Como ligar o controle do seu PS3 no PC

Uma das maiores reclamações em relação ao controle do PS3 era sua falta de suporte para o uso no PC. Jogadores do Xbox 360 podiam ligar seus controles no computador e ter mais uma opção para jogar, sem dificuldade, com total suporte. Mas, quem tem um PS3 e ainda não conseguiu se acostumar com o controle do Xbox 360 ou não tem dinheiro para comprar um e quer jogar no PC, aqui vai um pequeno tutorial para ligar o seu controle da Sony de maneira que funciona perfeitamente, em qualquer jogo, até por Bluetooth!


O segredo pra essa "façanha" é o MotionJoy, um driver feito por terceiros, completamente gratuito, que permite o PC reconhecer o DualShock 3 como um joystick, ou como qualquer controle que você escolha, desde um genérico até mesmo simular um controle do Xbox 360 (o que é ótimo para a compatibilidade de muitos jogos). O vídeo acima explica o passo a passo, mas você também pode ler aqui embaixo.

1º - Baixar o MotionJoy DS3 Tools

O driver pode ser encontrado no site oficial do MotionJoy, neste link. Recomendo sempre a versão mais atualizada possível, mas que não esteja em fase de testes (aparece testing entre parêntesis). Até o momento da publicação desse tutorial, a versão recomendada é a 0.6.0005 

- Continua após a publicidade -

2º - Instalação
A instalação do MotionJoy é feita como qualquer instalação de software, basta clicar duas vezes no instalador, escolher onde o programa vai ficar, e deixar o software rodar. Depois disso que as coisas ficam mais interessantes.

Você deve ligar o DualShock 3 ao PC agora, via USB. Se o seu computador tem BlueTooth e você pretende usÁ-lo para jogar, deixe-o desligado neste momento. O PC vai procurar sozinho por um driver e instalar o controle automaticamente. Quem jÁ tentou ligar o controle do PS3 no computador sabe que isso não funciona, mas deixe que a mÁquina conclua esse processo.

Agora abra o DS3 Tools que acabou de ser instalado e escolha a guia Drivers, marque então alguma das opções (realmente não importa qual) e clique em Load Drivers. Pronto! Seu DualShock 3 jÁ pode ser usado no PC. Mas para melhorar a performance, tem um passo extra.

3º - Configuração
O MotionJoy dÁ diversos tipos de perfil para o uso do controle, mas o melhor mesmo é o Xinput, que simula um controle do Xbox 360. Clique nessa opção e depois em Enable que o programa vai emular um controle da Microsoft e o PC vai reconhecê-lo assim, fazendo todos os jogos com suporte ficarem automaticamente configurados.

4º - Bluetooth
Depois do controle estar devidamente configurado e funcionando perfeitamente, para usÁ-lo sem fio, via Bluetooth, apenas selecione a guia com o nome correspondente na interface do MotionJoy e então plugue seu adaptador ao PC. Se o programa suportar o adaptador, ele vai logo reconhecê-lo, basta então clicar em Pair Now e remover o cabo USB que seu controle estarÁ pronto para jogar sem fio.

- Continua após a publicidade -

Essa configuração "domina" seu adaptador Bluetooth, então é bom ter mais de um para deixÁ-lo configurado para o jogo, ou, tendo apenas um, serÁ necessÁrio ficar reconfigurando ele cada vez que for usÁ-lo para jogar ou para transferir arquivos. 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.