A nova patente anti-pirataria da Sony

Depois do registro, por parte da Sony, da patente que impede que jogos usados rodem em consoles novos, nos últimos dias foi descoberto um novo registro de uma outra patente que detecta jogos piratas.

Dessa vez a "tecnologia" se baseia no tempo de loading de cada jogo, tudo calculado desde o tempo que demora para instalar o game no console, até o tempo que carrega o jogo, seja a partir do que estÁ instalado ou a partir do disco.

O interessante é que foi dada entrada na patente em 2011 mas só agora, após o anúncio do Playstation 4, é que ela foi publicada oficialmente.

A nova tecnologia estabelece um tempo padrão de loading para um determinado jogo legítimo, para logo depois calcular todos os tempos de cada etapa desse loading, tendo uma margem aceitÁvel para mais ou para menos.

A tecnologia calcula absolutamente tudo dentro do processo de loading de um game, desde o tempo que leva para instalar, para executar, o tempo que demora para aparecer a primeira imagem na tela, o tempo que demora para carregar o logo do jogo, e após isso ele compara com o tempo pré-determinado para aquele jogo.

Se o tempo for aceitÁvel, o jogo rodarÁ sem problemas. Mas se o tempo for acima do mÁximo permitido, a tecnologia acessa os dados de identificação do usuÁrio, e faz uma outra checagem no tal game. Caso o tempo continue acima do mÁximo permitido, o jogo é bloqueado, e o usuÁrio banido dos serviços online da Sony. (Fig 1A)

{break::Parte 2}

Mas existe ainda uma outra possibilidade onde a reputação do usuÁrio é checada, com a possibilidade desse usuÁrio levar apenas uma advertência.

- Continua após a publicidade -

Vamos à um exemplo:

O usuÁrio comprou um jogo X, e ao colocar o disco no console, a tecnologia detecta o tal jogo e busca no banco de dados o tempo de carregamento deste jogo. Supomos que seja 2 minutos no total sendo 1:30s para instalar, 10s para aparecer a primeira imagem e 20s para aparecer o logo completo do game e o menu.

Supondo que a margem de tolerância seja de 30s, caso todo esse processo leve até 2:30s, o jogo rodarÁ sem problemas. Mas se demorar 2:31s, a tecnologia executa o processo secundÁrio que é coletar os dados do usuÁrio e refazer toda a contagem do loading. Se de fato o tempo for acima de 2:30s o jogo é bloqueado e o usuÁrio tem sua reputação checada e provavelmente serÁ banido dos serviços da Sony. (Fig 1B)


Mas aí tem um problema: e se o usuÁrio trocar de Hard Disk? Obviamente que cada HD tem a sua velocidade, e isso consequentemente afetarÁ o loading dos games para mais rÁpido ou mais lento.

Pela ideia da tecnologia, aparentemente serÁ obrigatório estar conectado à Internet principalmente se for usar um game lançado após a última atualização do console.

O importante é que, embora essa tecnologia só tenha sido divulgada agora, não existe nenhuma informação oficial de que serÁ usada no Playstation 4 e provavelmente não serÁ, jÁ que o chefão da Sony, Shuhei Yoshida, jÁ informou que a patente anteriormente divulgada onde bloqueia jogos usadso não serÁ usada no novo console.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.