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REVIEW: PCYes GeForce RTX 3070 Graffiti está entre as mais baratas com esse GPU

A PCYes GeForce RTX 3070 Graffiti é uma placa high-end baseada no chip da Nvidia voltada para jogadores exigentes que buscam alta performance. Ela tem como objetivo entregar uma alta performance mas ao mesmo tempo um custo x benefício melhor que o das placas baseadas em RTX 3080, que trazem uma performance superior mas com um custo bem mais elevado.

Site oficial da PCYes GeForce RTX 3070 Graffiti

A RTX 3070 é o terceiro modelo mais potente desenvolvido nesse line-up da série 30. Ela chega com o objetivo de ser mais acessível que a RTX 3080 mas ainda manter alto nível de desempenho, sendo capaz de manter uma performance semelhante a RTX 2080 Ti, placa topo de linha da geração anterior e que foi anunciada pelo dobro do preço, no lançamento. Abaixo dela temos a RTX 3060 Ti, lançamento mais recente e que ainda entrega alta performance, porém com mais economias na potência do chip.

Uma das reduções mais importantes comparado ao chip RTX 3080 é nas memórias, que são menos potentes e abundantes. São no total 8GB utilizando a tecnologia GDDR6 em uma interface de 256-bit. A RTX 3080, por exemplo, tem 10GB na mais rápida tecnologia GDDR6X e com a interface de 384-bit.

A PCYes é uma marca brasileira atuando desde 2010 e que oferece dois anos de garantia, sendo possível estender para mais um ano realizando um cadastro no site oficial da empresa. A empresa utiliza o projeto da GamingPro, da Palit, que tem entre seus destaques um sistema triplo de fans com abertura na parte traseira, aumentando o fluxo de ar em 15%, além de um visual que conta com luzes ARGB customizáveis. 

Nesse modelo temos o uso dos mesmos clocks presentes na Founders Edition da própria Nvidia, com clock base em 1500Mhz e boost em 1725MHz, colocando em desvantagem comparado a modelos mais robustos com OC de fábrica. Devido o GPU Boost, que aumenta frequências dinamicamente, na prática essa variação acaba dependendo muito mais da qualidade dos projetos, algo que vemos na prática, e não em tabelas de especificações.

No momento que essa análise é escrita, a placa da PCYes está disponível por R$ 4.999, colocando ela em patamar próximo de preço dos modelos “mais baratos” com esse chip. Porém é bom lembrar que o atual contexto do mercado, assuntos como disponibilidade e preço são de uma inconstância insana, e tentar cristalizar uma situação em um texto é pedir para ele se tornar desatualizado. Algo que nesse parágrafo, já deve ter acontecido.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem “matriz não esparsa” das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.

Enquanto as RTX 3080 e 3090 usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron, a RTX 3070 usa da tradicional GDDR6 com o intuito de reduzir custos e melhorar o preço final. Isso somado a interface de memória menor faz com que haja uma redução grande na largura de banda, caindo dos 760.3 GB/s da RTX 3080 para 448 GB/s, que coloca ela em par com o oferecido pela RTX 2080.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas da RTX 3070 Graffiti com outras 3070 e também com a 3080:

PCYes GeForce RTX 3070 Graffiti Series

PCYes GeForce RTX 3070 Graffiti Series

NVIDIA GeForce RTX 3070

NVIDIA GeForce RTX 3070

Gigabyte GeForce RTX 3070 Gaming OC

Gigabyte GeForce RTX 3070 Gaming OC

NVIDIA GeForce RTX 3080

NVIDIA GeForce RTX 3080

Comparativo

Preço de Lançamento
Preço de Lançamento
R$5.200,00 24/11/2020
US$499,00 01/09/2020
R$4.950,00 22/12/2020
US$699,00 17/09/2020
Preço Atualizado
Preço Atualizado
R$5.000,00 22/12/2020
Comprar
R$5.000,00 22/12/2020
Comprar
R$5.560,00 06/09/2022

Especificações da GPU

Processo de fabricação
Processo de fabricação 8nm 8nm 8nm 8nm
PCI-Express bus
PCI-Express bus 4.0 4.0 4.0 4.0
Chip
Chip Ampere GA104 Ampere GA104 Ampere GA104 Ampere GA102
Clock do GPU
Clock do GPU 1500 MHz 1500 MHz 1500 MHz 1440 MHz
Clock do GPU (Turbo)
Clock do GPU (Turbo) 1725 MHz 1725 MHz 1815 MHz 1710 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAM
Tecnologia da RAM GDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6X
Interface de largura de BUS
Interface de largura de BUS 256 256 256 320 bit
Quantidade de RAM
Quantidade de RAM 8 GB 8 GB 8 GB 10 GB
Clock das memórias
Clock das memórias 1750 MHz 1750 MHz 1750 MHz 1188 MHz
Clock efetivo das memórias
Clock efetivo das memórias
Largura de banda
Largura de banda 448 GB/s 448 GB/s 448 GB/s 760.3 GB/s

Características Gerais

Shading Units
Shading Units 5888 5888 5888 8704
TMUs
TMUs 184 184 184 272
ROPs
ROPs 96 96 96 96
Pixel Rate
Pixel Rate 165.6 GPixel/s 165.6 GPixel/s 174.2 GPixel/s 164.2 GPixel/s
Texture Rate
Texture Rate 317.4 GTexel/s 317.4 GTexel/s 334.0 GTexel/s 465.1 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes FP16
Performance de pontos flutuantes FP16 20.31 TFLOPS 20.31 TFLOPS 21.37 TFLOPS 29.77 TFLOPS

Design

Tipo de Slot
Tipo de Slot Três slots Dois slots Dois slots Dois slots
Suporte à combinação de placas
Suporte à combinação de placas NÃO NÃO NÃO NÃO
Pinos de alimentação
Pinos de alimentação 2x 8 pinos 1x 12 pinos 6 pinos + 8 pinos 1 x 12 pinos
Comprimento da placa
Comprimento da placa 294 mm 242 mm 286 mm 285 mm
TDP
TDP 220 W 220 W 220 W 320 W
Fonte recomendada
Fonte recomendada 650 W 650 W 550 W 750 W
Conexões de vídeo
Conexões de vídeo 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 2x DisplayPort 1.4a, 2x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX
DirectX 12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate
OpenCL
OpenCL 2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL
OpenGL 4.6 4.6 4.6 4.6
Shader
Shader 6.5 6.5 6.5 6.5

Extras

Extras
Extras


Fotos

A PC Yes não fabrica suas placas, ela como algumas outras empresas, coloca sua marca sobre um modelo de placa de outro fabricante, que ela fecha uma parceria, no caso das RTX 3070 e 3080, modelos da Palit, como podem ver na página oficial da Palit RTX 3070 GamingPro, exatamente a mesma placa que essa analisada.

O modelo grande como a maioria das RTX 3070 do mercado, com 294 mm de comprimento e sistema de cooler com 3 FANs, além de dois conectores de energia de 8 pinos. Na parte traseira, o PCB é todo furado, chamado pelo fabricante de “Honeycomb Bracket”.

As conexões são idênticas as do modelo referência, 3x DisplayPost 1.4 e 1x HDMI 2.1.

Nas fotos abaixo comparamos a RTX 3070 Graffiti com a RTX 3070 Founders.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
– Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores – ANÁLISE
– Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
– Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
– SSD HyperX Fury RGB SSD – ANