Mortal Kombat é a sensação na Brasil Game Show 2010

O aguardadíssimo "Mortal Kombat" foi a grande sensação do Brasil Game Show 2010, e a cada cena de sangue jorrando na tela as pessoas se manifestavam, umas aplaudindo, outras tendo reação de espanto, devido ao realismo e qualidade do game.

Durante todo o evento era difícil chegar perto do stand da Warner/Electronic Arts/Codemasters, devido à multidão que se aglomerava em torno justamente para assistir e jogar "Mortal Kombat". O sucesso era tanto que ofuscou os outros jogos do stand, como os novos "F1 2010" e "Need for Speed Hot Pursuit".

Eu pude testar o jogo bem cedo, quando o evento era aberto apenas para imprensa. E confesso que fiquei surpreso mesmo não sendo meu tipo de jogo preferido. A qualidade das animações são surpreendentemente realistas a ponto dos espectadores terem as reações mais adversas possíveis. As mais sensíveis, é claro, com reações repugnantes na sua maioria das mulheres, e outras chegando a aplaudir insistentemente a cada minuto da carnificina que se via na tela.


O jogo ainda estÁ em fase anterior a beta e serÁ lançado apenas daqui hÁ seis meses. Tanto que vÁrias vezes fui proibido de filmar e até mesmo bater fotos do game - ordem vinda diretamente da produtora NetherRealm Studios, mas que depois foi contornada. Mas o que se mostrou na Brasil Game Show 2010 com "apenas" dez personagens dÁ uma clara ideia do imenso sucesso que o game farÁ.

Toda a arte do game estÁ maravilhosa, com grafismos baseados em filmes de terror, arenas imensas como uma que se parece com o Coliseu de Roma com plateias assistindo, calabouços com corpos pendurados e alguns ainda vivos se debatendo, e até mesmo casas de bambu no meio da selva debaixo de um temporal. Não existe nenhuma parte estÁtica nos cenÁrios:. tudo é animado, todos têm "vida". Em alguns é possível observar lutas em tempo real ao fundo com os outros personagens do game, o que leva a crer que poderÁ ser do modo online, embora nada tenha sido dito sobre isso.

Falando em online, o game terÁ os modos Tag Team para quatro jogadores, um modo cooperativo Arcade Mode para dois jogadores e ainda um outro modo entre times.

{break::Parte #2}

A maior surpresa do novo "Mortal Kombat" é uma tecnologia chamada "X-Ray".  O próprio Hector Sanchez - extremamente simpÁtico - que nos falou sobre ela, dizendo que foi ideia original foi de Ed Boon, criador da franquia juntamente com John Tobias (que inclusive deram o nome ao clÁssico personagem Noob Saibot - leia ao contrÁrio e você entenderÁ!)

Hector disse ainda que Ed é conhecido por querer sempre inserir novidades a cada edição do game, e por isso criou esse efeito "X-Ray" que torna o jogo mais brutal do que jÁ é. Quem não se lembra do Klose Kombat ou FreFall Kombat? Também criações de Ed Boon.

Uma curiosidade é o porque do "X-Ray" ser considerada uma tecnologia, em vez de apenas uma animação ou um efeito do jogo. A resposta foi imediata: "A nova engine grÁfica permite usar o "Raio-X" a qualquer momento, portanto é uma tecnologia, diferentemente das engines anteriores, que não suportam essa novidade. Isso sem falar no poder dos consoles de última geração que são levados ao extremo"


Essa tecnologia funciona da seguinte maneira: Nas lutas corpo-a-corpo, se um golpe for certeiro e suficientemente forte para literalmente "quebrar os ossos" do adversÁrio, o efeito surge e mostra qual osso do corpo foi quebrado. Tudo em tempo real. E o mais interessante é que isso acontece em qualquer parte do corpo, seja uma perna, braço, costela, tronco, pescoço, até na cabeça. A reação da plateia ao ver as cenas foi de espanto e até sustos, porque isso ocorre quando menos esperamos, e é de uma qualidade assustadora.  Assista ao vídeo:

- Continua após a publicidade -

É bacana também observar que os personagens ficam marcados com cada golpe recebido. No final de cada luta dÁ pra se ver o quanto o "sobrevivente" também apanhou.

{break::Parte #3}


A marca registrada do game, os "Fatalities", estão bem mais sangrentos e assustadores. Talvez sejam os mais sangrentos de toda franquia. Em um deles, do personagem Cyrax, ele parte o adversÁrio literalmente em pedaços e ainda atira raios laser em cada uma das migalhas que sobraram! A plateia foi às gargalhadas na hora dos raios.

Mas o que mais arrancou reações dos presentes no auditório foi fatality de Kung Lao. Ele corta o adversÁrio em dois, usando uma serra elétrica presa ao chão feita pelo seu chapéu. Ele puxa o adversÁrio pelas duas pernas e a serra parte o corpo ao meio. Após isso, ele levanta as duas partes do corpo como um troféu, com o sangue jorrando aos montes. Uma das cenas mais bizarras no mundo dos games! Você pode conferir abaixo o vídeo de Hector fazendo isso:


Falando na jogabilidade, ela é ótima, com comandos precisos e apurados. Os golpes especiais não são difíceis de executar. AliÁs, achei até fÁcil demais. Isso pode até ser proposital, para que as pessoas vejam como são os golpes. Então facilitaram os comandos nessa demonstração. Mas mesmo assim, na única vez que venci, não consegui dar um "fatality", até porque ninguém deve saber as combinações de botões a não ser o próprio Hector que venceu todas as lutas na qual jogou e terminando todas com "fatality". O curioso é que Hector anunciava antes mesmo da luta começar, como ela iria terminar! E em um determinado momento ainda disse que ia deixar o adversÁrio dar uns "soquinhos" nele pra não ficar muito humilhante. Fazer o quê?  

Mesmo com sucesso que o game fez no evento, poucas pessoas perceberam uma opção quase que escondida no menu de escolha dos personagens. O famoso DLC estava lÁ! Antes mesmo de finalizar e lançar o jogo, a produtora jÁ adicionou opção de DLC, ou seja, o jogo terÁ conteúdos transferidos via download. Realmente jÁ virou moda.

Você pode ver a opção nas imagens abaixo, tiradas com exclusividade.

{break::Parte #4}

- Continua após a publicidade -

A história do game gira em torno do personagem Raiden, talvez o mais adorado da franquia, onde cada luta é baseada em visões que ele tem de outras épocas. Aparentemente, o jogo terÁ vinte e seis personagens, isso sem contar com os DLC's. Hector deu uma esperança aos jogadores de PC, nos dizendo que embora hoje o projeto todo seja voltado para a versão consoles, hÁ chances de "Mortal Kombat" aparecer na plataforma um tempo depois.

Além disso, alimentou a esperança de um dia ter "Mortal Kombat Vs Street Fighter", afirmando que é um sonho dos fãs das duas franquias e que, se depender dele, o embate acontecerÁ.

Enfim, "Mortal Kombat" serÁ um jogo que vai dar o que falar, ainda mais em uma época em que determinadas autoridades de alguns países, incluindo o nosso, andam culpando os games pela violência cometida por jovens. Mas essa discussão não cabe aqui.

Confira outros vídeo gravados durante o evento, no stand do game:

Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.