Índice do Artigo

Apple

iPhone 6: o certo, o possível e o improvável


A Apple jÁ agendou para a próxima terça-feira, dia 09/07, um evento com a imprensa no qual ela pode apresentar, entre outras coisas, seu novo smartphone. Como jÁ aconteceu em outros anos, a quantidade de rumores sobre o próximo iPhone jÁ é tanta que até o Google estÁ demorando um millissegundo a mais que a média se você buscar pelas palavras “rumor” e “iPhone 6”. Com o acúmulo de boatos e vazamentos, começam a se consolidar informações que têm claros sinais que são verdade e outras que não parecem ser tão provÁveis assim. Veja aqui nosso apanhado dessa fofoca virtual toda.

Separamos nas categorias “O certo” – aquilo que jÁ tem cara de que vai ser mesmo – “O possível” – características que parecem que vão estar nele, mas ainda não colocamos nossa mão no fogo – e “O improvÁvel” –  que junta os rumores que beiram o ridículo, mas que sempre são legais para ver até onde vai a imaginação do pessoal.

O certo

Design
Se você viu qualquer um dos últimos vazamentos, percebeu que o design é igual em todos eles. E nós garantimos a você: ele serÁ exatamente assim. As bordas terão esse arredondamento um pouco mais aberto, diferenciando do que vimos nos iPhones 4S, 5 e 5S (estava na hora de inovar). Ele também serÁ mais fino que o convencional (mas não vai se chamar iPhone Air). Aumentar o tamanho facilitou a redução da espessura.


Dois tamanhos de tela
HÁ meses se fala em um novo tamanho de iPhone. Com um crescimento modesto nas últimas versões, com o display de 4 polegadas na versão 5 e 5S (versus a 3,5″ na 4 e 4S), a Apple deve correr atrÁs do crescente mercado dos foblets, liderados pelo Galaxy Note, e apresentar uma nova opção de iPhone, com tela maior. Com o surgimento do 5S e 5c, e também o iPad e iPad Mini, jÁ ficou claro que a empresa não vê mais problemas em dar opções adicionais, diferente dos tempos bastante unificadores de Jobs. Espera-se que o iPhone 6 venha em tamanhos de 5,5 e 4,7 polegadas.

Tela de cristal safira
Gorilla Glass? Que nada. O vidro da tela do iPhone 6 serÁ de cristal safira, muito mais resistente (só não aguenta flechadas).

O possível

Resolução 960 x 1704
É de muito bom senso da Apple aumentar a resolução de tela, jÁ que vai aumentar o tamanho dela. Então é bem possível que o iPhone 6 tenha 960 x 1704 pixels. É quase o triplo do 5S, que possui 640 x 1136.

Sistema móvel de pagamentos
Débito ou crédito? A Apple pretende adicionar a resposta “iPhone” a essa pergunta. A empresa jÁ teria fechado acordo com a Visa, MasterCard e American Express para criar uma plataforma de pagamento móvel online para concorrer com o Google Wallet, Paypal e outros serviços do gênero. Não estÁ claro, ainda, como seria a transação e os dados necessÁrios para fazer uma compra através do sistema. Uma alternativa seria utilizar o Touch ID, jÁ presente no iPhone 5S, como substituto da senha. De acordo com Tim Cook, CEO da Apple, o leitor de digital jÁ foi pensado para esse fim.


NFC
A conectividade mais provÁvel para o sistema de pagamentos é a NFC. A Apple sempre fez pouco caso da tecnologia, utilizada pela maioria dos outros fabricantes de smartphones. Este sensor de proximidade jÁ tem seus uso na hora de fazer transferências entre aparelhos compatíveis, ou conectar gadgets, mas estÁ longe de ser popular no uso. A empresa sempre justificou a ausência pois “não coloca nada que não tenha função no aparelho. Pelo jeito, ela pode ter mudado de ideia com o iPhone 6.

Cabo Lightning reversível
Um padrão de USB reversível jÁ existe, mas a Apple (sendo Apple) pretende lançar sua própria conexão do cabo Lightning que se encaixa de qualquer forma. O próximo iPhone jÁ pode vir com o cabo, fruto de uma patente registrada pela Apple em julho deste ano. Assim, ambos os lados passariam a ser reversíveis, jÁ que o lightning atual jÁ permite conectar ao iPhone ou iPad em qualquer orientação.

Processador com apenas dois núcleos
Nós jÁ estamos na era de processadores exageradamente com oito núcleos e dizem por aí que o A8, embora marque a nova geração dos chips Apple, vai continuar com apenas dois núcleos, assim como o A7. A diferença estaria no clock, que seria de 2,0GHz. Nós sabemos que, mesmo sendo dual-core, o A7 consegue superar muito processadorzinho com oito núcleos, jÁ que é altamente otimizado para o iOS. Outro motivo que pode nos levar a pensar que o iPhone 6 continuarÁ em dois núcleos, mesmo com toda a pressão dos chips quad-core dos lados do Android, é que a Apple não costuma ceder à guerra das especificações, implementando apenas aquilo que traz um ganho real na experiência. E os chips quad-core não necessariamente trazem isto.

O improvÁvel

Tela curva
No iPhone? Não mesmo. Tela curva é um daqueles conceitos para os quais as empresas atribuem valor depois de terem criado. “Olha essa tela curva, vamos dizer que serÁ assim para melhorar a visualização do conteúdo”. Sabemos que a Apple tem o mérito de não adicionar recursos inúteis em seu smartphone (mas, mesmo assim, não reduz o preço pelas funções que ela não disponibiliza). Então, nada de tela curva no iPhone 6.

Tela nas laterais (e até do outro lado!)
HÁ tempos existem rumores de que o novo iPhone poderia ter tela nas laterais e, nos vazamentos mais empolgados, tela até na parte traseira. Curiosamente, o que pra nós não passa de um conceito com pouca chance de virar produto, virou algo real esta semana, com o lançamento do Galaxy Note Edge.

YouTube video

E você? O que acha que a Apple pode trazer no seu novo smartphone? A resposta, saberemos apenas na próxima terça-feira. O Adrenaline vai estar de olho no grande evento que a empresa estÁ preparando. Fique com a gente.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções