Haswell para desenvolvedores: do que é capaz a 4ª geração da Intel?

Os processadores Core da Intel ganharam este ano a sua 4ª geração, codinome Haswell. Você que jÁ conhece esta novidade da Intel, pode conferir aqui algumas outras características voltadas para desenvolvedores de softwares, e dicas de como explorar ao mÁximo a 4ª geração com Windows 8.

Intel AVX 2.0 

O Intel Advanced Vector Extensions 2.0, ou AVX 2.0,  é logicamente um aprimoramento da versão 1.0, funcionando como extensão do conjunto de recomendações de 256 bits do Intel Streaming SIMD Extensions. Um dos seus principais recursos é o Fully Pipelined Fused Multiply Add em duas portas, que dobra o desempenho para multiplicar-adicionar cargas de trabalho de 256 bits com números inteiros SIMD em comparação com a antiga capacidade de 128 bits, coletando instruções de manipulação de bits. As principais diferenças são sentidas em um melhor desempenho do reconhecimento facial, vetorização aumentada e outras capacidades avançadas de processamento de vídeo.

Extensão de grÁficos Intel Iris para API DirectX 

Outra novidade da 4ª geração é o conjunto de APIs para extensões DirectX. Estão disponíveis duas APIs que oferecem sincronização e acesso instantâneo de pixels. Com esse recurso grÁfico, é possível tornar mais eficazes as tarefas de "blending" programÁvel e OIT (Order Independent Transparency), jÁ que esses recursos permitem a leitura, modificação e até gravar dados no nível de pixel. Com o acesso instantâneo, tanto a CPU quanto a GPU podem acessar a mesma memória para mapeamento e renderização. Estas APIs funcionam no DirectX 11 e acima.

Agora que você jÁ conhece as principais características da 4ª geração, condinome Haswell, confira aqui algumas dicas de como otimizar os seus aplicativos para Windows 8:

- Continua após a publicidade -

Touchscreen 

Todos os sistemas Ultrabook com os processadores de 4ª geração têm telas de toque. Os desenvolvedores devem consultar estas diretrizes de UX/UI para otimizar o design de seus aplicativos para toucscreens. 

Mais recursos:

Sensores

As plataformas baseadas nos processadores de 4ª geração contêm vÁrios sensores: GPS, bússola, giroscópio, acelerômetro e luz ambiente. As recomendações para estas sensores se alinham com o padrão da Microsoft para o Windows 8. Use as APIs de sensores do Windows e o seu aplicativo funcionarÁ em todos os sistemas Ultrabook e tablet que rodam o Windows 8.

Mais recursos:

- Continua após a publicidade -

Interatividade

Melhore seus aplicativos usando o Intel Perceptual Computing SDK. Os recursos do Intel AVX 2.0 incorporados no processador da 4ª geração fornecem reconhecimento facial, de voz e outras capacidades interativas que criam usos fascinantes para aplicativos de desktop.

Mais recursos:

Desempenho 

Otimize para obter uma diferenciação visível de desempenho: Os aplicativos de desktop podem ser otimizados para usar ao mÁximo os recursos do Intel AVX 2.0 e Intel Quick Sync Video na codificação e pós processamento em aplicativos que fazem uso intensivo de recursos visuais e de mídia. Note que o SDK Intel Media e o Intel Quick Sync Video estão disponíveis para uso com aplicativos da Windows Store também.

Mais recursos:

Plataformas da Intel

Utilize e explore os recursos das plataformas Intel. Embora o Windows 8 aceite aplicativos de desktop e da Windows Stores, podem haver diferenças na forma como os recursos da plataforma são expostos em cada um dos dois tipos. 

Para aplicativos desktop, os recursos chave são o Intel Wireless Display (WiDi)e os recursos de segurança como a Tecnologia antirroubo Intel e a tecnologia Intel® de proteção de identidade; os grÁficos de alta definição estão disponíveis para ambos os tipos de aplicativos.

Consulte os recursos abaixo para obter mais informações sobre cada um:

No modo Windows UI, os principais recursos são: Conectado em Modo de Espera, GrÁficos HD, inserção de informações com a caneta para suportar a câmera e os usos do tablet.

Consulte os recursos abaixo para obter mais informações sobre cada um deles: 

Ferramentas Intel

Experimente o Intel Composer XE 2013 e o amplificador VTune XE 2013 para Windows Desktop. Estes suites fornecem compiladores, Intel® Integrated Performance Primitives e módulos de sub-rotinas Intel que ajudam a aumentar o desempenho do aplicativo. Você pode também otimizar e garantir o uso futuro prolongado de cargas de trabalho grÁficas e de mídia em todas as plataformas da arquitetura Intel com os analisadores de desempenho grÁfico Intel 2013 e o Intel Media SDK, que estão disponíveis tanto para aplicativos desktop quanto para aplicativos da Windows Store.

 Mais recursos: 

Assuntos
Tags
  • Redator: Leonardo Lorenzoni

    Leonardo Lorenzoni

    Apaixonado por videogames desde que jogou Yu-Gi-Oh Forbidden Memories no Playstation e StarCraft no PC, sofre por ter nascido tão tarde e perder tanta bagagem cultural. Correndo atrás do prejuízo, divide a vida de estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com os vícios em séries e filmes. Gosta do Batman e não gosta do Superman. Escreve notícias para o Adrenaline e tenta não chegar atrasado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.