e R7 270X conseguem encarar o jogo em resolução FullHD com as configurações “no talo”.

Partindo para o 4K a coisa muda de figura, mas isso não chega a ser uma surpresa. Jogar na resolução 3840×2160 na média de 60 quadros por segundo com apenas uma placa de vídeo não é uma realidade em nenhum dos jogos mais recentes. A Titan X foi quem chegou mais perto, graças a seu chip GM200 e nada menos que 12GB de memória dedicada mas, ainda assim, ficou com uma média de 40 quadros por segundo.

4K em 60FPS? Só com duas topo de linha combinadas

Para jogar no legítimo modo “PC Master Race”, em resolução 4K e e mais próximo ou acima da casa dos 60FPS, a combinação de placas de vídeo é obrigatória. Duas R9 280X já conseguiram bater a Titan X e segurar a média de quadros na casa dos 40FPS, enquanto uma GTX 970 passou perto com 51 quadros por segundo, em média. Para cravar os 60FPS, não tem jeito: você vai precisar dos chips topo de linha gamer em combinações, seja duas GTX 980 ou duas R9 290X.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções