Índice do Artigo

Guia ASUS de SLI e CrossFireX em placa-mãe Z77

Deseja fazer um CrossFireX ou um SLI com uma placa-mãe da ASUS baseada no chipset Z77, da Intel? O site Republic of Gamers elaborou um guia para ajudar na configuração. A seguir você confere todas as informações traduzidas.

A placa usada no guia foi a Maximus V Formula equipada com um processador Intel Core Ivy Bridge dando suporte a CPUs compatíveis com PCI-Express 3.0, como o Core i5-3570K ou Core i7-3770K.

Instalando a primeira placa de vídeo

A Maximus V Formula possui três slots PCI-Express x16 na cor vermelha. Os que interessam a gente são o primeiro (de dentro pra fora) e o do meio. Usando somente o primeiro slot, a largura de banda do PCI-E 3.0 serÁ de 16x. JÁ quando usamos os dois slots, ambos ficam com PCI-E de 8x. Apesar de perder metade do potencial de banda por placa, o PCI-E 3.0 padrão oferece taxa de transferência de dados mais que suficiente, não afetando o desempenho da GPU.

 

Certifique-se que a placa estÁ fixada corretamente no slot e que você ligou os conectores de energia PCI-E, de 6 ou 8 pinos, necessÁrios.

Instalando a segunda placa de vídeo

Ao selecionar a segunda placa de vídeo, tenha certeza de que ela é o mais similar possível com a primeira. No caso do SLI Nvidia, as placas precisam ser iguais. Um driver irÁ sincronizar a velocidade de clock das duas caso rodem a frequências diferentes. JÁ em um CrossFireX AMD, você pode colocar, por exemplo, uma Radeon HD 7950 com uma Radeon HD 7970, porém, para uma melhor performance, é recomendado que sejam duas GPUs iguais também.

Deve parecer óbvio, mas vale lembrar que não é possível fazer um ‘dueto’ com uma placa da Nvidia e uma da AMD. Também não é possível utilizar duas placas de gerações diferentes. Uma GTX 500 não pode fazer SLI com uma GTX 600, por exemplo.

Fixar a segunda placa de vídeo à Maximus V Formula é fÁcil, basta encaixar a GPU no slot PCI-E 3.0 do meio. A placa-mãe foi projetada para permitir um intervalor claro entre as GPUs. Caso sejam utilizados os dois slots das extremidades, hÁ espaço, inclusive para uma GPU com um cooler de três slots, como os modelos ASUS DirectCU II.

Embora um espaço maior entre as duas placas possa ajudar na refrigeração, não adicione a segunda GPU no terceiro slot PCI-Express. Isto irÁ resultar em uma placa (a primeira) com largura de banda de 8x, enquanto a outra terÁ, apenas, 4x, limitando o desempenho.


Com as duas placas fixadas corretamente, é hora de conectar o cabo ponte SLI ou CrossFire. Em ambas as GPUs (AMD ou Nvidia), é possível plugar o cabo em qualquer conjunto de pinos, com ele alinhado em uma linha reta da primeira para a segunda placa, como na imagem abaixo. Uma só ponte é suficiente para duas placas. JÁ em um modo com três ou quatro GPUs, são necessÁrios dois conectores. Esses conectores SLI e CrossFire não são parecidos, então você não corre o perigo de utilizar o errado. Os para CrossFire acompanham as placas de vídeo AMD, jÁ os cabos para SLI vêm com a placa-mãe.

Se você estiver usando apenas um monitor, conecte-o à saída da primeira placa de vídeo. No entanto, vale avisar que algumas saídas serão desativadas em um modo multi-GPU. Verifique os requisitos na pÁgina da AMD ou da Nvidia para se certificar de que sua configuração irÁ funcionar. Se você planeja usar três monitores, esteja ciente de que a AMD exige que você conecte o terceiro monitor via DisplayPort, enquanto que a Nvidia possui três conexões DVI.

Bios Tweaks

Com as placas conectadas aos slots, à energia e entre elas através do cabo ponte SLI ou CrossFire, hÁ algumas coisas que faltam ser checadas.

Entre na UEFI BIOS da placa-mãe (nesse caso a Maximus V Formula) – você deve estar em “modo avançado” por padrão. VÁ até a aba “Advanced”, selecione “System Agent Configuration” e em seguida a opção “NB PCIe Configuration”. Você verÁ uma tela correspondente a essas abaixo, com os dois principais slots PCI-E rodando a 8x. Você pode, aqui, forçar os slots a usar PCI-E 3.0, caso deseje, para melhorar a estabilidade.

Instalando o driver

Com o hardware no lugar, é hora de entrar no Windows e instalar o último driver Nvidia ou AMD. Você pode escolher o driver beta mais recente, jÁ que estes, muitas vezes, têm os mais novos perfis SLI ou Crossfire inclusos.

PÁgina do driver da AMD
PÁgina do driver da Nvidia

SLI
O modo SLI deve ativar automaticamente se a configuração estiver correta. Você pode checar isso no painel de controle da Nvidia selecionando a aba “Configure SLI, Surround, PhysX”. Aqui você verifica se o SLI estÁ ativado, ajusta o Nvidia Surround se estiver usando múltiplos monitores ou escolhe uma GPU como um processador PhysX.


CrossFire

O modo Crossfire também serÁ ativado automaticamente assim que o driver for instalado. Para conferir, abara o Catalyst Control Center, selecione a aba “Gaming” e, em seguida, “AMD CrossFire”. Aqui você pode ativar ou desativar o CrossFire. Se você estiver usando uma GPU AMD da série 7, não se assuste se a ventoinha da sua segunda placa desligar quando ociosa. Isso faz parte da tecnologia ZeroCore power da empresa. A GPU irÁ voltar a funcionar quando for necessÁrio.

Dobrar a potência grÁfica nem sempre garante melhorias correspondentes e hÁ uma confiança significante no driver. No entanto, como você pode ver no benchmark do Unigene Heaven 3.0, dadas as circunstâncias, seriam esperados ganhos melhores mesmo a baixas resoluções.

Os benchmarks abaixo foram rodados a uma resolução de 1920 x 1080. A imagem da esquerda mostra o resultado com uma Geforce GTX 670 e a da direita, com duas.

As próximas imagens são dos resultados com uma Radeon HD 7970 (à esquerda) e com duas (à direita). A performance não dobrou exatamente, mas melhorou cerca de 90%.

Nota sobre o driver

Utilizar uma configuração multi-GPU nem sempre garante uma melhoria significativa de desempenho em todos os games. Alguns títulos vão oferecer melhor e outros pior escala. Novos lançamentos irão, provavelmente, exigir um driver ou perfil CrossFire/SLI atualizados para melhorar a performance. Se você encontrar algum problema, deve consultar os últimos drivers, até mesmo os betas, da AMD ou Nvidia – que, normalmente, recebem atualizações multi-GPU antes dos drivers WHQL que devem ser certificados pela Microsoft.

Nota sobre a fonte de alimentação

Adicionar uma segunda placa de vídeo irÁ aumentar, drasticamente, o consumo de energia do seu PC em games 3D. Tenha certeza de que sua fonte vai suportar a tarefa. Para uma configuração dual-GPU, como detalhado aqui, não recomendamos uma fonte de alimentação com menos de 700W.

Seguiu as dicas? Deu tudo certo? Conte sua experiência para nos comentÁrios.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções