Coletiva Sony na Brasil Game Show 2011

Durante o Brasil Game Show 2011 a Sony reuniu um grupo seleto de imprensa para uma apresentação e uma coletiva sobre novos lançamentos da Sony, incluindo um Blog brasileiro, games e o aguardado PS Vita. Disse seleto porque foi restrito à imprensa mais conhecida e especializada, e muita parte dela acabou sendo barrada, além disso só foi permitida entrada de mÁximo duas pessoas por veículo. A procura era tanta que foi preciso chamar reforço de seguranças para conter o assédio.


Enfim, o evento foi apresentado pelo Gerente Geral da Sony para América latina Mark Stanley, que falou das expansões da Sony no território brasileiro. Dentre elas o lançamento da Playstation Store no Brasil, assim como o blog oficial da marca Playstation. Além disso, prometeu que a pÁgina oficial do Playstation no Facebook entrarÁ no ar ainda este ano.

Além de Stanley, quem esteve presente na coletiva foi Keith Guerrette, Chefe de efeitos visuais do elogiadíssimo UNCHARTED 3, onde falou, claro, da qualidade grÁfica do game e destacou que a terceira versão terÁ grÁficos mais caprichados e modo 3D Stereo. O destaque foi o inédito trailer oficial totalmente dublado para o Português.

{break::Parte 2#}


Outro que esteve no evento foi Jeff Kaplan, chefe de departamento do San Diego Studios (SCEA), que estÁ produzindo a versão do game ModNation Racers para o PS Vita. De tudo que foi dito, o destaque fica por conta da possibilidade de importar todos os dados do jogador da versão PS3 do game para o PS Vita, além disso, o game terÁ um sistema de GPS integrado que darÁ bônus ao jogador de acordo com o local que ele estiver. Ou seja, se houver bônus no Cristo Redentor - exemplo usado por Jeff -, basta ir lÁ com o PS Vita que o game saberÁ disso e ainda darÁ prêmios ao jogador. Interessante não?


Bom, depois do papo com os executivos da Sony, chegou a hora que todos esperavam: ver e testar um PS Vita. É curiosa a ansiedade da imprensa em por as mãos na mÁquina dos sonhos da Sony. Digo mÁquina dos sonhos porque de fato é. Junte tudo de bom que existe em tecnologia portÁtil, com grÁficos de cair o queixo e novidades exclusivas da Sony, e você terÁ o PS Vita.

A Primeira coisa que chama atenção é seu peso. Embora dê a impressão de ser um pouco maior que o PSP, que o tornaria mais pesado, ele é mais leve. DÁ para perceber nitidamente a diferença de peso.

Outro destaque é o fato do aparelho ter telas sensíveis ao toque tanto na parte de cima quanto na parte traseira. Na hora de jogar, isso faz com que a sensação de controle seja de fato única e exclusiva. Além disso tudo, o PS Vita possui um giroscópio embutido de seis eixos, o que dÁ uma liberdade absurda ao jogador, principalmente ao se usar as duas câmeras que o aparelho mÁgico da Sony possui.

As câmeras servirão para games e até aplicativos de realidade aumentada, onde poderão usar o cenÁrio real à sua volta, dentro do jogo. Quem possui um aparelho portÁtil da Apple jÁ deve ter experimentado algo parecido.

A parte de controle é ótima. Ele possui um segundo controle analógico, muito pedido pelos fãs do PSP. E o mais legal é que, por exemplo, no jogo Uncharted que testei, pode ser jogado em vÁrios momentos com o dedo na tela, como por exemplo para seguir um determinado caminho. Basta "desenhar" o caminho na tela que o personagem te segue.

{break::Parte 3#}


Falando do mercado brasileiro, Mark Stanley disse que o PS Vita que serÁ lançado no Brasil no início de 2012 serÁ totalmente em português, e que a Sony abrirÁ possibilidade de criação de jogos brasileiros chamados "Indies". Ou seja, haverÁ ferramentas para criação de games "caseiros" para o PS Vita, explorando todos os seus inimaginÁveis recursos.

- Continua após a publicidade -

Além disso, uma parte da coletiva foi curiosa. Foi quanto Stanley foi perguntado se poderiam haver partidas multiplayer entre jogadores do PS Vita e do PS3. A resposta foi uma surpresa, jÁ que Stanley não soube precisar se isso realmente vai acontecer, mas ressaltou que é interessante e que então hÁ possibilidades.

Enfim, a euforia foi tanta que a Sony colocou hoje um PS Vita a disposição do público no Stand dela no centro da Brasil Game Show. Obviamente cercado de seguranças e com tempo restrito a alguns minutos. Nem precisa dizer que a fila dava voltas em torno do evento.

Mas vale à pena. Eu que não sou muito fã de video games portÁteis, fiquei abismado com a qualidade do PS Vita. DÁ vontade de comprar correndo, sem pensar duas vezes, principalmente pelas inúmeras possibilidades de uso do aparelhinho. Vale lembrar que o aparelho serÁ lançado nos EUA também no inicio de 2012 e com preços variando entre US$ 250 com Wi-fi e US$ 300 com wi-fi e 3G.


Durante a Brasil Game Show deste ano, surgiram boatos de que a Sony iria anunciar a produção de seus consoles em território brasileiro. Stanley disse apenas que a Sony estÁ estudando junto com o governo brasileiro a possibilidade de se produzir hardware no país. Ele se limitou e dizer isso, junto com um "em breve teremos mais informações".


Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.