AMD Radeon RX 6700 XT - Placa de vídeo vai bem rodando games em 1440p

Placa de vídeo tem alta performance, mas vai ter dificuldades para bater a GeForce RTX 3060 Ti
Por Fabio Feyh, Diego Kerber 17/03/2021 10:15 | atualizado 18/03/2021 17:57 comentários Reportar erro

A AMD Radeon RX 6700 XT é uma placa de vídeo para games de alto desempenho voltada ao consumidor que deseja jogar em resolução QuadHD (2560 x 1440) com qualidade alta e com elevada taxa de quadros. Esse modelo traz as tecnologias RDNA 2 introduzidas nas RX 6800/6900, porém redimensionadas para um produto com preço mais acessível.

A nova microarquitetura gráfica é a mesma que está implementada na nova geração de consoles, com o Xbox Series S, Series X e o Playstation 5. Ela traz saltos relevantes em desempenho e eficiência, prometendo entregar o dobro de performance e muito mais eficiência comparada a uma placa RDNA 1, como a Radeon RX 5700 XT.

Site oficial da AMD Radeon RX 6700 XT

A Radeon RX 6700 XT foi lançada com o preço sugerido de US$ 479, ficando pouco abaixo dos US$ 499 sugeridos na Nvidia GeForce RTX 3070, e um tanto acima dos US$ 399 da GeForce RTX 3060 Ti. Não sabemos os preços que serão praticados no Brasil, e nem mesmo no exterior, com preços muito inflacionados e bem distante de qualquer valor sugerido pela fabricantes devido a escassez de placas.

AVISO IMPORTANTE: com o mercado atual impossibilitando qualquer comparação de preços, ficamos sem referências mínimas para recomendar ou não um produto. Por conta disso, não iremos mais distribuir selos e recomendações para produtos analisados até a situação normalizar, já que o custo é uma baliza fundamental de nossa interpretação sobre um produto.


RDNA2

A RDNA2 chega com importantes saltos em performance e eficiência comparados à geração anterior. A AMD afirma que os novos chips baseados em RDNA2 conseguem entregar um salto de performance com o dobro de desempenho, e um salto de eficiência com até 54% mais performance por watt consumido.

A nova microarquitetura da AMD ainda é baseada na mesma litografia de 7 nanômetros utilizada na RDNA de primeira geração, por exemplo. Os ganhos foram alcançados através de otimização de fabricação. O resultado é um consumo de energia até 50% menor para operar nas mesmas frequências das RDNA 1, ou no mesmo nível de consumo subir em 30% a frequência de operação.

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Esses ganhos foram resultado de uma série de otimizações, como aumento de refinamento nas variações de frequência, clocks de operação mais altos, redesenho da pipeline, melhor distribuição de geometria e tesselação. Porém, sem dúvidas, uma das tecnologia que traz mudanças mais profundas é a Infinity Cache.

Com os ciclos de trabalhos cada vez mais pesados, a AMD usou uma abordagem diferente das memórias mais rápidas GDDR6X e interface maior das GeForce RTX 30. Trazendo a expertise da área de processadores com os chiplets, a AMD introduziu 128MB de memória atuando como um cache de nível 3. Trazendo um conceito parecido com o Infinity Fabric, presente nos Ryzen, essa tecnologia foi batizada de Infinity Cache.

Essa nova tecnologia também é em parte responsável pela maior eficiência energética das RDNA2, enquanto também reduz a latência em 34%, em média, comparada com as RDNA de primeira geração.

Outra novidade importante é a introdução de hardware dedicado a acelerar o processo do Ray Tracing. Para isso, a AMD implementou um "Ray Acelerator" por unidade computacional, entregando até 10x mais performance que a implementação via software. Essas unidades tem o objetivo de calcular as intersecções do traçamento dos raios de luz, processo que é finalizado pelos shaders tradicionais das unidades computacionais. Com isso, ficam viabilizados efeitos como reflexos realistas e iluminação global dinâmica, com sombras e iluminação mais realista.

Além do Ray Tracing, as RDNA2 trazem suporte a recursos como o Variable Rate Shadding, que possibilita dedicar menos poder de processamento em partes da imagem; a introdução dos Mesh Shaders, uma implementação muito mais eficiente do uso dos recursos dos shaders; e Sampler Feedback, que usa dados do quadro anterior para determinar de forma mais eficiente como será o carregamento de texturas. Todos esses recursos somados são essenciais para melhor uso do hardware e para viabilizar gráficos mais aprimorados, com bom nível de desempenho.


A RX 6700 XT

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A RX 6700 XT é baseada na Navi 22, chip que tem essencialmente a metade da estrutura disponível na Navi 21 que equipa as RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. As unidades computacionais foram reduzidas de 80 (número máximo, presente na RX 6900 XT) para 40. Como resultado, muitas coisas seguem essa proporção, como processadores stream caindo de 5.120 para 2.560.

Outras reduções são mais discretas, já que algumas estruturas precisam ser mantidas para garantir performance. O Infinity Cache vai de 128MB para 96MB. Mantendo esse cache, a empresa ainda promete ganhos relevantes de performance comparado ao uso exclusivo do GDDR6.

Em contrapartida, o chip mais modesto traz margens mais audaciosas nos clocks, já que possui um TDP mais modesto (230W) e também é menos exigente na alimentação de energia. Isso resulta em um clock base de 2300MHz, ou seja, já está acima do boost e até do gaming clock das RX topo de linha, baseadas na Navi 21. Seu boost pode ultrapassar os 2500MHz, colocando essa placa em patamares de frequência de operação bastante elevados.

A quantidade de memória disponível foi reduzida para 12GB em uma interface de 192-bit. De acordo com a AMD, a placa foi dimensionada para rodar em QuadHD, ou seja, indicada para games rodando em resolução 1440p, e essa quantidade de memória é necessária para garantir que mesmo em configurações Ultra não falte memória, especialmente para texturas de alta resolução.

Diferente da Nvidia, que optou por limitar a performance de seu lançamento mais recente quando o assunto é mineração(mas que depois "sem querer" acabou liberando via driver beta"), AMD não trabalhou para modificar a performance em cenários como mineração.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas com as principais especificações da  Radeons RX 6700 XT comparando com a Radeon RX 6800 (US$579), modelo da AMD posicionado acima dela, e as duas concorrentes direta por parte da NVIDIA, GeForce RTX 3060 Ti (US$399) e GeForce RTX 3070 (USA$499).

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Comparativo

AMD Radeon RX
6800
AMD Radeon RX
6700 XT
NVIDIA GeForce
RTX 3070
NVIDIA GeForce
RTX 3060 Ti

Preços

Preço no lançamentoU$ 579,00 U$ 479,00 U$ 499,00 U$ 399,00
Preço atualizadoU$ 579,00 U$ 479,00 R$ 5.000,00 U$ 399,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7 nm 7 nm 8nm 8nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipNavi 21 XT Navi 22 XT Ampere GA104 Ampere GA104-200
Clock do GPU1372 MHz2321 MHz1500 MHz1410 MHz
Clock do GPU (Turbo)2105 MHz2581 MHz1725 MHz1665 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 192 bit 256 256
Quantidade de RAM16 GB 12 GB 8 GB 8 GB
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo16000 MHz16000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda512 GB/s384 GB/s448 GB/s448 GB/s

Características Gerais

Shading Units3840 2560 5888 4864
TMUs240 160 184 152
ROPs96 64 96 80
Pixel Rate202.1 GPixel/s165.2 GPixel/s165.6 GPixel/s133.2 GPixel/s
Texture Rate505.2 GTexel/s413 GTexel/s317.4 GTexel/s253.1 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes16.17 TFLOPS13.21 TFLOPS20.31 TFLOPS16.2 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 1x 6 pinos + 1x 8 pinos 1x 12 pinos 1x 12 pinos
Suporte à combinação de placasN/A N/A NÃO NÂO
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dois slots Dois slots
Comprimento da placa267 mm267 mm242 mm242 mm
TDP250 W230 W220 W200 W
Fonte recomendada650W W550 W650 W450 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate
OpenCL2.0 2.1 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.5 6.5

Extras

Extras Infinity Cache 128MB Infinity Cache 96MB

PLACA DE VIDEO RTX 3070 GALAX GeForce RTX™ 3070 EX Gamer (1-Click OC) - 37NSL6MD1SAA

GPU NV RTX3070 8GB GDDR6 GAMING OC GIGABYTE GV-N3070GAMING OC-8GD

PLACA DE VIDEO RTX 3070 GALAX GeForce RTX™ 3070 EX Gamer (1-Click OC) - 37NSL6MD1SAA


Fotos

Assim como os demais modelos da série Radeon RX 6000, a AMD fez um bom trabalho com o design da Radeon RX 6700 XT, conseguindo criar uma placa bastante bonita visualmente, passando um ar de produto refinado e com belo acabamento, tão quanto os modelos Founders Edition da NVIDIA.

Diferente dos modelos Radeon RX 6800/XT e Radeon RX 6900 XT, a Radeon RX 6800 XT referência traz um sistema com dois fans, e não três. Mas o projeto lembra bastante por usar as mesmas linhas e cores.

A placa ocupa dois slots PCI-Express e precisa de dois conectores de energia, um de 8 pinos e outro de 6 pinos. Na parte de conexões, duas DisplayPort 1.4a e uma HDMI 2.1, não tem a USB Tipo C como as versões posicionadas acima dela.

Radeon RX 6800 XT vs GeForce RTX 3070
Abaixo algumas fotos da Radeon RX 6700 XT ao lado da GeForce RTX 3070, ambas modelos referência, sendo a placa gráfica da NVIDIA uma concorrente direta para o modelo da AMD. A placa da AMD é tão bonita quanto a da NVIDIA, sendo levemente maior. Ambas tem backplate e tambas com projetos utilizando espaço de dois slots PCI-Express. Na parte de alimentação, o modelo da AMD traz os tradicionais conectores de energia, sendo um de 8 pinos e outro de 6 pinos, enquanto a referência da NVIDIA tem o novo conector de 12 pinos.

