O melhor smartphone topo de linha de 2014

Chegamos ao final de 2014 e todos os aparelhos jÁ passaram - ou ainda estão - aqui pela redação. Logo, chegou a hora de definir: qual é o melhor smartphone do ano? Unimos a opinião dos redatores para tomar esta difícil decisão.

Separamos este comparativo em categorias: design, autonomia, performance, câmera, preço e, unindo tudo, o melhor smartphone lançado este ano, na opinião do Adrenaline. Na disputa, participam os modelos topo de linha do ano:

Design

Os concorrentes até tentam criar designs inovadores e caprichados, mas neste aspecto a Apple é imbatível. O novo iPhone é ainda mais fino e leve que o modelo anterior, com um nível de qualidade nos materiais e acabamentos que nenhum outro smartphone estÁ em par. Aí fica por sua conta decidir se isto justifica o preço quase duas vezes superior ao cobrado em todos os demais aparelhos topo de linha.

Destaques do ano

- Continua após a publicidade -

Outro destaque: Xperia Z3 Compact

Em um ano no qual a maioria das fabricantes se restringiram a fazer smartphones alguns milímetros mais finos com chips alguns porcentos mais rÁpidos, dois modelos trouxeram novidades interessantes, mesmo não sendo necessariamente inovadores.

A Motorola trouxe novamente o conceito da linha Maxx, comprometendo um pouco da portabilidade e do design do aparelho em nome de mais capacidade de bateria. JÁ a Apple entrou enfim na tendência dos phablets, e com um ótimo aparelho. Além da bateria adicional, o modelo iPhone 6 Plus tem uma tela excelente, um design fino e leve - para os padrões de um phablet. Tudo isto torna o modelo da Apple o melhor dispositivo para quem busca um bom smartphone para jogos e até mesmo produtividade. 

Em um ano em que todos os Androids parecem ter partido para o campo dos phablets, a Sony foi a única que segurou um topo de linha na confortÁvel casa das 4.6". O Xperia Z3 Compact manteve todas as especificações de alto nível do Z3 - exceto a tela, é claro - porém em um formato muito mais portÁtil, se tornando a única opção do mundo Android com estas características. 

Câmera

A Nokia mantém sua tradição nas câmeras, entregando os modelos mais eficientes do mercado. O Lumia 930 é o que possui a melhor câmera disponível ao entregar todos os principais recursos, com sensor de alta resolução e estabilização óptica. Na parte do software, o aparelho da Microsoft tem altos e baixos. Apesar de chegar com bastante atraso, enfim o HDR agora estÁ disponível ao Windows Phone com a última atualização, o Lumia Denim.

Apesar de não ser excepcional operando em modo automÁtico, com aparelhos como o Galaxy S5 e o iPhone 6 se saindo melhor na hora de deixar o software ajustar as configurações, o Lumia 930 fica com a vantagem de contar com muitos ajustes precisos, com configurações como tempo de exposição e foco definidos manualmente, algo que a grande maioria dos concorrentes não disponibiliza. Para quem possui um pouco mais de conhecimento em fotografia, dÁ para ir longe com estes adicionais.

- Continua após a publicidade -

Outro aparelho que merece destaque nesta categoria é o LG G3. Com foco baseado em laser, ele é o aparelho mais Ágil na hora de focalizar e bater uma foto. 

Performance


Outro destaque: Iphone 6 e 6 Plus 

Na hora da performance, temos um desafio e tanto. TODOS os modelos, sem exceção, possuem ótima performance, desempenho liso e encaram qualquer app e mesmo a alternância entre eles de forma Ágil e eficiente. Acaba ficando por conta dos benchmarks, saindo do mundo do útil e partindo para o sintético, a responsabilidade para definir quem tem a melhor performance.

Apesar do excelente desempenho e otimização do iOS, que garantem aos iPhones a vantagem nos testes de performance geral Antutu e Basemark OS II, o excelente desempenho no 3DMark do Moto Maxx, que ficou muito próximo dos modelos da Apple nos demais testes, garantem a este smartphone a pole, em 2015.

As melhores promoções

Em um mercado em que os preços oscilam bastante, dois aparelhos apareceram com preços muito competitivos. O G3, um excelente modelo da LG com tela de 5.5" QuadHD, boa câmera e bom design aparece por valores muito competitivos, ficando inclusive abaixo do Moto X 2ª Geração em diversas promoções. Quando encontrado pelo mesmo preço ou mais barato que o Moto X, o aparelho da LG se torna uma opção melhor por conta de sua câmera com desempenho superior ao aparelho da motorola.

Outro grande destaque é o Lumia 930. O topo de linha da Microsoft visita frequentemente a casa dos "abaixo dos mil" e diversas promoções, e se torna assim um aparelho com altíssimo custo x benefício.

Uma boa pedida para encontrar uma desta promoções é ficar de olho no For Sale, sub-forum do Adrenaline onde com frequência o nosso público encontra as melhores promoções!

Melhor aparelho do Ano

Apesar das promoções localizadas de diversos dos modelos, o smartphone que aparece mais barato para compra de forma mais constante é o Moto X de 2ª Geração. Apesar de nunca ter conquistado o posto de "o melhor" ao longo de nossas categorias, o aparelho se mantém sempre na média ou acima dela. Graças à sua regularidade, ele levou não só o título de melhor Android do ano, como agora também de melhor smartphone de 2014.

Evitando os atributos pouco úteis - os famosos gimmicks - como tela Quad HD, por exemplo, o Moto X 2ª geração entrega uma experiência excelente, igual a todos os demais topos de linha, conseguindo ao mesmo tempo custar consideravelmente menos que a maioria deles - com exceção das promoções, como jÁ mencionamos na categoria anterior.

Ele é um aparelho perfeito? Não. Sua câmera deixa a desejar, sendo este o principal ponto onde ele se situa abaixo dos demais aparelhos lançados em 2014. Sua autonomia também é apenas regular, e o Xperia Z3 e o Moto Maxx se tornam opções mais atrativas para quem estÁ de olho em um aparelho que segure mais tempo longe da tomada. Se você prefere a segurança de ter um aparelho resistente à Água, o Galaxy S5, o Z3 Compact e, novamente, o Xperia Z3 são opções melhores. Se o seu orçamento não tem limites, o iPhone 6 Plus é um aparelho muito interessante para quem quer jogar ou consumir multimídias, além de trazer toda a qualidade de design em gadgets da Apple.

Porém unindo todos os aspectos que formam um smartphone, contando design, performance, câmera e preço, o dispositivo que melhor balanceia todos é o Moto X de 2ª geração, o que torna ele é o melhor aparelho deste ano, em nossa opinião.


Com tanta subjetividade envolvida numa decisão como esta, e em um ano onde a disputa entre os smartphones topo de linha foi muito acirrada, hÁ espaço para múltiplas opiniões. Não deixe de aproveitar a caixa de comentÁrios e escolher você também o melhor aparelho do 2014!

Tags
  • Redator: Redação

    Redação

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.