Conheça a 4ª geração Intel Core, codinome Haswell

A Intel lançou recentemente a quarta geração de seu processadores Core, conhecida pelo codinome Haswel. As novas CPUs foram criadas pensando no novo contexto da computação, composta por dispositivos leves, portÁteis e sempre conectados. Confira aqui as principais novidades desta nova família de processadores, prontos para equipar os dispositivos do futuro.

1."Tudo em um": a arquitetura SoC

A geração Haswell é a primeira a aliar todos os principais componentes que um computador necessita em apenas um chip, tecnologia conhecida como system-on-chip (sistema em um chip, em tradução livre). Os processadores desta geração são capazes de concentrar em pouco espaço elementos como o processador grÁfico, a memória e conectividade no mesmo espaço onde antes estava apenas o processador, resultando em aparelhos mais compactos e eficientes.

2. Baterias que duram mais

A quarta geração Core entrega uma eficiência energética sem precedentes, capaz de manter um dispositivo exibindo um vídeo em resolução HD por até nove horas, três a mais que a geração anterior (codinome Ivy Bridge) era capaz. Estes novos processadores possuem perfis de baixo consumo avançados, conseguindo manter um aparelho em modo "standby" por até 13 dias.

- Continua após a publicidade -

3. GrÁficos de alta qualidade

Os processadores de segunda geração Core foram os primeiros a trazerem um processador grÁfico junto a CPU. Agora, com o Haswell, os grÁficos integrados (iGPU) ganharam um novo nível de desempenho com Intel Iris.

Este novo processador grÁfico entrega o dobro de performance, comparado ao presente nas CPUs Intel de 3ª geração, e é capaz de rodar games em alta com maior qualidade sem depender de uma placa de vídeo dedicada.

Os grÁficos Iris suportam as principais tecnologias, como o Direct3D 11.1, OpenGL 4.1 e OpenCL 1.2, mecanismo de codificação Intel Quick Sync Video, Intel AVX 2.0 e extensões DirectX.


As variantes da família Haswell

Os processadores Intel Core de 4ª geração são divididos em dois grupos, os voltados para aparelhos compactos, que incluem notebooks, Ultrabooks, All-in-one e sistemas embarcados, e os tradicionais para os computadores de mesa.

Dentro destes dois grupos, hÁ vÁrias séries com diferentes perfis de perfomance e consumo, se adequando a necessidade do consumidor. A Série U e Y, por exemplo, são voltadas a dispositivos mais compactos e modelos conversíveis, sendo que a primeira traz mais desempenho graças a modelos equipados com os grÁficos Intel Iris, enquanto a Y se limita a modelos com menos potência, pensado em aparelhos que não demandam muito poder de processamento.

Segurança

Todos os Ultrabooks equipados com processadores da 4ª geração são fornecidos com recursos avançados de segurança. Além da tecnologia de proteção da Intel que protege informações de identidade e prevenção de fraudes, os chips vem com o Intel Plataform Trust Technology e o Intel antirroubo, que garantem uma maior segurança para os usuÁrios.

Assuntos
Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.