REVIEW: Galax RTX 3060 1-click OC - a placa para rodar tudo no Ultra em FullHD

Altos preços tiram qualquer sentido em um produto que devia democratizar as Ampere
Por Fabio Feyh, Diego Kerber 25/02/2021 11:00 | atualizado 25/02/2021 15:14 comentários Reportar erro

[atualização]: Com a chegada do modelo ao varejo brasileiro na tarde de hoje, temos a realidade de preços da RTX 3060 para nosso país, que é de quase R$ 5 mil. Com esse valor, a placa que já não havia recebido recomendação também perde o selo ouro.

 

[texto original]: A  Galax GeForce RTX 3060 1-click OC é uma placa de vídeo intermediária da NVIDIA para jogadores que buscam uma boa relação entre performance e preço. Ela tem o objetivo de ser o upgrade dos donos de uma GeForce GTX 1060, entregando o dobro de performance em rasterização e chegando a até 10x em novas tecnologias, como o Ray Tracing, além de habilitar recursos como o DLSS.

A placa de vídeo possui reduções perceptíveis comparado a uma GeForce RTX 3060 Ti. A primeira é na quantidade de núcleos CUDA, com 3584 (versus os 4864 da versão Ti), porém comparado ao que estava disponível em uma RTX 2060, isso é um salto de quase duas vezes. A interface de memória também foi reduzida para 192-bit, o que curiosamente levou a um aumento para 12GB na memória GDDR6 disponível

A placa de nossa análise é a Galax GeForce RTX 3060 1-click OC, um modelo focado em buscar um custo mais acessível tirando do caminho coisas como sistemas chamativos de LEDs RGB. Ela traz um sistema duplo de fans e chega com o boost de fábrica das RTX 3060, de 1777MHz, mas como descobrimos nos testes, tem margem para ir mais longe.

A RTX 3060 chegou com o preço sugerido de US$ 329, o mesmo sugerido na RTX 2060 quando foi lançada, e 70 dólares mais barata que a RTX 3060 Ti. Claro, isso considerando que a nova estratégia da Nvidia para controlar a compra para a mineração e que os estoques se normalizem. Versus a AMD, temos aqui um total blackout: não há nenhum modelo Radeon abaixo da RX 6800, que em teoria está na disputa com a RTX 3070.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

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Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.

Para trazer um preço mais competitivo, temos a redução para o GDDR6 na RTX 3070

Enquanto as RTX 3080 e 3090 usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron, a RTX 3070 usa da tradicional GDDR6 com o intuito de reduzir custos e melhorar o preço final. Isso somado a interface de memória menor faz com que haja uma redução grande na largura de banda, caindo dos 760.3 GB/s da RTX 3080 para 448 GB/s, que coloca ela em par com o oferecido pela RTX 2080. A RTX 3060 Ti também mantém a configuração de memórias usada na RTX 3070.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas com a RTX 3060 e outros modelos:

Comparativo

Galax GeForce
RTX 3060
1-Click OC
NVIDIA GeForce
RTX 3060
NVIDIA GeForce
RTX 3060 Ti
NVIDIA GeForce
RTX 2060

Preços

Preço no lançamentoU$ 329,00 U$ 329,00 U$ 399,00 U$ 349,99
Preço atualizadoU$ 329,00 U$ 329,00 U$ 399,00 R$ 1.700,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm 8 nm (Samsung) 8nm 12nm Finfet
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 3.0
ChipAmpere GA106-300 Ampere GA106-300 Ampere GA104-200 Turing TU106
Clock do GPU1320 MHz1320 MHz1410 MHz1365 MHz
Clock do GPU (Turbo)1777 MHz1777 MHz1665 MHz1680 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS192 192 256 192 bit
Quantidade de RAM12 GB 12 GB 8 GB 6GB
Clock das memóriass1875 MHz1875 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo15000 MHz15000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda360 GB/s360 GB/s448 GB/s336 GB/s

Características Gerais

Shading Units3584 3584 4864 1920
TMUs112 112 152 120
ROPs48 48 80 48
Pixel Rate85.30 GPixel/s85.30 GPixel/s133.2 GPixel/s80.64 GPixel/s
Texture Rate199 GTexel/s199 GTexel/s253.1 GTexel/s201.6 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes12.74 TFLOPS12.74 TFLOPS16.2 TFLOPS6.451 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 12 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÂO NÂO NÂO NÃO
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dois slots Dual-slot
Comprimento da placa245 mm242 mm242 mm229 mm
TDP170 W170 W200 W160 W
Fonte recomendada450 W450 W450 W500 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.5 6.1

Extras


Fotos

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A GeForce RTX 3060 1-Clock da Galax é por enquanto o modelo de entrada da empresa, com o projeto mais simples, mesmo assim traz um sistema de cooler com 2 FANs prometendo bom resultado prático. O design é o tradicional de placas de vídeo, ocupando 2 slots PCI-Express, com tamanho médio quando falamos de comprimento.

RTX 3060 1-Click tem design tradicional de placas de vídeo

Ela possui um conector de 8 pinos, bem no meio da placa, igual aos modelos Founders da linha RTX 30, em nossa opinião, não é o melhor local já que atrapalha a organização ou mesmo o visual de certos sistemas.

Em se tratando de conexões, a RTX 3060 tem três DisplayPort 1.4 e uma HDMI 2.1, mesmas da RTX 3060 Ti, tirando projetos diferentes do padrão da NVIDIA.

Abaixo colocamos a Galax RTX 3060 1-Click ao lado da GeForce RTX 3060 Ti referência, mostrando que os projetos tem tamanhos diferentes, apesar de projetos de coolers diferentes. Vale ressaltar também que apenas a NVIDIA utiliza os novos conectores de energia.

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Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Esse sistema vai ser atualizado para um novo em breve

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 2004 atualizado
- NVIDIA GeForce 461.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)
Wolfenstein: Youngblood (Vulkan)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

A GPU GeForce RTX 3060 se saiu muito bem em overclock, mesmo em no projeto mais simples da Galax, conseguimos subir incríveis 250MHz no GPU saltando de 1320MHz para 1570MHz, e as memórias subindo de 15GHz para 16.6GHz, clocks bem acima da média em placas de vídeo. Para o overclock, aumentamos o power target para o máximo permitido, sem alterações de tensão como podem ver abaixo no Afterburner.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.

Abaixo uma foto com uma câmera de temperatura da Flir, mostrando como o calor está espalhado pela placa:


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.

Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.

Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.

Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.

Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.

Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.

Wolfenstein: Youngblood
Para terminar, mais um game rodando sobre a API Vulkan, e novamente um game utilizando a tecnologia Ray Tracing, que deve ganhar cada vez mais espaço com a chegada de novos títulos. A IDTech fez um excelente trabalho entregando altas taxas de quadro de múltiplos perfis de hardware.


Gameplay em vídeo


Conclusão

A GeForce RTX 3060 tem a dura missão de convencer a galera a dar o upgrade e sair da GeForce GTX 1060, placa de vídeo que ainda está no topo dos gráficos de popularidade nas pesquisas de hardware da Steam. E a verdade é que ela não é necessariamente a opção mais convincente.

A GeForce RTX 3060 entrega a promessa de FullHD com todas as tecnologias no máximo

Em nossos testes ela apresentou um ganho de performance respeitável sobre a GeForce RTX 2060, algo na casa dos 20%, mas que pode ser muito maior em cenários que fazem melhor uso das versões mais modernas dos núcleos RT e núcleos tensores, como games com suporte a Ray Tracing e DLSS. Outro motivo que pode tornar ela um upgrade mais atraente do que a RTX 2060 foi é a quantidade mais confortável de VRAM. Recentemente investigamos a GeForce RTX 2060 6GB e ela deu conta ainda dos games, mas é arriscar serviços em conjunto, como o Nvidia Broadcast, para ver essa quantidade se tornar pouca.

O chip RTX 3060 se mostrou muito eficiente, e o projeto da Galax mais que sobrou para manter as temperaturas e níveis muito baixos, mesmo rodando em frequências na casa dos 1950MHz. A placa praticamente não produziu ruído ao longo do nosso gameplay, e mostrou ter margem para um bom overclock.

A GeForce RTX 3060 precisa aparecer pro um preço competitivo para fazer mais sentido que a bem mais potente GeForce RTX 3060 Ti

O maior problema de placas com esse GPU está em seu custo. A linha 60 se caracteriza pelo balanço entre custo e benefício, mas ela sofre uma pressão "dentro de casa": a RTX 3060 Ti tem muito mais desempenho e a diferença em dólares é baixa, com preço oficial de US$ 329 frente aos US$ 399 da versão Ti. Olhando o salto de performance entre 20 a até 40%, parece fazer mais sentido partir para o modelo GeForce RTX 3060 Ti.

Mesmo com suas restrições de desempenho, ela entrega o prometido. É uma placa que permite jogar qualquer game em 1080p com qualidade Ultra, e habilitar todas as tecnologias mais recentes, como Ray Tracing, DLSS, entre outras. Games competitivos rodam em altas taxas de quadros, e em vários cenários ela tem performance inclusive para encarar QuadHD, sendo sim um upgrade para o pessoal querendo poder voltar a ligar todos os filtros nos games mais recentes.

Com tantos preços "fora de controle", será que RTX 3060 vai mesmo conseguir ser um modelo "custo x benefício"?

Mas esse mundo teórico não pode sobreviver ao duro teste da realidade. O mercado de placas de vídeo atual é desanimador, com todos os modelos sofrendo aumentos de preços vertiginosos ao longo de 2020 e especialmente agora em 2021. A Nvidia está tentando controlar esse efeito limitando a performance da placa na mineração, e assim reduzir ao menos um pouco a pressão da demanda causada por esse nicho. Mas, mesmo bem-sucedida nessa empreitada, vai enfim entregar suprimentos o suficiente para começar a reverter esse processo?

Como falamos de um produto que, em teoria, devia entregar alta relação entre custo e benefício, o preço vai ser um fator crucial. Com todos os modelos com preços insanamente altos, uma RTX 3060 com preço competitivo pode salvar o dia. E definitivamente estamos precisando que isso dê certo, pois estamos em uma situação surpreendente, onde uma GeForce GTX 1050 Ti, lançada em 2016, hoje é mais relevante que nunca dada a falta de opções no momento.

[+update]: com as primeira unidades disponíveis, vemos que a RTX 3060 passa longe de fazer qualquer efeito esperado. O custo atual próximo dos R$ 5 mil coloca essa placa distante de ser um produto viável para quem quer um custo x benefício, e coloca quase em território da melhor RTX 2070 Super. O jeito é realmente torcer que sua placa de vídeo atual dê conta dos games até as coisas melhorar.

PRÓS
Baixo aquecimento e consumo de energia
Desempenho para FullHD com todas as tecnologias no máximo
Grande quantidade de memória de vídeo
Talvez escape dos preços insanos causados pela mineração
CONTRAS
Muito menos desempenho que uma RTX 3060 Ti
Quase o preço de uma RTX 2070 Super
Só o tempo vai nos dizer se vai ser mesmo um bom custo x benefício
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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