REVIEW: ASUS ROG STRIX LC RX 6800 XT - A melhor RX 6800 XT do mundo!

Visual incrível e altíssima eficiência do liquid cooling faz essa a melhor 6800 XT que testamos

A ASUS ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT  é um dos projetos mais impressionantes baseados no chip RX 6800 XT, o segundo mais potente para games e o mais indicado para quem quer uma máquina high-end para jogar. Essa placa traz um sistema híbrido de arrefecimento, combinando resfriamento líquido e um blower a ar, que junto com outros elementos do projeto tornam essa placa uma das mais potentes possíveis com esse chip gráfico Radeon.

A principal novidade dessa geração é a introdução da microarquitetura RDNA2, a mesma que está implementada na nova geração de consoles, que conta com o Xbox Series S, Series X e o Playstation 5. Ela traz saltos relevantes, prometendo entregar o dobro de performance e muito mais eficiência comparada a uma placa RDNA 1, como a Radeon RX 5700 XT.

Site oficial da ASUS ROG Strix LC RX 6800 XT

Além do liquid cooling com um radiador de 240mm com duas fans e um blower a ar, o projeto conta também com alimentação reforçada para garantir estabilidade e capacidade de levar o chip Radeon ao seu extremo.

A Radeon RX 6800 XT foi introduzida no mercado pelo preço sugerido de US$ 649 -  deixando ela 50 dólares mais barata que a rival direta GeForce RTX 3080. Esse modelo da Asus, obviamente, muda totalmente essa lógica. É uma placa que passa longe de qualquer relação entre custo e benefício, e busca mesmo ser o melhor produto possível com esse chip gráfico. Custando o quanto for necessário.

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E o necessário é muito, para pagar pelo luxo desse produto. Ele chegou a estar disponível por R$ 9 mil, bastante acima das demais RX 6800 XT, encontradas a partir de R$ 6 mil, e também um valor bem acima de muitos modelos da RTX 3080, mesmo alguns bastante avantajados. Mas, dada a baixíssima disponibilidade de todos esse modelos mencionados, há boas chances da maioria deles nem estarem disponíveis para compra, no momento que você lê esta análise.


RDNA2

A RDNA2 chega com importantes saltos em performance e eficiência comparados à geração anterior. A AMD afirma que os novos chips baseados em RDNA2 conseguem entregar um salto de performance com o dobro de desempenho, e um salto de eficiência com até 54% mais performance por watt consumido.

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A nova microarquitetura da AMD ainda é baseada na mesma litografia de 7 nanômetros utilizada na RDNA de primeira geração, por exemplo. Os ganhos foram alcançados através de otimização de fabricação. O resultado é um consumo de energia até 50% menor para operar nas mesmas frequências das RDNA 1, ou no mesmo nível de consumo subir em 30% a frequência de operação.

Esses ganhos foram resultado de uma série de otimizações, como aumento de refinamento nas variações de frequência, clocks de operação mais altos, redesenho da pipeline, melhor distribuição de geometria e tesselação. Porém, sem dúvidas, uma das tecnologia que traz mudanças mais profundas é a Infinity Cache.

Com os ciclos de trabalhos cada vez mais pesados, a AMD usou uma abordagem diferente das memórias mais rápidas GDDR6X e interface maior das GeForce RTX 30. Trazendo a expertise da área de processadores com os chiplets, a AMD introduziu 128MB de memória atuando como um cache de nível 3. Trazendo um conceito parecido com o Infinity Fabric, presente nos Ryzen, essa tecnologia foi batizada de Infinity Cache.

Essa nova tecnologia também é em parte responsável pela maior eficiência energética das RDNA2, enquanto também reduz a latência em 34%, em média, comparada com as RDNA de primeira geração.

Outra novidade importante é a introdução de hardware dedicado a acelerar o processo do Ray Tracing. Para isso, a AMD implementou um "Ray Acelerator" por unidade computacional, entregando até 10x mais performance que a implementação via software. Essas unidades tem o objetivo de calcular as intersecções do traçamento dos raios de luz, processo que é finalizado pelos shaders tradicionais das unidades computacionais. Com isso, ficam viabilizados efeitos como reflexos realistas e iluminação global dinâmica, com sombras e iluminação mais realista.

Além do Ray Tracing, as RDNA2 trazem suporte a recursos como o Variable Rate Shadding, que possibilita dedicar menos poder de processamento em partes da imagem; a introdução dos Mesh Shaders, uma implementação muito mais eficiente do uso dos recursos dos shaders; e Sampler Feedback, que usa dados do quadro anterior para determinar de forma mais eficiente como será o carregamento de texturas. Todos esses recursos somados são essenciais para melhor uso do hardware e para viabilizar gráficos mais aprimorados, com bom nível de desempenho.


Abaixo, tabelas de especificações comparando da placa analisada e de outros modelos.

Comparativo


AMD Radeon RX 6900 XT

ASUS ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT

AMD Radeon RX 6800 XT

NVIDIA GeForce RTX 3080

Preços

Preço no lançamentoU$ 999,00 U$ 899,99 U$ 649,00 U$ 699,00
Preço atualizadoU$ 999,00 U$ 899,99 U$ 649,00 R$ 7.200,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7 nm 7 nm 7 nm 8nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipNavi 21 XTX Navi 21 XT Navi 21 XT Ampere GA102
Clock do GPU1529 MHz1825 MHz1487 MHz1440 MHz
Clock do GPU (Turbo)2250 MHz2360 MHz2250 MHz1710 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6X
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 320 bit
Quantidade de RAM16 GB 16 GB 16 GB 10 GB
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz2000 MHz1188 MHz
Clock efetivo16000 MHz16000 MHz16000 MHz19000 MHz
Largura de banda512 GB/s512 GB/s512 GB/s760.3 GB/s

Características Gerais

Shading Units5120 4608 4608 8704
TMUs320 288 288 272
ROPs128 128 128 96
Pixel Rate288 GPixel/s302.1 GPixel/s288 GPixel/s164.2 GPixel/s
Texture Rate720 GTexel/s679.7 GTexel/s648 GTexel/s465.1 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes23.04 TFLOPS21.75 TFLOPS20.74 TFLOPS29.77 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 2x 8 pinos 2x 8 pinos 1 x 12 pinos
Suporte à combinação de placasN/A N/A N/A NÃO
Tipo de SlotTrês slots Dois slots Dois slots Dois slots
Comprimento da placa267 mmN/A mmN/A mm285 mm
TDP300 W300 W300 W320 W
Fonte recomendada850W W750W W750W W750 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1, 1x USB-C 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.5 6.5

Extras

Extras Infinity Cache 128MB Infinity Cache 128MB, Liquid Cooler Infinity Cache 128MB


Fotos

As fotos só comprovam o que já falamos, uma placa espetacular em todos os aspectos, com componentes de alta qualidade e acabamento refinado, aliado a um projeto imponente com destaque ao sistema de liquid cooler, não tão comum em placas de vídeo.

A placa em si não é grande comparada com outros modelos com o mesmo GPU, ocupa 2 slots PCI-Express e mede 267mm, enquanto a referência mede 277mm e outras alcançam os 320mm. O porém é que o radiador faz esse "espaço" físico aumentar bastante, sendo necessário um gabinete com suporte para o radiador duplo. Vale destacar que usuário que buscam esse tipo de produto, normalmente também tem um liquid cooler para o CPU, logo, dois é necessário espaço para radiadores no sistema. Um ponto positivo é que os tubos medem 60 centímetro, bastante para posicionar o radiador a uma boa distância da placa.

Para a alimentação, dois conectores de 8 pinos, padrão em placas de alto desempenho com esse TDP, não vimos nenhum modelo com esse GPU com 3 conectores de 8 pinos como acontece nas placas RTX 3080.

Na parte de conexões, duas DisplayPort 1.4a e uma HDMI 2.1, além de uma USB Tipo C. Como já destacamos, a USB é um detalhe curioso, já que a NVIDIA abandonou essa conexão em sua nova geração. Teoricamente, a porta USB seria voltada para soluções de óculos de realidade virtual.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados. A tensão foi definida em 1.375v.

A nova máquina de review será baseada em um Ryzen 9 5900X e terá novos testes e games

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes. Também um vídeo mostrando a máquina de review utilizada em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits atualizado
- Adrenalin 20.12.1

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo, a tela principal do GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Para o overclock, utilizamos o software que vem integrado aos drivers da AMD. Colocamos tudo no máximo suportado pelo aplicativo, incluindo o limite de clock do GPU em 2800MHz, a única placa que alcançou esse clock dentre os modelos que testamos. Vale destacar que apesar do GPU subir bastante, o clock das memórias funciona da forma inversa e sobe bem pouco, situação compartilhada pelas demais placas com esse GPU.

Placa alcança o limite de clock do GPU, incríveis 2800MHz

Na review do modelo referência, o comportamento da placa em overclock foi bem diferente, subindo pouco. Destacamos que só consideramos o overclock quando ele finaliza TODOS os testes da bateria, se travar em ao menos um, fazemos mudanças até o overclock passar em todos os testes.

Como o sistema de resfriamento líquido cobre tanto o chip gráfico quanto as memórias, tivemos muita margem de dissipação de calor para colocar ambos os componentes no limite.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido a mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, em modo ocioso e após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5W a 10W como margem de erro, devido à variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo é a temperatura do chip. Os testes incluem o sistema em modo ocioso e em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistemas que desligam as fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima da média para alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil, além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar as FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando as FANs ficam desligadas, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga as FANs.

Primeiro, vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos. Em suas últimas versões, ele tem aproveitado os benefícios das GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo, o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU - mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo: o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem: Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora, vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, e ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte à tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Vídeo Review


Conclusão

A Asus ROG Strix LC RX 6800 XT é um daqueles produtos que extrapolam qualquer lógica de custo e qualidade. A placa é simplesmente sensacional em performance, design, produção de ruído e potencial de overclock, sendo assim um dos mais impressionantes (e caros) produtos com esse chip gráfico da AMD.

A ROG Strix LC é a placa mais impressionante com o chip RX 6800 XT que testamos

Em nossos testes, conseguimos em vários momentos superar os 10% de ganho através do overclock, e em muitos casos passar bem próximo de colocar essa placa para operar em 2800MHz, o máximo que o software da AMD deixa realizar o overclock. Tudo isso de forma estável e supreendentemente silenciosa e com baixíssimas temperaturas. Vale destacar aqui que o modelo referência não se comportava bem em overclock, situação que os parceiros estão resolvendo com seus sistemas personalizados.

O design também é compatível com um produto tão "fora da curva", com um belíssimo sistema RGB personalizável tanto na própria carcaça da placa de vídeo quanto nas fans, contribuindo muito para quem está de olho em um hardware que roube as atenções.

Mesmo com um ganho em OC na casa dos 10%, seu custo elevadíssimo não se justifica apenas pelo aumento de performance

Mesmo com o incremento de performance em OC, ela entrega a experiência que esperamos de uma RX 6800 XT: ela é capaz de rodar games em rasterização na resolução 4K, 60 quadros e qualidade ultra. Sua principal é na novidade do momento, do Ray Tracing, recurso que a AMD implementou mais recentemente e que fica atrás do ecossistema mais maduro das GeForce. Nesse aspecto, principalmente, faz muita falta uma tecnologia análoga ao DLSS.

Esse é um produto até mesmo difícil de sem comparado com outros do mercado. Mesmo com seu alto potencial de OC, ele não tem performance adicional que justifique o seu custo maior, para um consumidor simplesmente procurando uma excelente placa para jogar. Ela só faz sentido para aquele consumidor que quer se diferenciar com um produto premium, com um design que excede qualquer projeto mais tradicional a ar, ou quer esse potencial elevado de overclock disponível aqui.

PRÓS
Um projeto de cair o queixo
Altíssimo potencial de overclock
4K em qualidade ultra acima dos 60fps
Saltos de performance e eficiência
Quantidade generosa de VRAM
CONTRAS
EXTREMAMENTE cara
Algo equivalente ao DLSS faz falta
Menos desempenho em Ray Tracing
Atrás das GeForce em aplicações profissionais
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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