Mafia II: Benchmarks

Com o intuito de desenvolver uma série de artigos direcionados aos jogadores entusiastas de games para PC, iniciamos nossa primeira publicação sobre desempenhos grÁficos. A proposta é verificar através de testes de performance como certos chips de placas de vídeo se comportam em jogos de gêneros diversos, descrevendo diferenças e apontando destaques e melhorias relevantes para cada versão.

O aguardado "Mafia II" é a nossa primeira escolha. Com um intervalo de oito anos de lançamento entre a primeira versão, de 2002, a segunda chega ao mercado em 24 de agosto. Na trama, Vito é o personagem principal. Filho de um pobre imigrante italiano nos Estados Unidos, quer fazer sua vida no chamado "sonho americano". Para isso, junta-se ao amigo de infância Joe e inevitavelmente cede ao crime organizado local.

Um dos pontos que mais chama atenção no game é o capricho técnico de produção que envolve, entre outros fatores, quesitos grÁficos e sonoros. Para grÁficos, a produtora 2K Games incorporou duas tecnologias poderosas: física rebuscada com PhysX e imersão ampliada com o atual recurso 3D estereoscópico. JÁ para o sistema de som, DirectX 9.0c é o mÁximo recomendado.

Acoplados às ferramentas da  Illusion Engine, engine que compõe "Mafia II", a companhia pretende trazer um novo nível de realismo com ênfase no nível de interação do jogador com cenÁrios e objetos e com as reações aleatórias de quaisquer personagens em movimento. Como disse Petr Vochozka, CEO da Illusion Softworks, dona da patente de desenvolvimento sobre a engine, "podemos entregar ambientes e NPCs que não somente pareçam reais, mas que ‘sintam' ser reais para os gamers".

Para os testes, iremos utilizar apenas placas de vídeos da última geração da ATI e NVidia. Acompanhe os modelos selecionados:

ATI
    * Radeon HD 4870 (HiS)
    * Radeon HD 5670 (XFX)
    * Radeon HD 5770 (XFX)
    * Radeon HD 5770 Crossfire (XFX)
    * Radeon HD 5830 (XFX)
    * Radeon HD 5850 (XFX)
    * Radeon HD 5870 (XFX)
    * Radeon HD 5970 (HiS)

Nvidia
    * GeForce GTS 250 1GB (ECS)
    * GeForce GTX 260 896Mb (Asus)
    * GeForce GTX 285 1GB (referência)
    * GeForce GTS 450 1GB (referência)
    * GeForce GTS 450 1GB DirectCU (Asus)
    * GeForce GTX 460 768Mb (referência)
    * GeForce GTX 460 1GB (referência)
    * GeForce GTX 480 1.5GB (referência)

Placas Nvidia: Infelizmente não temos as placas GTX 465 e GTX 470 para adicionar aos testes.

Atualização 13/09/2010: Adicionado os scores das placas Nvidia GeForce GTS 450 e Asus GTS 450 DirectCU.

{break::MÁquina/Configurações utilizadas}Todas as placas de vídeo foram testas em mesmo sistema, configurações e última versão de drivers disponível no site de ATI e Nvidia.

Abaixo algumas fotos das placas e sistema.

- Continua após a publicidade -


OBS: Os testes serão realizados a partir da versão DEMO do título, jÁ disponivel para download. Além disso não serão utilizadas as funções PhysX e 3D estereoscópico.

MÁquina utilizada nos testes:
- Mainboard ECS X58B-A
- Processador Intel Core i7 920 @ 3.8GHz
- Memórias 6 GB DDR3-1600MHz G.Skill Trident
- HD 1TB Sata2 Wester Digital Black
- Fonte XFX 850W Black Edition

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows Seven 64 Bits
- Intel INF 9.1.2.1007
- ATI Catalyst 10.7a hotfix: Placas ATI
- Nvidia ForceWare 258.96 WHQL: Placas Nvidia

Configurações do game/drivers:
- Game baseado em DirectX 9 (O game não tem suporte a DX10 e DX11)
- Anisotropic filtering: 16x
- Antialiasing: ON (via configuração de vídeo dentro do game)
- Vertical sync: OFF

{break::Testes}Agora vamos ao que mais interessa, os testes.

O DEMO do game "Mafia II" possui um bug que, ao colocarmos as placas, mesmo aplicando as configurações, os testes eram feitos sem tais configurações, mesmo que aplicadas. Para corrigir, tivemos que entrar no game com as configurações iniciais, ativar a física, sair do game, voltar ao game, desativar a física, sair e reiniciar novamente. Foi a única forma de realmente começar a salvar as configurações da forma exata.

Como começamos os testes desse artigo pelas placas GeForce GTX 460 (primeiro sem física e depois com), ao mudarmos para as placas da ATI, acabamos por fazer o procedimento acima, mesmo que não intencionalmente. Então não tivemos o problema com tais placas. Na verdade não sabemos nem se teríamos tal problema.

Para evitar dúvidas, refizemos testes de alguns modelos, além da série GTX 460 (GeForce GTX 260 e Radeon HD 5850), que tiveram resultados semelhantes aos atuais. Dessa forma corrigimos apenas os resultados das placas da nova geração da Nvidia.

------------------------------------

Começando pela resolução de 1280x1024, como jÁ era de se esperar, a Radeon HD 5970 mostra sua força bruta por possuir dois chips, ultrapassando a casa de 100FPS. Em seguida temos a placa TOP da Nvidia.

Os outros dois modelos do segmento TOP da ATI ficam respectivamente na quarta e quinta colocação, atrÁs do Crossfire de 5770, seguidas pela GTX 285 e pela GTX 460 de 1GB. Na briga 5830 vs 460 de 768Mb, leve vantagem para a placa da ATI.

Como vemos, algumas placas da geração passada ainda dão pano para a manga, pelo menos em games que não utilizem tecnologias tão recentes, como é o caso de "Mafia II".

- Continua após a publicidade -

{benchmark::766}

Aumentamos a resolução. Tivemos duas mudanças: uma entre 5830 e GTX 460 de 768Mb, onde a placa da Nvidia conseguiu passar a frente, mesmo que por muito pouco. A outra, entre placas da geração passada, onde a GTX 250 passou a 4870, serÁ que devido a quantidade de memória?

{benchmark::767}

Por fim, os testes com a resolução 1920x1080, onde novamente temos um comportamento bem regular das placas testadas, as únicas mudanças mudanças foram entre 5870 e Crossfire de 5770 e novamente entre 5830 e GTX 460Mb, onde a placa da ATI conseguiu superar a placa da Nvidia por pouco.

Destaque: 9 das 12 placas testadas rodam o game em resolução Full HD acima de 30 FPS médio, valor considerado mínimo para se jogar bem.

{benchmark::768}

Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.