GIGABYTE RX 6700 XT Gaming OC - Temperatura foi o grande diferencial desse modelo

Como toda Radeon RX 6700 XT, perde em custo vs benefício para GeForce RTX 3060 Ti, baseado nos preços anunciados

Mais uma análise de placa de vídeo, agora da Gigabyte Radeon RX 6700 XT Gaming OC, uma placa de alto desempenho voltada ao consumidor que deseja jogar em resolução QuadHD (2560 x 1440) com qualidade alta e com elevada taxa de quadros. Placas com esse GPU trazem as tecnologias RDNA 2 introduzidas nas RX 6800/6900, porém redimensionadas para um produto com preço mais acessível. O modelo da Gigabyte se destaca pelo sistema de cooler que promete temperaturas bem abaixo do modelo referência que também já analisamos.

A nova microarquitetura gráfica da AMD é a mesma que está implementada na nova geração de consoles, com o Xbox Series S, Series X e o Playstation 5. Ela traz saltos relevantes em desempenho e eficiência, prometendo entregar o dobro de performance e muito mais eficiência comparada a uma placa RDNA 1, como a Radeon RX 5700 XT.

Site oficial da GIGABYTE RX 6700 XT Gaming OC
Análise AMD Radeon RX 6700 XT

As placas de vídeo com GPU Radeon RX 6700 XT foram lançadas com o preço sugerido a partir de US$ 479, ficando pouco abaixo dos US$ 499 sugeridos na Nvidia GeForce RTX 3070, e um tanto acima dos US$ 399 da RTX 3060 Ti. Não sabemos os preços que serão praticados no Brasil, e nem mesmo no exterior, com preços muito inflacionados e bem distante de qualquer valor sugerido pela fabricantes.

AVISO IMPORTANTE: com o mercado atual impossibilitando qualquer comparação de preços, ficamos sem referências mínimas para recomendar ou não um produto. Por conta disso, não iremos mais distribuir selos e recomendações para produtos analisados até a situação normalizar, já que o custo é uma baliza fundamental de nossa interpretação sobre um produto. 


RDNA2

A RDNA2 chega com importantes saltos em performance e eficiência comparados à geração anterior. A AMD afirma que os novos chips baseados em RDNA2 conseguem entregar um salto de performance com o dobro de desempenho, e um salto de eficiência com até 54% mais performance por watt consumido.

A nova microarquitetura da AMD ainda é baseada na mesma litografia de 7 nanômetros utilizada na RDNA de primeira geração, por exemplo. Os ganhos foram alcançados através de otimização de fabricação. O resultado é um consumo de energia até 50% menor para operar nas mesmas frequências das RDNA 1, ou no mesmo nível de consumo subir em 30% a frequência de operação.

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Esses ganhos foram resultado de uma série de otimizações, como aumento de refinamento nas variações de frequência, clocks de operação mais altos, redesenho da pipeline, melhor distribuição de geometria e tesselação. Porém, sem dúvidas, uma das tecnologia que traz mudanças mais profundas é a Infinity Cache.

Com os ciclos de trabalhos cada vez mais pesados, a AMD usou uma abordagem diferente das memórias mais rápidas GDDR6X e interface maior das GeForce RTX 30. Trazendo a expertise da área de processadores com os chipsets, a AMD introduziu 128MB de memória atuando como um cache de nível 3. Trazendo um conceito parecido com o Infinity Fabric, presente nos Ryzen, essa tecnologia foi batizada de Infinity Cache.

Essa nova tecnologia também é em parte responsável pela maior eficiência energética das RDNA2, enquanto também reduz a latência em 34%, em média, comparada com as RDNA de primeira geração.

Outra novidade importante é a introdução de hardware dedicado a acelerar o processo do Ray Tracing. Para isso, a AMD implementou um "Ray Acelerator" por unidade computacional, entregando até 10x mais performance que a implementação via software. Essas unidades tem o objetivo de calcular as intersecções do traçamento dos raios de luz, processo que é finalizado pelos shaders tradicionais das unidades computacionais. Com isso, ficam viabilizados efeitos como reflexos realistas e iluminação global dinâmica, com sombras e iluminação mais realista.

Além do Ray Tracing, as RDNA2 trazem suporte a recursos como o Variable Rate Shadding, que possibilita dedicar menos poder de processamento em partes da imagem; a introdução dos Mesh Shaders, uma implementação muito mais eficiente do uso dos recursos dos shaders; e Sampler Feedback, que usa dados do quadro anterior para determinar de forma mais eficiente como será o carregamento de texturas. Todos esses recursos somados são essenciais para melhor uso do hardware e para viabilizar gráficos mais aprimorados, com bom nível de desempenho.


A RX 6700 XT

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A RX 6700 XT é baseada na Navi 22, chip que tem essencialmente a metade da estrutura disponível na Navi 21 que equipa as RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. As unidades computacionais foram reduzidas de 80 (número máximo, presente na RX 6900 XT) para 40. Como resultado, muitas coisas seguem essa proporção, como processadores stream caindo de 5.120 para 2.560.

Outras reduções são mais discretas, já que algumas estrururas precisam ser mantidas para garantir performance. O Infinity Cache vai de 128MB para 96MB. Mantendo esse cache, a empresa ainda promete ganhos relevantes de performance comparado ao uso exclusivo do GDDR6.

Em contrapartida, o chip mais modesto traz margens mais audaciosas nos clocks, já que possui um TDP mais modesto (230W) e também é menos exigente na alimentação de energia. Isso resulta em um clock base de 2300MHz, ou seja, já está acima do boost e até do gaming clock das RX topo de linha, baseadas na Navi 21. Seu boost pode ultrapassar os 2500MHz, colocando essa placa em patamares de frequência de operação bastante elevados.

A quantidade de memória disponível foi reduzida para 12GB em uma interface de 192-bit. De acordo com a AMD, a placa foi dimensionada para rodar em QuadHD, e essa quantidade é necessária para garantir que mesmo em configurações Ultra falte memória, especialmente para texturas de alta resolução.

Diferente da Nvidia, que optou por limitar a performance de seu lançamento mais recente quando o assunto é mineração (mas que depois "sem querer" acabou liberando via driver beta"), AMD não trabalhou para modificar a performance em cenários como mineração.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas com as principais especificações da Radeons RX 6700 XT Gaming OC (US$479+) dessa análise e também do modelo referência, junto com uma Radeon RX 5700 XT Gaming OC(US$419), também da Gigabyte, além da NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti (US$399), modelo com desempenho semelhante ao da Radeon RX 6700 XT, mas custando bem menos.

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Comparativo

Gigabyte Radeon
RX 6700 XT
Gaming OC
AMD Radeon RX
6700 XT
Gigabyte Radeon
RX 5700 XT
Gaming OC
NVIDIA GeForce
RTX 3060 Ti

Preços

Preço no lançamentoU$ 479,00 U$ 479,00 U$ 419,00 U$ 399,00
Preço atualizadoU$ 479,00 U$ 479,00 R$ 2.300,00 U$ 399,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7 nm 7 nm 7nm 8nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipNavi 22 XT Navi 22 XT Navi Ampere GA104-200
Clock do GPU2321 MHz2321 MHz1650 MHz1410 MHz
Clock do GPU (Turbo)2581 MHz2581 MHz1905 MHz1665 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS192 bit 192 bit 256 bit 256
Quantidade de RAM12 GB 12 GB 8GB 8 GB
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo16000 MHz16000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda384 GB/s384 GB/s448.0 GB/s448 GB/s

Características Gerais

Shading Units2560 2560 2560 4864
TMUs160 160 160 152
ROPs64 64 64 80
Pixel Rate165.2 GPixel/s165.2 GPixel/s121.9 GPixel/s133.2 GPixel/s
Texture Rate413 GTexel/s413 GTexel/s304.8 GTexel/s253.1 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes13.21 TFLOPS13.21 TFLOPS9.754 TFLOPS16.2 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 6 pinos + 1x 8 pinos 1x 6 pinos + 1x 8 pinos 1x 8 pinos, 1x 6 pinos 1x 12 pinos
Suporte à combinação de placasN/A N/A NÃO NÂO
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dual-slot Dois slots
Comprimento da placa281 mm267 mm280 mm242 mm
TDP230 W230 W225 (TBP do GPU) W200 W
Fonte recomendada550 W550 W600 W450 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12.1 12 Ultimate
OpenCL2.1 2.1 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.4 6.5

Extras

Extras Infinity Cache 96MB Infinity Cache 96MB Sistema de cooler com 3 FANs


Fotos

O projeto da Gigabyte Radeon RX 6700 XT Gaming OC é semelhante as demais placas de vídeo da linha Gaming Gigabyte, com um sistema de cooler com 3 fans, com bom acabamento.

A placa tem dois conectores de energia, sendo um de 6 e outro de 8 pinos. Na parte traseira também traz o tradicional blackplate de modelos com esse perfil.

Assim como a referência, ela ocupa dois slots PCI-Express. Na parte de conexões, duas DisplayPort 1.4a e duas HDMI 2.1, uma a mais que a referência, o que é bem interessante.

Radeon RX 6800 XT AMD vs Gigabyte
Abaixo fotos das duas Radeon RX 6700 XT que recebemos, mostrando as mudanças comuns em projetos de parceiros quando comparado com placas referência, normalmente trazendo sistemas de cooler mais robustos, e com a Radeon RX 6700 XT Gaming OC não é diferente.

De resto nenhuma mudança, incluindo os mesmos conectores de energia, apesar da placa da Gigabyte trazer uma conexão de vídeo a mais, como já colocado, característica interessante dependendo o cenário de uso.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

A bancada de testes e os testes de nossa bateria serão alterados em breve!

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- Adrenaline 21.2.x

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Para o overclock finalmente podemos usar o Afterburner em placas AMD Radeon RX 6000, já que agora ele está dando suporte para esses GPUs através da versão 4.6.3 final.

Conseguimos subir bem o clock do GPU, mais de 200MHz em modo turbo, com a placa alcançando incríveis 2850MHz. Já as memórias conseguimos subir para 17.2GHz, mesma frequência alcançada no modelo referência.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

Abaixo fotos da placa capturadas com uma câmera termal, mostrando as áreas com temperatura mais alta. Diferente da referência, nesse modelo é possível ver uma concentração maior do calor sobre o GPU, na referência o backplate conseguiu evitar que a câmera "enxergasse" isso na foto capturando a parte de baixo da placa.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Gameplay em vídeo


Conclusão

A Gigabyte Radeon RX 6700 XT Gaming OC mantém um nível de performance essencialmente idêntico ao que vimos no modelo referência, o qual já tem análise no ar. Como verificamos também em nosso gameplay, onde alternamos entre os dois produtos, a mudança do modelo Gaming OC é bastante discreto.

O modelo da Gigabyte conseguiu operar em excelentes temperaturas, abaixo das do projeto referência

Sua diferença mais perceptível foi mesmo no aquecimento. O sistema mais robusto de arrefecimento, com um total de três fans e uma estrutura maior de dissipação passiva, resultou em temperaturas de operação do chip gráfico bastante baixas, com picos de apenas 64ºC em nosso gameplay em vídeo, e chegando a 66ºC após um overclock, novamente, um excelente patamar para uma placa em alta carga de trabalho, e ainda mais frio que os 71ºC que a placa referência operou.

A Radeon RX 6700 XT é uma placa que já vem de fábrica com uma frequência muito alta, com pouca margem para OC

Porém como observamos no modelo referência, a AMD Radeon RX 6700 XT já chega em frequências de operação muito elevadas, as mais altas que já vimos com a microarquitetura RDNA 2. E não é uma surpresa que, mesmo com o sistema mais potente de resfriamento, o modelo Gaming OC tem pouca margem para subir ainda mais as frequências. Conseguimos ganhos que oscilam na casa dos 5%, muitas vezes dentro de nossa margem de erro, mostrando como não faz muito sentido correr atrás de um projeto muito robusto para esse chip, buscando overclocks ousados.

Como mantém um nível de desempenho similar ao do projeto referência, temos aqui uma placa muito bem habilitada para encarar a resolução QuadHD (2560 x 1440) sem dificuldades, sobrando acima dos 60fps em qualidade ultra em franquias single-player com foco em gráficos e voando acima dos 180fps em games competitivos. A resolução 4K também é possível em games mais leves, porém algumas franquias já podem ficar abaixo dos 60fps em qualidade gráfica máxima.

Seu principal defeito frente a rival Nvidia é a performance inferior em Ray Tracing, principalmente pela falta do DLSS, e também uma complicada relação entre custo e benefício versus a RTX 3060 Ti. Quer dizer, isso somos nós fazendo de conta que preços sugeridos fazem algum sentido.

E se vale a pena? Bom, se os preços sugeridos de fato fossem reais, poderia ser um upgrade interessante, mas se os preços sugeridos de fato fossem reais mesmo, a GeForce RTX 3060 Ti seria ainda mais interessante, mas nada é real, então falar de preços e mesmo dar notas e falar o que é melhor ou não, nem faz sentido, os preços são bem diferentes do que as empresas anunciam.

PRÓS
Excelente performance para QuadHD
Bastante fria e silenciosa
Boa quantidade de memória
Preço competitivo frente a RTX 3070...
CONTRAS
...mas menos atrativo versus uma RTX 3060 Ti
Algo equivalente ao DLSS faz falta
Fica atrás em Ray Tracing
Pouca margem para OC
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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