Já na parte de conexões de vídeo, ambas tem exatamente o mesmo número de conectores, 3x DisplayPort 1.4 e uma HDMI 2.1.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

A bancada de testes e os testes de nossa bateria serão alterados em breve!

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- Adrenaline 21.2.x

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Para o overclock finalmente podemos usar o Afterburner em placas AMD Radeon RX 6000, já que agora ele está dando suporte para esses GPUs através da versão 4.6.3 final.

Conseguimos subir o clock do GPU em 156MHz em modo turbo, pouco comparado com outros modelos, mas por outro lado a placa alcançou 2800MHz, o que não deixa de ser impressionante. Já as memórias conseguimos subir mais do que o overclock nas placas Radeon RX 6800 / XT, com os 12GB trabalhando em 17.2GHz, frente aos 16GB padrão da placa.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

Abaixo fotos da placa capturadas com uma câmera termal, mostrando as áreas com temperatura mais alta.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Vídeo de gameplay


Conclusão

Dimensionar a RDNA 2 para um chip mais modesto fez bem para a AMD Radeon RX 6700 XT. Essa placa de vídeo consegue alcançar frequências na GPU bastante elevadas, e isso não impacta negativamente em aquecimento ou consumo de energia.

A RX 6700 XT consegue altas frequências com pouco aquecimento e produção de ruído

Esse chip gráfico parece estar muito próximo do limite estável da tecnologia RDNA 2. Em nossos testes a placa não apresentou problemas de performance, mas bastou tentar subir um pouco a frequência para começar a surgir eventuais artefatos em alguns games, especialmente os que envolvem Ray Tracing.

A performance em resolução 1440p é realmente o destaque, trazendo de 30 a 50% mais quadros por segundo que a antecessora Radeon RX 5700 XT, tornando ela um upgrade interessante para os donos de placas de vídeo que não estão dando mais conta dessa resolução. Em 4K ela pode arriscar algumas franquias, mas a performance já começa a não ser suficiente para manter a qualidade no máximo.

Esse chip tem performance com folga para jogos em resolução 1440p

O desempenho só não está em par com a rival Nvidia no Ray Tracing. Primeiro devido a vantagem por ter mais experiência nesse campo, com núcleos RT das GeForce já em sua segunda geração, mas especialmente devido aos saltos que o DLSS traz nos games em que está disponível. Sem esse recurso, a RX 6700 XT pode ser usada para jogar games com RT habilitado, mas o indicado é baixar a resolução para 1080p.

Na disputa, a placa se "entrelaça" com a Nvidia GeForce RTX 3070, com a Radeon ficando na frente em alguns cenários, a RTX 3070 em outros, com leve vantagem geral para o modelo GeForce. Mas aqui a disputa acaba sendo com outro modelo: a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti. Esse GPU já é consideravelmente mais atrativo que a 3070 graças a seu preço menor com uma redução não muito grande na performance, e também coloca pressão na Radeon RX 6700 XT. As diferenças não passam muito dos 10% em favor da RX 6700 XT, sendo que o preço de lançamento da RTX 3060 Ti é 80 dólares menor. Alias, isso falando dos preços anunciados em mercado internacional, porque devido a escassez de placas, esses valores não são o que de fato vemos, quando as placas ainda disponíveis, já que em vários momentos estão fora de estoque.

A GeForce RTX 3060 Ti é uma das principais rivais em termos de custo x benefício

Aqui é bom lembrar que estamos fazendo todas essas conjecturas sobre os preços oficiais das empresas, o que faz com que nosso parágrafo anterior seja praticamente uma obra de ficção. Leve em consideração as potenciais flutuações de preço de todos esses modelos no momento em que você estiver realizando sua pesquisa. Aqui do meio do GPUgeddon é difícil fazer qualquer comparação que sobreviva a dura realidade.

Tanto que temos aqui uma notável estagnação. Mesmo entregando um ganho respeitável sobre uma RX 5700 XT, ela também traz um incremento no preço sugerido de 80 dólares. Isso quer dizer que não temos algo melhor pelo mesmo valor. Com ela, estamos pagando quase proporcional ao ganho de desempenho. Na atual circunstância, simplesmente ter o lançamento disponível já é um milagre, então querer evoluções, já é um exagero.

Por fim, a AMD Radeon RX 6700 XT é um excelente produto, entregando um desempenho consistente e que atenderá bem um gamer de olho em um monitor 1440p, mesmo aqueles com alta taxa de atualização e de olho em games competitivos. Seu principal empecilho é a performance ainda menor em Ray Tracing, a falta de um equivalente ao DLSS e também o potencial custo x benefício superior da GeForce RTX 3060 Ti, mas isso é algo que pode variar muito, dado o contexto caótico atual.

PRÓS
Excelente performance para QuadHD / 1440p
Bastante fria e silenciosa
Boa quantidade de memória
Preço competitivo frente a RTX 3070...
CONTRAS
...mas menos atrativo versus uma RTX 3060 Ti
Algo equivalente ao DLSS faz falta
Fica atrás em Ray Tracing
Pouca margem para OC
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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