
REVIEW: GeForce RTX 3070 Ti - memórias mais rápidas trazem incremento modesto
Colocar GDDR6X aumenta em 10% a performance, mas custo pode não compensarA GeForce RTX 3070 Ti é a placa de vídeo gamer topo de linha da série RTX 30. A placa traz um leve incremento de especificações sobre a RTX 3070, outra placa também baseada no chip GA104, com aumento na contagem de núcleos CUDA e leve incremento de frequências, mantendo um total de 8GB de memória, porém atualizando para a tecnologia GDDR6X.
A RTX 3070 Ti vem equipada com 6144 núcleos CUDA, uma diferença discreta comparado aos 5888 da RTX 3070, mas com chão ainda separando dos 8704 da RTX 3080. Quando olhamos para gerações anteriores, o salto é mais relevante, com muito mais núcleos CUDA que uma RTX 2070 Super, que possuia 2560.
A RTX 3070 Ti chega com preço de US$ 599, 100 dólares mais cara que a RTX 3070, e 100 dólares mais barata que a RTX 3080, lembrando que estamos aqui falando de preços de referência da Nvidia, e que o mercado em período de desabastecimento tem ficado distante dos preços sugeridos da Nvidia.
Na disputa com rivais AMD, ela aterrissa poucos dólares acima da RX 6800, com preço sugerido de US$ 579. Aqui tem um ponto importante: a RX 6800 referência da AMD já foi devolvida para a AMD Brasil, e no momento não possuímos nenhuma unidade no Adrenaline, nem havia uma disponível para ser enviada para testes, impossibilitando o comparativo direto já que nossa bateria de benchmarks mudou completamente, recentemente.
RTX 30
A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).
Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.
Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.
A RTX 3080 Ti mantém a mesma tecnologia de memórias implementadas nas RTX 3080 e 3090, que usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron e que entrega o dobro de taxa de dados através de um ajuste fino que viabiliza o dobro de dados trafegando em cada ciclo.
Comparativos técnicos
Abaixo tabelas comparativas com a RTX 30 Ti e outros modelos:
Comparativo
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NVIDIA GeForce RTX 3080 | NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti | NVIDIA GeForce RTX 3070 | AMD Radeon RX 6800 |
Preços
Preço no lançamento | U$ 699,00 | U$ 599,00 | U$ 499,00 | U$ 579,00 |
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Preço atualizado | R$ 7.200,00 | U$ 599,00 | R$ 5.000,00 | U$ 579,00 |
Especificações da GPU
Processo de fabricação | 8nm | 8nm | 8nm | 7 nm |
---|---|---|---|---|
PCI-Express bus | 4.0 | 4.0 | 4.0 | 4.0 |
Chip | Ampere GA102 | Ampere GA104 | Ampere GA104 | Navi 21 XT |
Clock do GPU | 1440 MHz | 1575 MHz | 1500 MHz | 1372 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | 1710 MHz | 1770 MHz | 1725 MHz | 2105 MHz |
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM | GDDR6X | GDDR6X | GDDR6 | GDDR6 |
---|---|---|---|---|
Interface de largura de BUS | 320 bit | 256 bit | 256 | 256 bit |
Quantidade de RAM | 10 GB | 8 GB | 8 GB | 16 GB |
Clock das memóriass | 1188 MHz | 1188 MHz | 1750 MHz | 2000 MHz |
Clock efetivo | 19000 MHz | 19000 MHz | 14000 MHz | 16000 MHz |
Largura de banda | 760.3 GB/s | 608.3 GB/s | 448 GB/s | 512 GB/s |
Características Gerais
Shading Units | 8704 | 6144 | 5888 | 3840 |
---|---|---|---|---|
TMUs | 272 | 192 | 184 | 240 |
ROPs | 96 | 96 | 96 | 96 |
Pixel Rate | 164.2 GPixel/s | 169.9 GPixel/s | 165.6 GPixel/s | 202.1 GPixel/s |
Texture Rate | 465.1 GTexel/s | 339.8 GTexel/s | 317.4 GTexel/s | 505.2 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes | 29.77 TFLOPS | 21.75 TFLOPS | 20.31 TFLOPS | 16.17 TFLOPS |
Design
Pinos de alimentação | 1 x 12 pinos | 1 x 12 pinos | 1x 12 pinos | 2x 8 pinos |
---|---|---|---|---|
Suporte à combinação de placas | NÃO | NÃO | NÃO | N/A |
Tipo de Slot | Dois slots | Dois slots | Dois slots | Dois slots |
Comprimento da placa | 285 mm | 242 mm | 242 mm | 267 mm |
TDP | 320 W | 200 W | 220 W | 250 W |
Fonte recomendada | 750 W | 550 W | 650 W | 650W W |
Conexões de vídeo | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 | 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C |
Recursos
DirectX | 12 Ultimate | 12 Ultimate | 12 Ultimate (12_2) | 12 Ultimate |
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OpenCL | 2.0 | 3.0 | 2.0 | 2.0 |
OpenGL | 4.6 | 4.6 | 4.6 | 4.6 |
Shader | 6.5 | 6.6 | 6.5 | 6.5 |
Extras
Extras | Infinity Cache 128MB |
---|
Placa de Vídeo GAINWARD RTX 3080 10GB PHOENIX GDDR6X 320BITS NED3080019IA132AX

Placa de Vídeo GAINWARD RTX 3080 10GB PHOENIX GDDR6X 320BITS NED3080019IA132AX

Placa de Vídeo GAINWARD RTX 3080 10GB PHOENIX GDDR6X 320BITS NED3080019IA132AX

Placa de Vídeo GAINWARD RTX 3080 10GB PHOENIX GDDR6X 320BITS NED3080019IA132AX

Fotos
A GeForce RTX 3070 Ti segue o design semelhante das demais placas RTX 30, mas trouxe mudança comparada com a GeForce RTX 3070, diferente da RTX 3080 Ti que é praticamente idêntica a RTX 3080, a GeForce RTX 3070 Ti é um pouco maior do que a RTX 3070, e também tem o mesmo sistema de cooler que as placas RTX 3080, com um FAN em cada lado da placa.
Tirando a diferença de tamanho e mudança de cooler, o mesmo conector de alimentação de energia com 12 pinos, por enquanto exclusivo em placas Founders Edition.
A GeForce RTX 3070 Ti traz mesmo sistema de cooler que modelos GeForce RTX 3080 Founders
Em se tratando de conexões, a RTX 3070 Ti referência segue o padrão de outros modelos RTX 30 referência, com três DisplayPort 1.4 e uma HDMI 2.1.
RTX 3070 vs RTX 3070 Ti vs RTX 3080 Ti
Abaixo fotos mostrando a diferença de projeto entre as placas GeForce RTX 3070, GeForce RTX 3080 Ti e a o modelo analisado GeForce RTX 3070. Reparem que especialmente nessa foto aberta abaixo, é possível vem bem que a RTX 3070 Ti aumentou de tamanho, mas é um pouco menor do que as RTX 3080/3080 Ti.
Em se tratando de conexões de vídeo, padrão em todas as placas, porém a RTX 3070 utiliza um alimentador simples de 12 pinos com apenas um conversão para 8 pinos, já a outras duas usam um adaptador de 12 pinos para 2 de 8 pinos.
Sistema utilizado
Fizemos uma mudança em nossa plataforma de testes de placas de vídeo, agora baseada em um processador AMD Ryzen 9 5900X. Vários outros componentes de alto desempenho acompanham esse sistema, como SSDs NVMe e 32GB de RAM com frequência de 3200MHz (CL16). Abaixo algumas fotos da placa instalada em nossa nova bancada de testes para placas de vídeo:
Antes dos testes, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes:
NOSSA MÁQUINA DE TESTES, APLICATIVOS E GAMES FORAM ATUALIZADOS EM MAIO DE 2021
Máquina utilizada nos testes:
- Processador AMD Ryzen 9 5900X
- Placa-mãe GIGABYTE X570 AORUS Xtreme
- Kit de memórias HyperX Predator RGB 32GB (2x16GB) 3200MHz CL16
- SSD Kingston KC2500 250GB + 2TB
- Sistema de refrigeração CM MasterLiquid ML360 V2 RGB
- Fonte de energia CM v1300W Platinum
- Gabinete CM MasterFrame 700 Personalizado
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 21H1
- NVIDIA GeForce 466.xx
Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2021 (renderização pela GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- SPECviewpeft 13 (Solid Works/Maya, renderização pela GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Assassin's Creed Valhalla (DX12)
- Cyberpunk 2077 (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Rainbow Six Siege (Vulkan)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Resident Evil Village (DX12)
- The Division 2 (DX12)
- Watch Dogs: Legion (DX12)
GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.
Overclock
Em overclock a placa subiu um pouco menos do que a GeForce RTX 3080 Ti que aumentou 180MHz no clock do GPU, a GeForce RTX 3070 Ti Founders subiu 120MHz, saltando de 1575MHz para 1695MHz). Já as memórias, agora GDDR6X ao contrario de GDDR6 da RTX 3070, subiram de 19GHz para 20.2GHz, também um pouco abaixo dos 20.6GHz que conseguimos com a RTX 3080 Ti Founders.
Destacamos que não foi mexido em tensão, apenas colocado o powerlimit em seu limite máximo através do Afterburner, software utilizado para os testes como podem ver abaixo.
OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.
Consumo de energia
Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.
Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.
OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.
Temperatura
Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.
É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.
Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.
Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.
Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:
Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.
OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.
Abaixo algumas fotos da placa com uma câmera termal da Flir, mostrando a temperatura em algumas partes do corpo da placa:
Aplicativos
Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.
Adobe Premiere CC 2021
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:
Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.
SPECviewperf 13
A suíte de testes de aplicativos profissionais é composta por uma bateria abrangente de cenários que envolvem intenso uso de hardware para renderizar diversos usos, desde arquitetura, mineração e medicina. Rodamos dois testes, um com foco em performance em Maya e outro em SolidWorks.
3DMark
E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:
Testes em games
Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"
Assassin's Creed Valhalla
Game de mundo aberto tem amplos cenários e um benchmark com boa quantidade de personagens e estruturas, tornando um desafio tanto para o processador quanto para a placa de vídeo. O jogo usa o motor Ubisoft Anvil, uma evolução do AnvilNext 2.0 presente na série desde o Assassi'ns Creed Unity. A versão usada em Valhalla no PC é baseado na API DirectX 12.
Cyberpunk 2077
O sucesso de vendas mas desastre de críticas da CD Proejct RED tem como destaque o uso amplo de diversas tecnologias como o FidelityFX da AMD e tanto o DLSS quanto o Ray Tracing acelerado por hardware Nvidia RTX. No teste corremos pelas ruas movimentadas de Night City, tornando desafiante o trabalho tanto do processador quanto da placa de video, e trazendo esforço redobrado para a placa de vídeo quando o traçamento de raios de luz está habilitado.
Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.
Forza Horizon 4
O game da Playground Games usa um motor gráfico próprio e, como exclusivo para sistemas da Microsoft, é totalmente desenvolvido para o DirectX 12. Esse game se destaca pelos excelentes gráficos e a capacidade de entregar bom nível de performance em múltiplos hardwares, inclusive alguns mais limitados.
Grand Theft Auto V
O jogo já é um clássico e após anos ainda segue firme como um dos games mais jogados. Baseado em DirectX 11, ele também traz uma noção de motores gráficos mais antigos baseados na ainda popular API da Microsoft. É um teste bastante exigente em processador, e memórias mais rápidas também tem impactos bastante perceptíveis. Para as palcas de vídeo modernas, já não é um grande desafio.
Rainbow Six Siege
O game da Ubisoft tem como pontos altos o uso da API de baixo nível Vulkan em sua implementação mais recente. Esse Esport demanda altas taxas de quadros para ser jogado de forma satisfatória, e costuma ser um dos games mais eficientes em alcançar esse desempenho em múltiplos componentes.
Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos é uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.
Resident Evil Village
O game da Capcom usa a excelente RE Engine, motor gráfico que entrega resultados interessantes desde os hardwares high-end do PC quanto plataformas mais limitadas como o Nintendo Switch. O Resident Evil 8 traz como destaque cenários complexos e ricamente detalhados, com uso de Ray Tracing na iluminação dos cenários e com recursos como o FidelityFX disponíveis. Nos testes fazemos uma volta pelo Castelo Dimitrescu, uma das localidades mais pesadas e detalhadas do game.
Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.
Watch Dogs: Legion
Game apoiado pela Nvidia é baseado no motor gráfico Disrupt e tem um amplo uso de tecnologias RTX, como o DLSS, e também possui o Ray Tracing, sendo acelerado tanto por hardware GeForce RTX quanto Radeon RDNA 2. Seu principal destaque é uma Londres futurista repleta de geometria e personagens, o que combinado com os efeitos de traçamento de raios de luz tornam um desafio e tanto rodar o game.
Gameplay em vídeo
Conclusão
Com uma diferença mínima em contagem de núcleos CUDA e mesma quantidade de VRAM, a RTX 3070 Ti é uma espécie de RTX 3070 Super, fazendo referência ao upgrade de tecnologias de memórias feito em alguns modelos da série
RTX 20 e GTX 16.Sai o GDDR6 e entra o GDDR6X, aumentando a largura de banda de forma significativa. Memórias mais rápidas impactam na performance, e isso ficou visível ao longo dos testes. Porém o impacto é bastante limitado.
Em vários cenários a diferença foi inferior a 10%, especialmente em testes que já rodavam em altas taxas de quadros, como a configuração FullHD da maioria dos games. A memória se mostrou um diferencial maior em QuadHD e 4K, pois é aí que o sistema vai ficando "sedento" por largura de banda pra passar texturas gigantescas
e todos os dados para trabalhar com frames de alta contagem de pixels.Nesse sentido, a RTX 3070 Ti é uma placa com performance para QuadHD no Ultra ou 4K em qualidade alta, então faz sentido essa largura de banda maior para encarar essas resoluções, porém ela não tem um ganho suficiente de performance e fazer como uma RTX 3080, e rodar tudo no Ultra.
Aí entra a questão: ela se torna um péssimo modelo intermediário. Por um lado, não entrega muito mais performance que a RTX 3070, por outro, não é tão mais barata que a RTX 3080. A impressão que fica que é melhor parar na RTX 3070 - ou até na RTX 3060 Ti - ou pular de vez para a RTX 3080, isso considerando os preços oficiais da Nvidia.
Mas esse é um modelo LHS, Low Hash Rate, o que quer dizer que tem performance limitada para mineração em Ethereum. A RTX 3080 Ti chegou com esse recurso e, apesar do preço oficial ser muito mais alto que o da RTX 3080, na prática vimos chegar ao Brasil com valores que não eram tão distantes. Se um processo parecido acontecer com a RTX 3070 Ti, tem chance dela ser uma opção mais relevante do que os números oficiais indicam.
No preço oficial, a RTX 3070 Ti não parece compensar versus a mais barata RTX 3070 e a mais potente RTX 3080, mas se a trava contra mineração realmente impactar nos preços, na prática ela pode ser uma opção mais atrativa
Mas isso vai ter que ficar por conta do consumidor. A instabilidade de preços tornam impossível analisarmos a relação entre custo e benefício ou recomendar um produto versus o outro. Seguimos não trazendo mais selos de recomendação e nota enquanto segue esse cenário péssimo para compra de placas de video, e cada um deve avaliar sua necessidade e "custo de oportunidade" para definir se vai encarar a aqui
PRÓS |
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Performance para 4K, Ray Tracing e 60fps ou mais em qualidade alta |
Memórias mais rápidas |
Ecossistema de games RTX mais maduro |
Trava contra mineração (falta ver se vai dar certo) |
HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast |
CONTRAS |
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Indisponível no Brasil no projeto Founders Edition |
Menor quantidade de VRAM comparado a Radeons do segmento |
Pouco ganho de performance comparado a RTX 3070, e bem atrás da RTX 3080 |