Índice do Artigo

Aposto que, ao ler o título, você imaginou que o assunto fosse o jogo em si, pelo visual, pela parte técnica, jogabilidade exemplar e a fama que a franquia obteve. Mas não é nada disso, embora Crysis 2 realmente venha para arrebentar em todos os aspectos.

O assunto aqui é o 3D, literalmente. Ou seja, o uso de óculos 3D que jÁ estÁ virando mania mundial, não apenas nos games, mas em tudo. Desde TV, cinema, games, vídeos e fotos até na medicina(!!).

Mas hÁ um “problema” que ocorre em todas essas Áreas: a geração de dados. Eu explico: para se obter o real efeito 3D (nada de óculos vermelho/azul!) é necessÁrio que a imagem  que se quer visualizar em 3D seja gerada duas vezes. E assim, a geração de dados é em dobro.

Daí você pergunta: “não poderia, então, apenas duplicar a imagem?” A resposta: não, se você quer um efeito 3D real e não apenas algo sobreposto a outro.

{image}{image}{image}

Bom, em todas as Áreas hÁ um aumento enorme de processamento quando se “habilita” a função 3D, conhecida como Stereo. Isso acontece porque a imagem precisa ser gerada duas vezes e ao mesmo tempo, com uma diferença de ângulo de quem assiste de mais ou menos 3cm ou 4 cm, que é a distancia entre os dois olhos de uma pessoa. Daí sim, gera o efeito 3D, que é como se a pessoa tivesse vendo a cena real, in loco, com a plena sensação de profundidade e de volume.

Cada Área adaptou esse aumento de processamento, ou queda de performance (justamente porque se processa tudo em dobro), de uma forma. Nos cinemas, os equipamentos que emitem a imagem em 3D são poderosos, capazes de processar e transmitir o dobro de dados.

As TVs 3D seguem a mesma linha, mas de outra forma: os cabos que transmitem os dados não aguentam transmitir o dobro de dados ao mesmo tempo. Daí se criou o cabo e conexão HDMI 1.4 que transmite o dobro de dados do cabo convencional, que vai até HMDI 1.3.

Visualizar uma foto em 3D, qualquer micro faz sem problema algum, justamente porque é algo simples e que todos os PCs atuais fazem sem problemas. DÁ até para abrir 100 fotos ao mesmo tempo. Chega a ser ridículo, mas enfim.

JÁ para visualizar vídeos ou filmes 3D, é necessÁrio que o PC seja razoÁvel pelo menos, para que aguente dobrar o processamento ao se visualizar vídeos em alta definição. Em uns testes aqui, com vÁrias coisas abertas, alguns vídeos em 3D davam travadinhas. Nada que uma reinicialização não resolva, mas enfim, para se visualizar filmes e vídeos 3D em alta definição é necessÁria uma boa performance do PC.

{image}{image}{image}

Mas e os games em 3D? Essa é a principal questão! Ocorre que para se gerar o efeito 3D em um game, o computador e, nesse caso, mais a placa de vídeo, precisam processar muita coisa e em dobro ainda. Obviamente, nem todas as placas aguentam. É obrigatório usar uma VGA top de linha ou, na pior hipótese, uma de média pra cima.

Mesmo que se use uma VGA top, o processamento em 3D é tão absurdo que nem elas aguentam como deveriam. Ou seja, hÁ uma queda absurda de performance quando se habilita a função 3D.

Aí, de quem é a culpa? Do fabricante do equipamento 3D, leia-se óculos e receptor? Culpa da VGA? Culpa do monitor? Culpa do PC por inteiro? Pela lógica seria da VGA, em conjunto com o processador, que não “aguenta” a geração de imagens 3D sem queda de performance.

Agora vem a grande notícia e o propósito desse artigo: E se a culpa for das produtoras de games que não se adequam aos novos tempos em 3D? Parece meio surreal imaginar que a culpa da queda absurda de performance seja questão de “software”.

{image}{image}{image}

Até ontem eu imaginava que seria impossível a culpa ser apenas no software, ou seja, na programação de um jogo. Até porque foge de qualquer idéia lógica sobre o assunto.

Para minha surpresa, e acredito que de todos, a Crytek divulgou que o seu aguardadíssimo game Crysis 2 terÁ a opção 3D Stereo. Até aqui nenhuma novidade, até porque jogo atual sem poder usar 3D, perde metade da graça.

Mas isso gerou preocupação nos jogadores, justamente porque rodar um jogo em 3D gera uma queda enorme de performance. Então como seria rodar em 3D o Crysis 2? JÁ até existem tópicos em vÁrios fóruns gringos sobre o assunto. Até mesmo de especulações sobre as mÁquinas que poderiam rodar satisfatoriamente o game em 3D. Alguns até dizem que não existe ainda.

Bom, para acabar com isso e mudar o pensamento de muita gente, o fundador e CEO da Crytek, Cevat Yerli, disse ao site videogamer.com que a nova engine da empresa, CryEngine 3, vai revolucionar a função 3D e deixar todo mundo surpreso.

Ele deu detalhes dessa surpresa e, por incrível que pareça, é um tanto surreal: o principal problema dos games ao se usar 3D é a performance. Isso é fato confirmado. Agora, de acordo com Cevat, isso vai acabar, pelo menos no Crysis 2.

Cevat confirmou que a queda de performance ao se habilitar o 3D, obviamente com o 3D Vision, serÁ incrivelmente pequena. Com suas próprias palavras, ele disse: “Our impact is 1.5 per cent. You play 2D or 3D, you have no difference. It's pretty much for free. People, when they ask how, I say it's our little magic”, ou seja, de acordo com ele, o impacto é de 1.5%. Você pode jogar em 2D ou 3D, não haverÁ diferença. Praticamente não hÁ custo [de processamento]. Quando perguntam como isso é possível, ele diz que aí sim é a “mÁgica” deles.

Ele ainda deu um exemplo no qual, se o game rodar a 30 frames por segundo em modo normal, em 3D ele perderÁ apenas 0,4 frames, ou seja, rodarÁ a 29.6 frames! Acredita? Pois é! Nem eu.

A explicação para essa façanha não foi bem esclarecida pelo Cevat, óbvio. De acordo com ele, a engine renderizarÁ a imagem do game apenas uma vez normalmente, como em qualquer outro jogo. Mas ao habilitar o 3D, a engine gerarÁ uma outra imagem baseada na original, sem queda de performance.  Ele disse que na geração dessa segunda imagem é onde estÁ o segredo. Até brincou, dizendo que eles fazem mÁgica para que isso aconteça.

Para finalizar, ele disse que a equipe toda estava muito feliz porque Crysis 2 serÁ o primeiro game que usarÁ a função 3D em todas as plataformas sem mudanças de performance.

Se isso tudo se confirmar, Crysis 2 poderÁ ser um divisor de Águas em termos de uso do 3D. AfetarÁ todas as produtoras e até mesmo as detentoras do equipamentos 3D do mercado. E colocarÁ toda a culpa das performances toscas de jogos em 3D nas produtoras. SerÁ?

{image}{image}{image}

Crysis 2 serÁ lançado no final deste ano pela Electronic Arts para PC, PS3 e Xbox 360. O jeito é ficar sonhando até lÁ e esperar que, no lançamento do game, o sonho continue e não vire um pesadelo.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções