Índice do Artigo

e-Sport

Confira entrevista exclusiva como gamer A-kalotz

O jogador Leonardo “kalotz” Capecchi foi um dos destaques da Brasil Cup 3. Ele faz parte da equipe carioca Team A, que conquistou a terceira colocação na competição no evento em São Paulo vencendo equipes como teamfuRy, GoldenGlory e Crashers.

 

Além disso, venceu a maioria das competições que disputou no Rio de Janeiro jogando pelo Team A e pela sua ex-equipe LooserManos. Ele chegou inclusive a ser apontado como um dos favoritos ao time B que o mibr anunciou que faria após a Brasil Cup.

Confira abaixo uma entrevista feita com o jogador:

Você foi um dos destaques do Team A na terceira colocação na Brasil Cup 3. Muitos chegaram a apontar você como um dos fortes candidatos para o time B do mibr. Isso te fez criar alguma expectativa de ser chamado ou você já estava convencido de que não teria chances por ser do Rio de Janeiro?

Fui destaque graças ao restante da equipe, que me ajudou bastante neste campeonato. Jogamos de uma forma muito unida, vibramos bastante, e isso me ajudou muito, fez com que eu conseguisse me soltar nos jogos. Em relação ao time B do MIBR, ser apontado como um dos favoritos me deu ainda mais moral. É muito bom ver que o meu esforço está sendo reconhecido. Mas não há chances de um dia eu atuar pelo mibr B, pois além de eu ser do Rio de Janeiro, não teria tempo o suficiente para me dedicar.

O Team A participou de três competições nacionais este ano e conquistou duas quintas colocações e uma terceira. Mesmo com bons resultados, a equipe ainda encontra dificuldades em conseguir patrocínio. Você acha que esta é uma dificuldade somente para equipes de fora de São Paulo ou um problema geral no e-Sports brasileiro? Qual a estratégia da equipe para reverter esta situação para 2009?

Isso é complicado. Eu particularmente não vejo muito interesse das grandes empresas em patrocinar o e-Sports, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Mas pelo menos eu leio sempre que isso é uma questão nacional. Acho que apenas o mibr é bem patrocinado aqui no Brasil, e talvez o Firegamers. Para 2009, nós vamos tentar reverter esse quadro com melhores resultados.

O MIBR perdeu pela primeira vez no ano nesta Brasil Cup. Vocês chegaram a enfrentá-los na Final Consolação, mas acabaram perdendo. Em 2009, vocês ou qualquer outra equipe terão condições de vencê-los ou o nível deles ainda é bem diferente da realidade brasileira?

Eu acredito que qualquer equipe do mundo possa ser superada, isso só depende do jogador e seu time. Sinceramente, eu ainda acho o nível do MIBR bem diferente se comparado a realidade brasileira. A experiência é muito importante, mas o Firegamers mostrou esse ano que bater o MIBR não é impossível. Quem treinar bem, terá chance contra eles.

Uma semana após a terceira colocação na Brasil Cup, vocês participaram de uma competição no Rio de Janeiro e acabaram perdendo para o imba! na Grande Final. Após vários meses dominando o cenário carioca, chegou a hora de dividir os títulos das próximas competições com o rival ou você ainda acredita que continuarão conquistando tudo em 2009?

Não vou dividir título com ninguém aqui no Rio! Hahahaha brincadeira. Assim, o imba! jogou bem este campeonato e superou a nossa equipe. Eu ja´esperava isso, a vontade deles de querer vencer foi muito maior que a nossa nessa competição, e por isso nós perdemos. Nós não entramos para jogar com a mesma vontade da Brasil Cup 3, queria até dar os meus parabéns a eles, pois nesse jogo o atx e o brTT jogaram muito bem, foram decisivos em diversos rounds. Sem dúvidas pretendo continuar conquistando todos os títulos em 2009. Que vença o melhor!

O Rio de Janeiro é muito comum pelas discussões nos fóruns e a rivalidade entre as equipes. Muitos te apontam como um dos jogadores mais marrentos que o Estado já teve. Alguns dizem até que a sua ‘marra’ aumentou após os bons resultados do Team A nos últimos meses. Isso é algo proposital, involuntÁrio ou você não se considera marrento?

Não sei o que responder, não me considero marrento, sou apenas brincalhão. Isso quem fala são os invejosos, e isso é o que não falta aqui no Rio.

Você jogou por algum tempo no Loosermanos, que era o grande rival do Team A no Rio de Janeiro. Hoje você pode dizer que o Team A é a sua casa ou ainda sente falta dos companheiros da antiga equipe?

O Team A agora é o meu time, mas sinto bastante saudade da época do Loosermanos, do estilo de jogo, da amizade, de tudo. Mas hoje, minha camisa e minha casa é o Team A.

Se você fosse chamado para uma equipe maior, e contigo pudesse levar algum jogador, quem você levaria? E por que?

É difícil dizer. Considero muito três pessoas no CS: lrz, dbs e kNg. Mas se eu tivesse que levar a minha melhor dupla, levaria o kNg, nosso estilo de jogo combina bastante e nossa amizade é muito forte.

Se surgisse a oportunidade de passar alguns meses fora do Brasil treinando e participando de competições internacionais durante o período letivo, você abriria mão das aulas para viajar?

De maneira alguma. Nem eu nem meus pais!

Com apenas 18 anos, você se considera jovem para o Counter-Strike? Ou já passa pela sua cabeça em daqui 1 ano ou menos parar de jogar?

Não sei, me considero jovem, mas já passa pela minha cabeça parar de jogar em breve. O que posso garantir é que vou ficar até a WCG 2009. Depois disso eu já não sei se vou ter tempo para jogar.

Ainda falta algo para o jogador kalotz se sentir realizado no e-Sports? Se sim, o que?

Fiquei muito feliz com a terceira colocação na Brasil Cup 3. Foi um ótimo resultado, mas me realizaria mesmo ganhando alguma competição nacional, como WCG e ESWC, e sair do país para representar o Brasil. Aí sim vou poder dizer que valeu a pena perder todos esses anos jogando CS.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções