REVIEW: ASUS TUF Gaming RTX 3070 Ti - specs referência com bom sistema de cooler

Modelo está entre os mais baratos da ASUS, com potencial para overclock

Recebemos para review a placa de vídeo ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3070 Ti, um dos modelos mais barato da empresa com essa GPU junto e Turbo. A ASUS ainda tem a TUF Gaming GeForce RTX 3070 Ti OC e dois modelos ROG STRIX posicionados acima dela.

Ela mantém o que já é conhecido pela placa referência, inclusive clocks, mas traz como destaque um sistema de cooler com 3 FANs. O preço teórico é levemente acima do base de placas com essa GPU, US$599. Mas, como sabemos, não é o praticado atualmente.

Site oficial ASUS TUF Gaming RTX 3070 Ti
Filtro de placas RTX 3070 Ti na Kabum

Placas com a GPU GeForce RTX 3070 Ti trazem um leve incremento de especificações sobre a RTX 3070, outra placa também baseada no chip GA104, como aumento na contagem de núcleos CUDA e leve incremento de frequências, mantendo 8GB de memória, porém atualizados para a tecnologia GDDR6X.

A RTX 3070 Ti vem equipada com 6144 núcleos CUDA, uma diferença discreta comparada aos 5888 da RTX 3070, mas com chão ainda separando dos 8704 da RTX 3080.

Na disputa com rivais AMD, ela aterrissa poucos dólares acima da RX 6800, com preço sugerido de US$ 579. Aqui tem um ponto importante: a RX 6800 referência da AMD já foi devolvida para a AMD Brasil, e no momento não possuímos nenhuma unidade no Adrenaline. Nem havia uma disponível para ser enviada para testes, impossibilitando o comparativo direto já que nossa bateria de benchmarks mudou completamente nos últimos tempos.

Placas com o GPU GeForce RTX 3070 Ti estão custando na casa de R$8.000 no Brasil. Sim, meus amigos, a vida continua complicada quando se trata de placas de vídeo - diria, na verdade, desanimadora. O valor dessa placa possibilitava comprar um PC inteiro com ela antes da pandemia.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

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A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS nas matrizes esparsas das Ampere.

A RTX 3080 Ti implementa mais memória, chegando a 12GB

A RTX 3080 Ti mantém a mesma tecnologia de memórias implementadas nas RTX 3080 e 3090, que  usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron e que entrega o dobro de taxa de dados através de um ajuste fino que viabiliza o dobro de dados trafegando em cada ciclo.


Comparativos técnicos

Abaixo, tabelas comparativas com a RTX 30 Ti e outros modelos:

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Comparativo

NVIDIA GeForce
RTX 3080
ASUS TUF Gaming
GeForce RTX
3070 Ti
NVIDIA GeForce
RTX 3070 Ti
NVIDIA GeForce
RTX 3070

Preços

Preço no lançamentoU$ 699,00 U$ 599,00 U$ 599,00 U$ 499,00
Preço atualizadoR$ 7.200,00 U$ 599,00 U$ 599,00 R$ 5.000,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm 8nm 8nm 8nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipAmpere GA102 Ampere GA104 Ampere GA104 Ampere GA104
Clock do GPU1440 MHz1575 MHz1575 MHz1500 MHz
Clock do GPU (Turbo)1710 MHz1770 MHz1770 MHz1725 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6X GDDR6X GDDR6X GDDR6
Interface de largura de BUS320 bit 256 bit 256 bit 256
Quantidade de RAM10 GB 8 GB 8 GB 8 GB
Clock das memóriass1188 MHz1188 MHz1188 MHz1750 MHz
Clock efetivo19000 MHz19000 MHz19000 MHz14000 MHz
Largura de banda760.3 GB/s608.3 GB/s608.3 GB/s448 GB/s

Características Gerais

Shading Units8704 6144 6144 5888
TMUs272 192 192 184
ROPs96 96 96 96
Pixel Rate164.2 GPixel/s169.9 GPixel/s169.9 GPixel/s165.6 GPixel/s
Texture Rate465.1 GTexel/s339.8 GTexel/s339.8 GTexel/s317.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes29.77 TFLOPS21.75 TFLOPS21.75 TFLOPS20.31 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1 x 12 pinos 2x 8 pinos 1 x 12 pinos 1x 12 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NÃO NÃO
Tipo de SlotDois slots Três slots Dois slots Dois slots
Comprimento da placa285 mm300 mm242 mm242 mm
TDP320 W290 W200 W220 W
Fonte recomendada750 W600 W550 W650 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate (12_2)
OpenCL2.0 3.0 3.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.6 6.6 6.5

Extras


Fotos

A placa segue o design de outros modelos da linha TUF, com sistema de cooler com 3 FANs, dissipadores com altura de 2,7 Slots PCI-Express... Leia-se 3.

A ASUS destaca que os componentes da linha TUF são selecionados visando maior desempenho e durabilidade das placas, com testes de validação por 144 horas ininterruptas. Na parte de trás, ela vem com um backplate que melhora a questão de dissipação de calor, além de deixar a placa mais robusta e resistente do que se o PCB não tivesse essa base metálica.

Tirando a diferença de tamanho e mudança de cooler, ela possui o mesmo conector de alimentação de energia com 12 pinos, por enquanto exclusivo em placas Founders Edition.

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A GeForce RTX 3070 Ti traz o mesmo sistema de cooler dos modelos GeForce RTX 3080 Founders

Sobre conexões, a TUF Gaming RTX 3070 Ti vem com três DisplayPort 1.4 e duas HDMI 2.1, uma a mais que a referência.

ASUS TUF Gaming  RTX 3070 Ti vs NVIDIA RTX 3070 Ti
As fotos abaixo mostram a diferença entre esse projeto da ASUS e a placa referência da NVIDIA, que é menor e usa o mesmo sistema de cooler das placas da série RTX 3080, com um FAN pela parte de cima e outro embaixo. Já a TUF segue o padrão da maioria dos fabricantes para esse perfil de produto: três FANs em um cooler bem grande que avança sobre o PCB da placa, como é possível ver pela parte de trás.

Para as conexões de vídeo, como colocado, a ASUS adicionou uma HDMI extra, o que é interessante. Já na parte de alimentação de energia, a NVIDIA com um conector de 12 pinos, por enquanto exclusivo de seus modelos, e a ASUS TUF Gaming com dois conectores de 8 pinos.


Sistema utilizado

Fizemos uma mudança em nossa plataforma de testes de placas de vídeo, agora baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo, algumas fotos da placa instalada em nossa nova bancada de testes para placas de vídeo:

Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:

NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021

Máquina utilizada nos testes:
- Processador AMD Ryzen 9 5900X
- Placa-mãe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
- Kit de memórias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
- SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
- Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
- Fonte de energia CM v1300W Platinum
- Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 21H1
- NVIDIA GeForce 466.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Assassin's Creed Valhalla (DX12)
- Cyberpunk 2077 (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Rainbow Six Siege (Vulkan)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Resident Evil Village (DX12)
- The Division 2 (DX12)
- Watch Dogs: Legion (DX12)

GPU-Z
Abaixo, a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa:


Overclock

A GeForce RTX 3070 Ti Founders subiu 120MHz em nosso overclock, saltando de 1575MHz para 1695MHz. Já a TUF Gaming RTX 3070 Ti saltou para 1725MHz, representando um aumento de 150MHz no clock base dela e da Founders. As memórias, agora GDDR6X, ao contrário de GDDR6 da RTX 3070, subiram de 19GHz para 20.6GHz contra 20.2 GHz da Founders, mesmo clock que colocamos na RTX 3080 Ti Founders.

Destacamos que não mexemos em tensão, apenas colocando o power limit no máximo através do Afterburner, software utilizado para os testes, como podem ver abaixo no print.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido a mudanças de sistema utilizado.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5W a 10W como margem de erro, devido à variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo: a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso quanto em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil, além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso ela seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e, consequentemente, fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro, vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.

Abaixo, algumas fotos da placa com uma câmera termal da Flir, mostrando a temperatura em algumas partes do corpo da placa:


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo, o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar, desde arquitetura, mineração até medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo: o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém dois deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto, tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando-se um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassin's Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.


Cyberpunk 2077
O sucesso de vendas, mas desastre de críticas, da CD Proejct RED tem como destaque o uso amplo de diversas tecnologias como o FidelityFX da AMD e tanto o DLSS quanto o Ray Tracing acelerado por hardware Nvidia RTX. No teste, corremos pelas ruas movimentadas de Night City, tornando desafiante o trabalho tanto do processador quanto da placa de vídeo e trazendo esforço redobrado para a placa de vídeo quando o traço de raios de luz está habilitado.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, e ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.


Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e, após anos, ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as placas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.


Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos, é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Resident Evil Village
O game da Capcom usa a excelente RE Engine, motor gráfico que entrega resultados interessantes desde os hardwares high-end até plataformas mais limitadas como o Nintendo Switch. O Resident Evil 8 traz como destaque cenários complexos e ricamente detalhados, com uso de Ray Tracing na iluminação dos cenários e com recursos como o FidelityFX disponíveis. Nos testes, fazemos uma volta pelo Castelo Dimitrescu, uma das localidades mais pesadas e detalhadas do game.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Watch Dogs: Legion
Game apoiado pela Nvidia, é baseado no motor gráfico Disrupt e tem um amplo uso de tecnologias RTX, como o DLSS, e também possui o Ray Tracing, sendo acelerado tanto por hardware GeForce RTX quanto Radeon RDNA 2. Seu principal destaque é uma Londres futurista repleta de geometria e personagens, o que, combinado com os efeitos de traçamento de raios de luz, cria um desafio e tanto para rodar o game.


Conclusão

Como já falamos na análise do modelo referência, a GeForce RTX 3070 Ti traz uma diferença mínima em contagem de núcleos CUDA e mesma quantidade de VRAM da RTX 3070, ficando por conta da mudança nas memórias o ponto mais importante. Sai o GDDR6 e entra o GDDR6X, aumentando a largura de banda de forma significativa. Memórias mais rápidas impactam na performance, especialmente em alguns cenários.

RTX 3070 Ti é uma espécie de RTX 3070 Super: o principal upgrade é nas memórias

Falando de desempenho, em vários cenários a diferença foi inferior a 10%, principalmente em testes que já rodavam em altas taxas de quadros, como em configuração FullHD na maioria dos games. A memória se mostrou um diferencial maior em QuadHD e 4K, pois é aí que o sistema vai ficando "sedento" por largura de banda pra passar texturas gigantescas  e todos os dados para trabalhar com frames de alta contagem de pixels. Nesse sentido, a RTX 3070 Ti é uma placa com performance para QuadHD no Ultra ou 4K em qualidade alta, então faz sentido essa largura de banda maior para encarar essas resoluções. Porém ela não tem um ganho suficiente de performance para rodar tudo no Ultra, como uma RTX 3080.

Versão da ASUS tem ótimo sistema de cooler, bem mais eficiente que o modelo referência

O modelo TUF Gaming RTX 3070 Ti da ASUS, por ter as mesmas especificações de clock da referência, tem desempenho igual a ela, ficando a diferença por conta da margem de erro e pequenas melhorias (às vezes não) no desempenho, relacionado aos novos testes considerarem uso de driver mais atual ou mesmo alguma atualização dos games. Ficou claro também que a placa é excelente em dissipação de calor, com um sistema de cooler bem eficiente, inclusive com temperatura menor do que a referência mesmo quando em overclock.

E falando em overclock, conseguimos subir mais as frequências desse modelo do que da placa Founders da NVIDIA, porém, ao meu ver, não é algo que se justifica a longo prazo - ganho tão baixo de desempenho não costuma fazer uma diferença final que justifique, tirando o fato da placa proporcionar de fato ganhos com overclock pelo projeto da ASUS. Em alguns cenários, ela superou um pouco os 10% de ganho de desempenho.

Filtro de placas RTX 3070 Ti na Kabum

Comprar uma placa como essa ou mesmo modelos superiores virou algo possível para poucos. Sei que tudo aumentou, mas as placas de vídeo estão entre os produtos de tecnologia que mais aumentaram, ao ponto de uma RTX 3070 Ti custar o preço de um belo computador antes da pandemia. Enfim, é um projeto bem legal, na minha opinião, nem tem muito sentido investir em um modelo STRIX com mesmo GPU, mas que custa 10% ou mais, se na prática o desempenho é bem próximo. Apesar do valor, quem comprar vai gostar - a placa entrega alto desempenho e é bem eficiente na dissipação de calor, passando despercebida em ruído.

PRÓS
Performance para 4K, Ray Tracing e 60fps ou mais em qualidade alta
Memórias mais rápidas
Ecossistema de games RTX mais maduro
HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast
CONTRAS
Menor quantidade de VRAM comparado a Radeons do segmento
Pouco ganho de performance comparado a RTX 3070, e bem atrás da RTX 3080
Preço muito alto
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

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