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Depois do registro, por parte da Sony, da patente que impede que jogos usados rodem em consoles novos, nos últimos dias foi descoberto um novo registro de uma outra patente que detecta jogos piratas.

Dessa vez a “tecnologia” se baseia no tempo de loading de cada jogo,
tudo calculado desde o tempo que demora para instalar o game no
console, até o tempo que carrega o jogo, seja a partir do que estÁ
instalado ou a partir do disco.

O interessante é que foi dada entrada na patente em 2011 mas só agora, após o anúncio do Playstation 4, é que ela foi publicada oficialmente.

A nova tecnologia estabelece um tempo padrão de loading para um
determinado jogo legítimo, para logo depois calcular todos os tempos de
cada etapa desse loading, tendo uma margem aceitÁvel para mais ou para
menos.

A tecnologia calcula absolutamente tudo dentro do processo de
loading de um game, desde o tempo que leva para instalar, para executar, o tempo que demora para aparecer a primeira imagem na tela, o tempo que demora para carregar o logo do jogo, e após isso ele compara com o tempo
pré-determinado para aquele jogo.

Se o tempo for aceitÁvel, o jogo rodarÁ sem problemas. Mas se o
tempo for acima do mÁximo permitido, a tecnologia acessa os dados de
identificação do usuÁrio, e faz uma outra
checagem no tal game. Caso o tempo continue acima do mÁximo permitido, o
jogo é bloqueado, e o usuÁrio banido dos serviços online da Sony. (Fig 1A)

Mas existe ainda uma outra possibilidade onde a reputação do usuÁrio é checada, com a possibilidade desse usuÁrio levar apenas uma advertência.

Vamos à um exemplo:

O usuÁrio comprou um jogo X, e ao colocar o disco no console, a
tecnologia detecta o tal jogo e busca no banco de dados o tempo de
carregamento deste jogo. Supomos que seja 2 minutos no total sendo 1:30s para instalar, 10s para aparecer a primeira imagem e 20s para aparecer o logo completo do game e o menu.

Supondo que a margem de tolerância seja de 30s, caso todo esse
processo leve até 2:30s, o jogo rodarÁ sem problemas. Mas se
demorar 2:31s, a tecnologia executa o processo secundÁrio que é coletar
os dados do usuÁrio e refazer toda a contagem do loading. Se de fato o
tempo for acima de 2:30s o jogo é bloqueado e o usuÁrio tem sua reputação checada e provavelmente serÁ banido dos
serviços da Sony. (Fig 1B)

Mas aí tem um problema: e se o usuÁrio trocar de Hard Disk? Obviamente que cada HD tem a sua velocidade, e isso consequentemente afetarÁ o loading dos games para mais rÁpido ou mais lento.

Pela ideia da tecnologia, aparentemente serÁ obrigatório estar
conectado à Internet principalmente se for usar um game lançado após a última atualização do console.

O importante é que, embora essa tecnologia só tenha sido divulgada
agora, não existe nenhuma informação oficial de que serÁ usada no
Playstation 4 e provavelmente não serÁ, jÁ que o chefão da Sony, Shuhei Yoshida, jÁ informou que a patente anteriormente divulgada onde bloqueia jogos usadso não serÁ usada no novo console.

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