Recebemos para review a placa de vĂdeo ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3070 Ti, um dos modelos mais barato da empresa com essa GPU junto e Turbo. A ASUS ainda tem a TUF Gaming GeForce RTX 3070 Ti OC e dois modelos ROG STRIX posicionados acima dela.
Ela mantĂ©m o que jĂĄ Ă© conhecido pela placa referĂȘncia, inclusive clocks, mas traz como destaque um sistema de cooler com 3 FANs. O preço teĂłrico Ă© levemente acima do base de placas com essa GPU, US$599. Mas, como sabemos, nĂŁo Ă© o praticado atualmente.
Site oficial ASUS TUF Gaming RTX 3070 Ti
Filtro de placas RTX 3070 Ti na Kabum
Placas com a GPU GeForce RTX 3070 Ti trazem um leve incremento de especificaçÔes sobre a RTX 3070, outra placa tambĂ©m baseada no chip GA104, como aumento na contagem de nĂșcleos CUDA e leve incremento de frequĂȘncias, mantendo 8GB de memĂłria, porĂ©m atualizados para a tecnologia GDDR6X.
A RTX 3070 Ti vem equipada com 6144 nĂșcleos CUDA, uma diferença discreta comparada aos 5888 da RTX 3070, mas com chĂŁo ainda separando dos 8704 da RTX 3080.
Na disputa com rivais AMD, ela aterrissa poucos dĂłlares acima da RX 6800, com preço sugerido de US$ 579. Aqui tem um ponto importante: a RX 6800 referĂȘncia da AMD jĂĄ foi devolvida para a AMD Brasil, e no momento nĂŁo possuĂmos nenhuma unidade no Adrenaline. Nem havia uma disponĂvel para ser enviada para testes, impossibilitando o comparativo direto jĂĄ que nossa bateria de benchmarks mudou completamente nos Ășltimos tempos.
Placas com o GPU GeForce RTX 3070 Ti estĂŁo custando na casa de R$8.000 no Brasil. Sim, meus amigos, a vida continua complicada quando se trata de placas de vĂdeo – diria, na verdade, desanimadora. O valor dessa placa possibilitava comprar um PC inteiro com ela antes da pandemia.
RTX 30
A fabricação das Ampere ficarĂĄ por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanĂŽmetros. Uma das principais novidades Ă© a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, nĂșcleos tensores, nĂșcleos RT e memĂłrias. Os novos SM agora sĂŁo capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).
A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das trĂȘs estruturas introduzidas com as RTX Turing
TambĂ©m foi introduzido a segunda geração de nĂșcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cĂĄlculos de intersecçÔes indispensĂĄveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado Ă© um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.
Os nĂșcleos tensores tambĂ©m trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removĂȘ-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem “matriz nĂŁo esparsa” das Turing para impressionantes 238 TFLOPS nas matrizes esparsas das Ampere.
A RTX 3080 Ti implementa mais memĂłria, chegando a 12GB
A RTX 3080 Ti mantém a mesma tecnologia de memórias implementadas nas RTX 3080 e 3090, que usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron e que entrega o dobro de taxa de dados através de um ajuste fino que viabiliza o dobro de dados trafegando em cada ciclo.
