REVIEW: EVGA GeForce RTX 3060 XC Black - Um dos modelos mais baratos com esse chip

Apesar do valor competitivo, preço ainda está muito próximo das GeForce RTX 3060 Ti

EVGA GeForce RTX 3060 XC Black é uma placa de vídeo do segmento intermediário para games, equipada com o chip de entrada da família RTX 30. Essa GPU chega buscando ser a opção mais barata dessa nova geração da Nvidia, e ao mesmo tempo trazer ganhos comparado a modelos da série RTX 20 como a RTX 2060 e 2060 Super.

Site oficial da EVGA GeForce RTX 3060 XC Black
Placas de vídeo GeForce RTX 3060 na Kabum

A placa de vídeo possui reduções perceptíveis comparado a uma GeForce RTX 3060 Ti. A primeira é na quantidade de núcleos CUDA, com 3584 (versus os 4864 da versão Ti), porém comparado ao que estava disponível em uma RTX 2060, isso é um salto de quase duas vezes. A interface de memória também foi reduzida para 192-bit, o que curiosamente levou a um aumento para 12GB na memória GDDR6 disponível. 

A placa de vídeo EVGA GeForce RTX 3060 XC Black é um bom exemplo de um modelo baseado nesse chip mais econômico da Nvidia. A placa possui um bom projeto de resfriamento e alimentação, mas não exagera nesses elementos ou nem incrementa com coisas desnecessárias, como abusar de LED RGB, buscando ser um modelo que mantém o principal por um preço mais competitivo. Ou pelo menos é a intenção, nesse mundo complexo que tem sido o das placas de vídeo gamers.

A RTX 3060 chegou com o preço sugerido de US$ 329, o mesmo sugerido na RTX 2060 quando foi lançada, e 70 dólares mais barata que a RTX 3060 Ti. No momento estamos vendo uma gradual melhora nos preços e na disponibilidade de algumas placas de vídeo, mas isso não significa que as coisas estão fáceis: esse modelo da EVGA é encontrado entre os valores mais baratos, na casa dos R$ 5,4 mil, mas há vários modelos superando os R$ 6 mil.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

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Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.

A RTX 3080 Ti implementa mais memória, chegando a 12GB

A RTX 3080 Ti mantém a mesma tecnologia de memórias implementadas nas RTX 3080 e 3090, que  usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron e que entrega o dobro de taxa de dados através de um ajuste fino que viabiliza o dobro de dados trafegando em cada ciclo.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas com a RTX 3060 e outros modelos:

Comparativo

NVIDIA GeForce
RTX 3060 Ti
EVGA RTX 3060
XC Black
NVIDIA GeForce
RTX 3060
AMD Radeon RX
6700 XT

Preços

Preço no lançamentoU$ 399,00 U$ 329,99 U$ 329,00 U$ 479,00
Preço atualizadoU$ 399,00 U$ 329,99 R$ 4.999,00 U$ 479,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm 8 nm (Samsung) 8 nm (Samsung) 7 nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipAmpere GA104-200 Ampere GA106-300 Ampere GA106-300 Navi 22 XT
Clock do GPU1410 MHz1320 MHz1320 MHz2321 MHz
Clock do GPU (Turbo)1665 MHz1777 MHz1777 MHz2581 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 192 192 192 bit
Quantidade de RAM8 GB 12 GB 12 GB 12 GB
Clock das memóriass1750 MHz1875 MHz1875 MHz2000 MHz
Clock efetivo14000 MHz15000 MHz15000 MHz16000 MHz
Largura de banda448 GB/s360 GB/s360 GB/s384 GB/s

Características Gerais

Shading Units4864 3584 3584 2560
TMUs152 112 112 160
ROPs80 48 48 64
Pixel Rate133.2 GPixel/s85.30 GPixel/s85.30 GPixel/s165.2 GPixel/s
Texture Rate253.1 GTexel/s199 GTexel/s199 GTexel/s413 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes16.2 TFLOPS12.74 TFLOPS12.74 TFLOPS13.21 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 12 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 6 pinos + 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÂO NÂO NÂO N/A
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dois slots Dois slots
Comprimento da placa242 mm202 mm242 mm267 mm
TDP200 W170 W170 W230 W
Fonte recomendada450 W450 W450 W550 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate
OpenCL2.0 3.0 2.0 2.1
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.6 6.5 6.5

Extras

Extras Infinity Cache 96MB


Fotos

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A GeForce RTX 3060 XC Black da EVGA tem tamanho menor do que o modelo referência, trazendo sistema de cooler com dois FANs e um único conector de energia de 8 pinos, sem backplate na parte de baixo. Em se tratando do acabamento, normal para esse perfil de produto.

EVGA RTX 3060 XC Black vs NVIDIA RTX 3060 Ti
Colocamos a RTX 3060 XC Black da EVGA ao lado da RTX 3060 Ti referência da NVIDIA para ver a diferença entre os modelos. Não temos aqui uma RTX 3060 referência, porém o design da placa é semelhante a essa RTX 3060.

É possível notar que a placa referência é maior, também trazendo um sistema de cooler com dois FANs. Além do tamanho, a outra diferença fica por conta do conector de energia, sendo que as placas da própria NVIDIA utilizam o novo conector de 12 pinos e não os tradicionais de 8 pinos. As conexões de vídeo são as mesmas em ambos os modelos.


Sistema utilizado

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Fizemos uma mudança em nossa plataforma de testes de placas de vídeo, agora baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo algumas fotos da placa instalada em nossa nova bancada de testes para placas de vídeo:

Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:

NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021

Máquina utilizada nos testes:
- Processador AMD Ryzen 9 5900X
- Placa-mãe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
- Kit de memórias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
- SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
- Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
- Fonte de energia CM v1300W Platinum
- Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 21H1
- NVIDIA GeForce 466.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Assassin's Creed Valhalla (DX12)
- Cyberpunk 2077 (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Rainbow Six Siege (Vulkan)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Resident Evil Village (DX12)
- The Division 2 (DX12)
- Watch Dogs: Legion (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Subimos o clock do GPU em 200MHz, estabilizando o mesmo em 1520MHz. As memórias GDDR6 que trabalham por padrão em 15GHz. conseguimos subir para 16.8GHz.

Destacamos que não foi mexido em tensão, apenas colocado o power limit em seu limite máximo através do Afterburner, software utilizado para os testes como podem ver abaixo.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.

Abaixo algumas fotos da placa com uma câmera termal da Flir, mostrando a temperatura em algumas partes do corpo da placa:


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar diversos usos, desde arquitetura, mineração e medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassi'ns Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.


Cyberpunk 2077
O sucesso de vendas mas desastre de críticas da CD Proejct RED tem como destaque o uso amplo de diversas tecnologias como o FidelityFX da AMD e tanto o DLSS quanto o Ray Tracing acelerado por hardware Nvidia RTX. No teste corremos pelas ruas movimentadas de Night City, tornando desafiante o trabalho tanto do processador quanto da placa de video, e trazendo esforço redobrado para a placa de vídeo quando o traçamento de raios de luz está habilitado.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.


Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e após anos ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as palcas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.


Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Resident Evil Village
O game da Capcom usa a excelente RE Engine, motor gráfico que entrega resultados interessantes desde os hardwares high-end do PC quanto plataformas mais limitadas como o Nintendo Switch. O Resident Evil 8 traz como destaque cenários complexos e ricamente detalhados, com uso de Ray Tracing na iluminação dos cenários e com recursos como o FidelityFX disponíveis. Nos testes fazemos uma volta pelo Castelo Dimitrescu, uma das localidades mais pesadas e detalhadas do game.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Watch Dogs: Legion
Game apoiado pela Nvidia é baseado no motor gráfico Disrupt e tem um amplo uso de tecnologias RTX, como o DLSS, e também possui o Ray Tracing, sendo acelerado tanto por hardware GeForce RTX quanto Radeon RDNA 2. Seu principal destaque é uma Londres futurista repleta de geometria e personagens, o que combinado com os efeitos de traçamento de raios de luz tornam um desafio e tanto rodar o game.


Conclusão

A GeForce RTX 3060 da EVGA é um bom modelo equipado com esse chip da Nvidia, entregando um excelente nível de performance mantendo o aquecimento sob controle e produzindo pouco ruído. Mesmo depois de nosso overclock, ela ainda apresentou temperaturas abaixo dos 70ºC, e entregou um bom ganho de performance.

O modelo da EVGA do chip RTX 3060 é bastante eficiente, mantendo a placa fria e silenciosa

Devido a nossa mudança recente na bateria de testes, infelizmente não foi possível comparar mais diretamente o modelo anterior que já fizemos análise, a Galax GeForce RTX 3060 1-Click OC, mas benchmarks que elas ainda tem em comum, não é uma surpresa ver que a diferença de performance entre os dois modelos é baixa, afinal, o chip gráfico é o principal componente determinante da performance de uma placa de vídeo.

A RTX 3060 é uma placa para encarar games com tecnologias pesadas, como o Ray Tracing, em qualidade alta e rodando na casa dos 60fps. Para games baseados só na rasterização, ela tem competência para rodar vários títulos em QuadHD com altas taxas de quadros, e com ajuda do DLSS ou em games mais leves, encara até mesmo um gameplay em 4K com bom nível de qualidade e taxa de quadros.

1080p com tudo no ultra e Ray Tracing habilitado, podendo entregar QuadHD e até mesmo 4K em franquias mais leves ou através do DLSS

Considerando as opções do mercado, a RTX 3060 tem uma performance que fica entre a RTX 2060 Super e 2070 Super, dependendo do teste, mas infelizmente fica muito distante da RTX 3060 Ti, algo de 15 a até quase 30% de desvantagem. Essa é uma diferença muito grande que precisa ser compensada por uma diferença de preço ao menos equivalente, mas não é o que acontece no momento. Não é raro encontrar a RTX 3060 Ti abaixo dos R$ 6 mil, e pesando a diferença de performance, o investimento adicional vale a pena.

A concorrência também vem de baixo, com a RTX 2060 custando abaixo dos R$ 4 mil. A diferença entre elas é de respeitáveis 20%, aumentado para até acima dos 30% quando entram em ação recursos como DLSS e Ray Tracing - coisa que dá vantagem para os núcleos tensores e núcleos RT mais modernos da RTX 3060 - mas a diferença de quase R$ 2 mil de preço entre as duas em muitos momentos torna a RTX 2060 uma opção mais equilibrada entre custo e benefício.

A linha RTX 3060 ainda precisa de preços mais competitivos para se compensar frente a RTX 3060 Ti ou a RTX 2060

É claro que aqui estamos lidando com um cenário ainda apocalíptico. Apesar de alguns primeiros sinais de melhora, os preços estão longe de serem bons, e cada um deve decidir baseado em sua realidade se esse é um momento para se adquirir uma placa de vídeo, mesmo com o custo estando em um dos piores patamares já vistos desde que essa tecnologia se popularizou. Se vai encarar, o modelo da EVGA é um dos mais baratos equipados com esse chip, e em nossos testes se mostrou competente e capaz de extrair alta performance, sendo uma das opções mais interessantes do mercado com esse chip gráfico.

PRÓS
Baixo aquecimento e consumo de energia
Desempenho para FullHD com todas as tecnologias no máximo
Novos Núcleos RT e tensores mais modernos dão vantagem em Ray Tracing e DLSS
Grande quantidade de memória de vídeo
CONTRAS
Muito menos desempenho que uma RTX 3060 Ti
Preço deveria ser mais competitivo
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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