O que é o SupremeFX IV

Desde que a primeira placa da série Crosshair foi fabricada, o SupremeFX têm sido um suplemento fundamental para a Republic of Gamers, a marca da ASUS especializada em jogos. Ele é um conjunto de hardwares acoplado na placa-mãe e projetado para melhorar a qualidade do som, ultrapassando o padrão que a maioria das mainboards possui. Focado principalmente em jogos de PC, sua principal diferença para os codecs é que, ao contrÁrio de uma peça autônoma, são vÁrios que componentes atuam em sinergia. Por isso, os SupremeFX III e IV jÁ elevaram a razão de SNR (Signal-to-noise Ratio, que mede o nível de sínal desejado em relação ao ruído no fundo) quase até o limite do que pode ser feito no Áudio de desktops. E você entenderÁ o porquê a seguir.



A Linha Vermelha: Isolando o som pela qualidade
Introduzido pela primeira vez com o SupremeFX III, a versão IV continua com o isolamento físico entre os sinais de Áudio analógicos e digitais na placa-mãe. Isso acaba com as chances de interferência entre eles. A linha que você vê abaixo, acompanhada dos LEDs vermelhos, e que divide as duas partes, é transparente.

Outra vantagem é dessa disposição é que, incorporando a parte dos codecs de Áudio na parte principal da placa-mãe, libera-se espaço para um novo slot (quem tiver a SupremeFX original vai notar).


Amplificador
Apesar de alguns modelos do Xonar e o novo ThunderFX jÁ terem amplificadores para fone embutidos, nenhuma placa mãe possuía um amplificador integrado como na SupremeFX IV até agora. Usando o TPA6120A2 da Texas Instruments, o output verde "front stereo" consegue amplificar o som em até 300 ohm.


Capacitores ELNA
Além do capacitor de 1500 uF, o resto da Maximus V Formula usa outros capacitores de 15K que são considerados ideais para o nível de exigência das placas ROG na parte digital. Por outro lado, não são a melhor opção para o analógico. Por isso os capacitores ELNA, feitos especialmente para ESRs (Equivalent Series Resistance) extremamente baixos, foram colocados dentro da linha vermelha na SupremeFX IV.

- Continua após a publicidade -


Capacitor ‘Buffer' de 1500uF
Mesmo com a separação da linha vermelha, inputs de energia e sinal ainda são necessÁrios. O capacitor de 1500 uF serve para administrar os dois lados, reduzindo as flutuações de consumo no lado digital enquanto armazena energia para demandas repentidas no lado analógico. Quando usado com alto-falantes em linha ou fones que tenham soquetes e bateria adicional, ele previne a queda de energia repentina que causa cortes no som.


CÁpsula de alúminio EMI
Na SupremeFX III, esta cÁpsula de alumínio era apenas uma caixinha preta. A função da cobertura, que é isolar completamente o codec no interior, ainda continua a mesma. Sua única mudança agora é a backlight vermelha que ilumina a logo e sincroniza com os LEDs da linha.

Sua função é proteger o codec das interferências de alta frequência que vem de todas as partes da placa-mãe. Peças de hardware mais modernas tem conseguido reduzir esse efeito ao diminuir as voltagens e colocando os processadores de Áudio nos cantos isolados das placas-mãe. No entanto, o efeito é anulado quando se coloca uma placa de vídeo e seu fan bem em cima deles. O escudo EMI cria uma barreira a essa interferência externa.

A cÁpsula EMI estÁ destacada em vermelho, e o capacitor 1500uF em azul:

O SupremeFX IV estÁ disponível, atualmente, na Maximus V Formula da ROG

Artigo traduzido do blog oficial da Republic of Gamers.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.