Comparativos técnicos
Abaixo, tabelas comparativas com a RTX 30 Ti e outros modelos:
Comparativo
Preço de Lançamento | ||||
Preço de Lançamento |
US$699,00
17/09/2020
|
US$599,00
10/06/2021
|
US$599,00
10/06/2021
|
US$499,00
01/09/2020
|
---|---|---|---|---|
Preço Atualizado | ||||
Preço Atualizado |
R$5.560,00
06/09/2022
|
– | – |
R$5.000,00
22/12/2020
|
EspecificaçÔes da GPU
Processo de fabricação | ||||
Processo de fabricação | 8nm | 8nm | 8nm | 8nm |
---|---|---|---|---|
PCI-Express bus | ||||
PCI-Express bus | 4.0 | 4.0 | 4.0 | 4.0 |
Chip | ||||
Chip | Ampere GA102 | Ampere GA104 | Ampere GA104 | Ampere GA104 |
Clock do GPU | ||||
Clock do GPU | 1440 MHz | 1575 MHz | 1575 MHz | 1500 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | ||||
Clock do GPU (Turbo) | 1710 MHz | 1770 MHz | 1770 MHz | 1725 MHz |
EspecificaçÔes das Memórias
Tecnologia da RAM | ||||
Tecnologia da RAM | GDDR6X | GDDR6X | GDDR6X | GDDR6 |
---|---|---|---|---|
Interface de largura de BUS | ||||
Interface de largura de BUS | 320 bit | 256 bit | 256 bit | 256 |
Quantidade de RAM | ||||
Quantidade de RAM | 10 GB | 8 GB | 8 GB | 8 GB |
Clock das memĂłrias | ||||
Clock das memĂłrias | 1188 MHz | 1188 MHz | 1188 MHz | 1750 MHz |
Clock efetivo das memĂłrias | ||||
Clock efetivo das memĂłrias | – | – | – | – |
Largura de banda | ||||
Largura de banda | 760.3 GB/s | 608.3 GB/s | 608.3 GB/s | 448 GB/s |
CaracterĂsticas Gerais
Shading Units | ||||
Shading Units | 8704 | 6144 | 6144 | 5888 |
---|---|---|---|---|
TMUs | ||||
TMUs | 272 | 192 | 192 | 184 |
ROPs | ||||
ROPs | 96 | 96 | 96 | 96 |
Pixel Rate | ||||
Pixel Rate | 164.2 GPixel/s | 169.9 GPixel/s | 169.9 GPixel/s | 165.6 GPixel/s |
Texture Rate | ||||
Texture Rate | 465.1 GTexel/s | 339.8 GTexel/s | 339.8 GTexel/s | 317.4 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes FP16 | ||||
Performance de pontos flutuantes FP16 | 29.77 TFLOPS | 21.75 TFLOPS | 21.75 TFLOPS | 20.31 TFLOPS |
Design
Tipo de Slot | ||||
Tipo de Slot | Dois slots | TrĂȘs slots | Dois slots | Dois slots |
---|---|---|---|---|
Suporte à combinação de placas | ||||
Suporte Ă combinação de placas | NĂO | NĂO | NĂO | NĂO |
Pinos de alimentação | ||||
Pinos de alimentação | 1 x 12 pinos | 2x 8 pinos | 1 x 12 pinos | 1x 12 pinos |
Comprimento da placa | ||||
Comprimento da placa | 285 mm | 300 mm | 242 mm | 242 mm |
TDP | ||||
TDP | 320 W | 290 W | 200 W | 220 W |
Fonte recomendada | ||||
Fonte recomendada | 750 W | 600 W | 550 W | 650 W |
ConexĂ”es de vĂdeo | ||||
ConexĂ”es de vĂdeo | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 |
Recursos
DirectX | ||||
DirectX | 12 Ultimate | 12 Ultimate | 12 Ultimate | 12 Ultimate (12_2) |
---|---|---|---|---|
OpenCL | ||||
OpenCL | 2.0 | 3.0 | 3.0 | 2.0 |
OpenGL | ||||
OpenGL | 4.6 | 4.6 | 4.6 | 4.6 |
Shader | ||||
Shader | 6.5 | 6.6 | 6.6 | 6.5 |
Extras
Extras | ||||
Extras | – | – | – | – |
---|
Fotos
A placa segue o design de outros modelos da linha TUF, com sistema de cooler com 3 FANs, dissipadores com altura de 2,7 Slots PCI-Express… Leia-se 3.
A ASUS destaca que os componentes da linha TUF são selecionados visando maior desempenho e durabilidade das placas, com testes de validação por 144 horas ininterruptas. Na parte de trås, ela vem com um backplate que melhora a questão de dissipação de calor, além de deixar a placa mais robusta e resistente do que se o PCB não tivesse essa base metålica.
Tirando a diferença de tamanho e mudança de cooler, ela possui o mesmo conector de alimentação de energia com 12 pinos, por enquanto exclusivo em placas Founders Edition.
A GeForce RTX 3070 Ti traz o mesmo sistema de cooler dos modelos GeForce RTX 3080 Founders
Sobre conexĂ”es, a TUF Gaming RTX 3070 Ti vem com trĂȘs DisplayPort 1.4 e duas HDMI 2.1, uma a mais que a referĂȘncia.
ASUS TUF Gaming RTX 3070 Ti vs NVIDIA RTX 3070 Ti
As fotos abaixo mostram a diferença entre esse projeto da ASUS e a placa referĂȘncia da NVIDIA, que Ă© menor e usa o mesmo sistema de cooler das placas da sĂ©rie RTX 3080, com um FAN pela parte de cima e outro embaixo. JĂĄ a TUF segue o padrĂŁo da maioria dos fabricantes para esse perfil de produto: trĂȘs FANs em um cooler bem grande que avança sobre o PCB da placa, como Ă© possĂvel ver pela parte de trĂĄs.
Para as conexĂ”es de vĂdeo, como colocado, a ASUS adicionou uma HDMI extra, o que Ă© interessante. JĂĄ na parte de alimentação de energia, a NVIDIA com um conector de 12 pinos, por enquanto exclusivo de seus modelos, e a ASUS TUF Gaming com dois conectores de 8 pinos.
Sistema utilizado
Fizemos uma mudança em nossa plataforma de testes de placas de vĂdeo, agora baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. VĂĄrios outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequĂȘncia de 3200MHz (CL16). Abaixo, algumas fotos da placa instalada em nossa nova bancada de testes para placas de vĂdeo:
Antes dos testes, detalhes da mĂĄquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:
NOSSA MĂQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021
MĂĄquina utilizada nos testes:
– Processador AMD Ryzen 9 5900X
– Placa-mĂŁe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
– Kit de memĂłrias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
– SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
– Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
– Fonte de energia CM v1300W Platinum
– Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado
Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 Pro 64 Bits 21H1
– NVIDIA GeForce 466.xx
Aplicativos/Games:
– Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
– Blender (renderização pelo GPU)
– SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
– 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
– Assassin’s Creed Valhalla (DX12)
– Cyberpunk 2077 (DX12)
– Flight Simulator 2020 (DX11)
– Forza Horizon 4 (DX12)
– Grand Theft Auto 5 (DX11)
– Rainbow Six Siege (Vulkan)
– Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
– Resident Evil Village (DX12)
– The Division 2 (DX12)
– Watch Dogs: Legion (DX12)
GPU-Z
Abaixo, a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais caracterĂsticas tĂ©cnicas da placa:
Overclock
A GeForce RTX 3070 Ti Founders subiu 120MHz em nosso overclock, saltando de 1575MHz para 1695MHz. JĂĄ a TUF Gaming RTX 3070 Ti saltou para 1725MHz, representando um aumento de 150MHz no clock base dela e da Founders. As memĂłrias, agora GDDR6X, ao contrĂĄrio de GDDR6 da RTX 3070, subiram de 19GHz para 20.6GHz contra 20.2 GHz da Founders, mesmo clock que colocamos na RTX 3080 Ti Founders.
Destacamos que não mexemos em tensão, apenas colocando o power limit no måximo através do Afterburner, software utilizado para os testes, como podem ver abaixo no print.
OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.
Consumo de energia
Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dĂĄ a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor Ă© o consumo total da mĂĄquina e nĂŁo apenas da placa de vĂdeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. ComparaçÔes com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido a mudanças de sistema utilizado.
Os testes consistem no consumo mĂnimo do sistema, ele em modo ocioso apĂłs o teste de carga mĂĄxima, nesse caso rodando o 3DMark atravĂ©s do modo Fire Strike Ultra.
OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5W a 10W como margem de erro, devido à variação que acontece testando uma mesma placa.
Temperatura
Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vĂdeo: a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso quanto em uso contĂnuo.
Ă importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU nĂŁo estĂĄ sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prĂĄtica nĂŁo comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida Ăștil, alĂ©m de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que nĂŁo caracteriza uma placa ruim caso ela seja alta.
Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais råpida e, consequentemente, fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.
Por que a placa com sistema de cooler referĂȘncia tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vĂdeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de nĂșmeros como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendĂȘncia Ă© que a GPU nĂŁo baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.
Primeiro, vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:
Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.
OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a regiĂŁo do paĂs, sistema onde a placa estĂĄ instalada e teste utilizado.
Abaixo, algumas fotos da placa com uma cĂąmera termal da Flir, mostrando a temperatura em algumas partes do corpo da placa:
Aplicativos
Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.
Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe Ă© referĂȘncia mundial quando falamos em software para edição de vĂdeos, e em suas Ășltimas versĂ”es tambĂ©m tem aproveitado do benefĂcio dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo, o comportamento das placas comparadas:
Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vĂdeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vĂdeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e tambĂ©m atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.
SPECviewperf 13
A suĂte de testes de aplicativos profissionais Ă© composta por uma bateria abrangente de cenĂĄrios que envolvem intenso uso de hardware para renderizar, desde arquitetura, mineração atĂ© medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.
3DMark
E se falamos em benchmarks, nĂŁo poderĂamos deixar de fora um dos mais icĂŽnicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vĂdeo: o 3DMark. Nossa bateria consiste em trĂȘs testes, porĂ©m dois deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:
Testes em games
Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.
Para ajudar a entender os grĂĄficos a seguir: acima de 60fps Ă© o ideal para monitores que operam nessa frequĂȘncia. Quanto mais prĂłximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar “nĂŁo jogĂĄvel”
Assassin’s Creed Valhalla
Game de mundo aberto, tem amplos cenĂĄrios e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando-se um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vĂdeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na sĂ©rie desde o Assassin’s Creed Unity. A versĂŁo usada em Valhalla no PC Ă© baseado na API DirectX 12.
Cyberpunk 2077
O sucesso de vendas, mas desastre de crĂticas, da CD Proejct RED tem como destaque o uso amplo de diversas tecnologias como o FidelityFX da AMD e tanto o DLSS quanto o Ray Tracing acelerado por hardware Nvidia RTX. No teste, corremos pelas ruas movimentadas de Night City, tornando desafiante o trabalho tanto do processador quanto da placa de vĂdeo e trazendo esforço redobrado para a placa de vĂdeo quando o traço de raios de luz estĂĄ habilitado.
Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referĂȘncia quando se trata de grĂĄficos de alta qualidade, com cenĂĄrios incrĂveis beirando a realidade em vĂĄrios momentos, e ideal para ver o comportamento de placas de vĂdeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda Ă© DX11.
Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor grĂĄfico prĂłprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, Ă© totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes grĂĄficos e a capacidade de entregar bom nĂvel de performance em mĂșltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.
Grand Theft Auto V
O jogo jĂĄ Ă© um clĂĄssico e, apĂłs anos, ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele tambĂ©m traz uma noção de motores grĂĄficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. Ă um teste bastante exigente em processador, e memĂłrias mais rĂĄpidas tambĂ©m tem impactos bastante perceptĂveis. Para as placas de vĂdeo modernas, jĂĄ nĂŁo Ă© um grande desafio.
Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nĂvel Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatĂłria, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em mĂșltiplos componentes.
Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belĂssimos grĂĄficos, Ă© uma boa referĂȘncia para medir o comportamento das placas de vĂdeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.
Resident Evil Village
O game da Capcom usa a excelente RE Engine, motor grĂĄfico que entrega resultados interessantes desde os hardwares high-end atĂ© plataformas mais limitadas como o Nintendo Switch. O Resident Evil 8 traz como destaque cenĂĄrios complexos e ricamente detalhados, com uso de Ray Tracing na iluminação dos cenĂĄrios e com recursos como o FidelityFX disponĂveis. Nos testes, fazemos uma volta pelo Castelo Dimitrescu, uma das localidades mais pesadas e detalhadas do game.
Tom Clancy’s The Division 2
The Division 2 usa um motor grĂĄfico prĂłprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenĂĄrios complexos e grandes quantidades de partĂculas na tela.
Watch Dogs: Legion
Game apoiado pela Nvidia, é baseado no motor gråfico Disrupt e tem um amplo uso de tecnologias RTX, como o DLSS, e também possui o Ray Tracing, sendo acelerado tanto por hardware GeForce RTX quanto Radeon RDNA 2. Seu principal destaque é uma Londres futurista repleta de geometria e personagens, o que, combinado com os efeitos de traçamento de raios de luz, cria um desafio e tanto para rodar o game.
ConclusĂŁo
Como jĂĄ falamos na anĂĄlise do modelo referĂȘncia, a GeForce RTX 3070 Ti traz uma diferença mĂnima em contagem de nĂșcleos CUDA e mesma quantidade de VRAM da RTX 3070, ficando por conta da mudança nas memĂłrias o ponto mais importante. Sai o GDDR6 e entra o GDDR6X, aumentando a largura de banda de forma significativa. MemĂłrias mais rĂĄpidas impactam na performance, especialmente em alguns cenĂĄrios.
RTX 3070 Ti é uma espécie de RTX 3070 Super: o principal upgrade é nas memórias
Falando de desempenho, em vĂĄrios cenĂĄrios a diferença foi inferior a 10%, principalmente em testes que jĂĄ rodavam em altas taxas de quadros, como em configuração FullHD na maioria dos games. A memĂłria se mostrou um diferencial maior em QuadHD e 4K, pois Ă© aĂ que o sistema vai ficando “sedento” por largura de banda pra passar texturas gigantescas
e todos os dados para trabalhar com frames de alta contagem de pixels. Nesse sentido, a RTX 3070 Ti Ă© uma placa com performance para QuadHD no Ultra ou 4K em qualidade alta, entĂŁo faz sentido essa largura de banda maior para encarar essas resoluçÔes. PorĂ©m ela nĂŁo tem um ganho suficiente de performance para rodar tudo no Ultra, como uma RTX 3080.VersĂŁo da ASUS tem Ăłtimo sistema de cooler, bem mais eficiente que o modelo referĂȘncia
O modelo TUF Gaming RTX 3070 Ti da ASUS, por ter as mesmas especificaçÔes de clock da referĂȘncia, tem desempenho igual a ela, ficando a diferença por conta da margem de erro e pequenas melhorias (Ă s vezes nĂŁo) no desempenho, relacionado aos novos testes considerarem uso de driver mais atual ou mesmo alguma atualização dos games. Ficou claro tambĂ©m que a placa Ă© excelente em dissipação de calor, com um sistema de cooler bem eficiente, inclusive com temperatura menor do que a referĂȘncia mesmo quando em overclock.
E falando em overclock, conseguimos subir mais as frequĂȘncias desse modelo do que da placa Founders da NVIDIA, porĂ©m, ao meu ver, nĂŁo Ă© algo que se justifica a longo prazo – ganho tĂŁo baixo de desempenho nĂŁo costuma fazer uma diferença final que justifique, tirando o fato da placa proporcionar de fato ganhos com overclock pelo projeto da ASUS. Em alguns cenĂĄrios, ela superou um pouco os 10% de ganho de desempenho.
Filtro de placas RTX 3070 Ti na Kabum
Comprar uma placa como essa ou mesmo modelos superiores virou algo possĂvel para poucos. Sei que tudo aumentou, mas as placas de vĂdeo estĂŁo entre os produtos de tecnologia que mais aumentaram, ao ponto de uma RTX 3070 Ti custar o preço de um belo computador antes da pandemia. Enfim, Ă© um projeto bem legal, na minha opiniĂŁo, nem tem muito sentido investir em um modelo STRIX com mesmo GPU, mas que custa 10% ou mais, se na prĂĄtica o desempenho Ă© bem prĂłximo. Apesar do valor, quem comprar vai gostar – a placa entrega alto desempenho e Ă© bem eficiente na dissipação de calor, passando despercebida em ruĂdo.
Performance para 4K, Ray Tracing e 60fps ou mais em qualidade alta
MemĂłrias mais rĂĄpidas
Ecossistema de games RTX mais maduro
HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast
Menor quantidade de VRAM comparado a Radeons do segmento
Pouco ganho de performance comparado a RTX 3070, e bem atrĂĄs da RTX 3080
Preço muito alto
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