Índice do Artigo

Notebook

REVIEW | Avell A72 HYB - muita performance em um notebook muito fino

O Avell A72 HYB é um notebook de alto desempenho equipado com processador Intel Core i7 da 12ª geração combinado com uma Nvidia GeForce RTX 3070 Ti, tudo em um projeto compacto voltado a consumidores profissionais e também gamers.

Além do alto desempenho dos chips gráficos e do processador, o notebook se destaca por um design muito compacto e uma tela de alta qualidade, com resolução Quad HD e com taxa de atualização de 240Hz.

Site oficial do Avell A72 HYB

Principais especificações do modelo testado:

– Nvidia GeForce RTX 3070Ti 8GB GDDR6
– Intel Core i7-12700H
– Tela de 15,6″ IPS 144Hz Full HD (1920×1080)
– 2x8GB DDR4 @3200MHz
– 512GB SSD M.2 
– 1,7kg e 1,9cm
– A partir de R$ 13.939,00


Design

O Avell A72 HYB tem uma abordagem bem presente em vários produtos da Avell: uma abordagem direta e minimalista, usando uma carcaça bastante genérica com linhas retas e poucos detalhes visuais. Não vai chamar a atenção de quem queria um notebook ou mesmo um dispositivo gamer com mais personalidade, mas para uma pessoa mais pragmática, ele é ótimo.

Ele impressiona pela discrição graças a um conjunto de fatores. O primeiro é o uso da cor cinza em um acabamento fosco, enquanto que outro fator que contribuiu para esse aspecto é seu porte. Ele é impressionantemente compacto para um dispositivo equipado com um Core i7-12700H e uma RTX 3070 Ti. Em um perfil tão fino e leve, dá pra ser engando e pensar que não se trata de um notebook de alta performance, e sim um dispositivo de uso cotidiano.

A tela está entre os destaques desse produto. Além da boa qualidade do display, com bons contrastes, cores e ângulos de visão com baixa, ele tem especificações bem relevantes para gamers, como a taxa de atualização de 240Hz. As bordas muito finas em torno da tela são um fator importante para o perfil bastante compacto desse modelo.

Falando na conectividade, temos um modelo bem completo. O destaque é uma porta USB Tipo-C com suporte ao Thunderbolt 4, uma tecnologia basante capaz e abrangente no suporte a transferências de dados e até energia. Também conta com USB 3.2 Gen 2×1 Tipo-A, capaz de atingir 10Gb/s, duas portas USB 3.2 Gen 1×1 Tipo-A com velocidade máxima de  5Gb/s, além de uma HDMI 2.1 com suporte a até 4K@60fps e um tradicional RJ-45 para cabo de rede com suporte a rede 10/100/1000/2500. Isso e mais o WiFi6 da plataforma Intel fazem desse notebook um produto muito completo em conectividade, ficando devendo só uma coisa: um leitor de cartão em tamanho tradicional, mas temos aqui o suporte ao MicroSD, o que já pode atender alguns profissionais.

Para quem está de olho em possibilidades de upgrade e manutenção, o Avell A72 HYB mantém o estilo da empresa em entregar produtos fáceis de abrir e mexer. É só remover os parafusos e toda a tampa inferior é facilmente removida, dando acesso aos slots de memória, os dois slots de SSDs NVMe, e também uma possível manutenção no sistema de arrefecimento, como limpeza e troca de pasta térmica, para quem encara esse tipo de procedimento. Algo interessante é que o tampa inferior traz dissipadores de calor, para ajudar no arrefecimento dos SSDs.


Hardware

Se há algo que impressiona no HYB é seu hardware, ainda mais quando colocamos na conta que ele é tão fino e leve. Ele possui a combinação da GeForce RTX 3070 Ti, chip gráfico que não é o mais potente da Nvidia, mas que também não fica longe dele, enquanto o processador é o Intel Core i7-12700H, um processador da 12ª geração Intel Core. 

O Core i7 é um processador bastante robusto, com a arquitetura híbrida da Intel que combina núcleos de performance e núcleos de desempenho. O Core i7-12700H trás um total de 6 núcleos de desempenho e mais 8 núcleos de performance, em um arranjo com um total de 20 threads. Todas essas estruturas, aliado a alta performance por núcleo da arquitetura Alder Lake, resulta em um CPU bastante competente tanto para games em altas taxas de quadro quanto uso profissional.

Já a RTX 3070 Ti é uma implementação um pouco mais modesta que os 7424 núcleos CUDA da 3080 Ti, mas ainda falamos de 5888 núcleos de processamento, algo que representa um salto de 50% sobre a quantidade estruturas da popular RTX 3060, por exemplo. Combinado com os 8GB de memória, temos um chip que consegue encarar a resolução Quad HD em qualidade alta e até mesmo 4K com auxílio de tecnologias como o Nvidia DLSS ou o AMD FSR.


Testes – Aplicativos

CineBENCH

V-Ray

Adobe Premiere


3DMark

A tradicional ferramenta de benchmarks trás uma visão geral da performance do sistema encarando ciclos pesados tanto para chip gráfico quanto processador. Rodamos duas variações, que incluem o tradicional Firestrike e o mais moderno Time Spy, que faz uso da nova API DirectX 12.

Testes – Esports

Jogos do estilo competitivo são exigentes tanto no chip gráfico, que precisa fazer os quadros, quanto no processador, que precisa ter alto desempenho para dar conta de um gameplay com taxas elevadas de quadros.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: em jogos competitivos o ideal é buscar a taxa mais alta de quadros, de preferência acima dos 100fps 

Counter Strike: Global Ofensive
O game competitivo é baseado em DirectX 9 e, apesar das baixas exigências de performance na parte da placa de vídeo, por se tratar de um eSport, o ideal é alcançar altíssimas taxas de quadros – algo que traz alta carga tanto para CPU quanto GPU.


Rainbow Six Siege
O game recebeu uma atualização que disponibilizou a APU Vulkan. Apesar de leve, é um jogo exigente em CPU para atingir altas taxas de quadro.


Testes – Games pesados

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e abaixo dos 30 o jogo começa a ficar “não jogável.”

 


Assassin´s Creed Valhalla
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto nos detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Ele é baseado no motor gráfico AnvilNext 2.0, o mesmo implementando inicialmente em AC: Unity.


GTA V

Grand Theft Auto V está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques boa qualidade gráfica. Ele é um dos games que mais faz uso do CPU, sendo um ótimo teste para ver o comportamento e diferença entre esse componente. 


Red Dead Redemption 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento de sistemas. Nosso teste considera o game rodando na API Vulkan, que se comportou melhor tanto em placas AMD quanto Nvidia.


Autonomia

Com um hardware potente, o A72 HYB segura umas 4 horas fora da tomada em atividades leves e no modo economia de energia, colocando ele no território do nem bom, nem ruim, nesse aspecto. 

Aquecimento e ruído

O aquecimento era um tópico que me preocupava bastante, considerando a alta performance dos componentes e o pouco espaço para arrefecimento da carcaça. Surpreendentemente, o notebook manteve temperaturas dentro do esperado para o chip gráfico e processador, mantendo frequências altas de operação e alta performance ao longo dos testes. 

O único fator negativo foi a rotação das fans. Elas ficam em uma rotação elevada para manter esse bom nível de aquecimento e performance, gerando um nível de ruído perceptível, porém nada insano considerando o nível de ruído que notebooks gamers fazem em média. E para quem quiser tornar ele mais silencioso, dá para abrir mão de um pouco de performance para deixar ele mais discreto, porém para tirar todo seu potencial, é bom jogar com um headset.


Software

O A72 HYB traz um software com interface customizada para a Avell. O elemento mais importante é que ela é customizada para o português brasileiro, e junto com a interface bastante limpa e direta, torna fácil mexer nas configurações do notebook.

Entre os ajustes possíveis está a troca da iluminação do teclado e da barra de LED abaixo do touchpad, configuração do display, informações sobre os componentes e também ajustes na operação do notebook. Algo que curti é que ficou muito fácil mudar a curva de fans do notebook, facilitando torná-lo mais silencioso, e também é prático mexer no TCC, o Thermal Control Circuit, tornando possível para o consumidor reduzir a temperatura limite de operação do processador. Sim, até que enfim um jeito prático de fazer o Intel Core parar de bater os 100ºC, e é possível fazer um offset para até 10ºC, reduzindo sua temperatura limite para 90ºC, sem ter que usar softwares de terceiros tipo o ThrottleStop.


Vídeo de gameplay

YouTube video


Conclusão

O Avell A72 HYB me impressionou no balanço entre performance e portabilidade. Mesmo com uma estrutura tão compacta, ele deu conta de fazer o processador Intel Core i7-12700H e o chip gráfico RTX 3070 Ti se manterem em alta performance, entregando alguns dos melhores resultados em nossos testes até o momento. É um notebook com plenas condições de fazer bom uso da alta taxa de atualização do display, ou de “mandar ver” na hora do trabalho, passando sem dificuldades por renders mais extremos.

Mas o porte compacto impactou em outros elementos. Ele não consegue ser muito discreto em alta carga, e para manter as temperaturas e a performance, as fans operam em alta rotação. Não é tão ruidoso como produtos que já testamos no passado, mas nesse aspecto ele é apenas regular. Algo que é viável, e que vamos mostrar no gameplay em vídeo, é que seus chips tem tanta performance que é viável baixar suas frequências, reduzir seu aquecimento, torná-lo silencioso e ainda assim jogar em uma taxa alta de quadros. Envolve um pouco de ajuste, mas é possível graças ao grande poder computacional dos chips equipados por aqui.

Com tantos pontos positivos e tanta performance, o impeditivo é somente um: o preço. Com um hardware desse porte, seu custo ultrapassa os R$ 13 mil, valor que não é para qualquer um. Porém colocando na balança a tela de 240Hz, o processador Core i7 da 12ª geração e a RTX 3070 Ti, não dá para dizer que seja um preço fácil de se encarar, mas que está dentro da realidade e é até um modelo relativamente acessível para esse perfil de hardware.

Prós

Altíssima performance para games e aplicações profissionais

Ótima tela de 240Hz

Atualizado com WiFi6 e Thuderbolt 4

Leitor de cartão (mas só microSD)

Teclado no padrão brasileiro com numéricos e iluminação personalizável

Contras

Visual genérico

Preço alto

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções