Índice do Artigo

PC Games

Vou precisar de 4GB de VRAM na nova geração?

Com a nova geração jÁ a todo o vapor, começamos a ver o impacto que o novo hardware no lado dos consoles vai causar nos requerimentos para rodar os jogos em computadores. Em vÁrios aspectos, o hardware do Xbox One e Playstation 4 não tem nada muito impressionante comparado aos computadores da maioria dos gamers, como processador e chip grÁfico. A diferença estÁ nas memórias.

Tanto o videogame da Sony quanto da Microsoft vem uma arquitetura compartilhada de memória para vídeo e processador, a hUMA. Por conta disto, os 8GB de memória RAM neste sistemas são tanto para o CPU quanto GPU, sendo um dos poucos elementos em que os videogames estão à frente dos PCs, normalmente limitados a 2 ou 3GB de memória na placa de vídeo – sendo que a RAM tradicional estÁ limitada ao uso do processador, a atual arquitetura dos PCs.

A possibilidade de que este seja o grande gargalo no futuro imediato, para a maioria dos gamers de PC, começou a ficar evidente na medida que saíram requerimentos – para rodar em alta qualidade – de games como Ryse: Son of Rome e Evil Within. Em modos de alta resolução e qualidade, começaram a aparecer especificações como mais de 4GB de VRAM, algo presente em pouquíssimos modelos de placas de vídeo.

Afinal, vamos precisar voltar a falar de placas de vídeo no estilo “comprei uma de 3 gigas”? Para mensurar o quanto isto é limitante, vamos testar o desempenho de duas Nvidia GTX 770, um modelo com 2GB e outro com 3GB, ambas operando na mesma frequência. O game de nosso teste serÁ Shadow of Mordor, jogo recém-lançado e que com um patch adicional de texturas se torna um devorador de VRAM.

Cena de Shadow of Mordor 

Sistema do teste:

– Mainboard ASUS Rampage IV Black Edition
– Processador Intel Core i7 4960X @ 4.5GHz
– Memórias 32 GB (4x8GB) DDR3-2400MHz Kingston HyperX Beast
– SSD Kingston HyperX 3K 480GB
– HD 2TB Sata3 Seagate Barracuda
– Fonte Cooler Master SPH 1300W
– Cooler Noctua NH-U14S

Placas testadas: 

– Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 770 2GB
– Placa de vídeo MSI GeForce GTX 770 Gaming 4GB (com downclock para operar na mesma frequência do modelo referência)

Rodamos o game no Ultra, só modificando a qualidade das texturas: uma vez em High, outra vez em Ultra. A diferença é notÁvel, entre dois chips grÁficos de mesmo desempenho mas com diferenças de memórias.

Em dois sistemas que a única diferença é a quantidade de VRAM, o dobro de memória trouxe o dobro de desempenho, mostrando claramente a importância que a memória da placa de vídeo tem na performance neste game.

Preciso voltar a me preocupar primeiro com a memória?

Como jÁ defendemos até em videocasts, a escolha da placa de vídeo deve partir do chip. A GPU é o principal fator que irÁ determinar a performance do sistema para games. Porém, neste período de início de nova geração de consoles, a VRAM ganhou uma nova relevância. Mas ainda não é a primeira coisa que você deve se preocupar.

A VRAM virou gargalo, mas em duas situações específicas: 1) alta resolução, quando você busca algo superior ao QuadHD (ouvi 4K aí?) e/ou 2) texturas de alta definição. Se você baixar as texturas para High, no Shadow of Mordor, o desempenho volta a ser idêntico entre os sistemas com 2 e 4GB, e a diferença na parte estética é mínima.


Jogo dos 7 erros: na esquerda texturas em High, na direita em Ultra

Logo, segue a velha dica: não compre a placa só porque o vendedor enfatiza que ela tem tantos gigabytes de memória. Siga de olho, primeiro, no chip grÁfico. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções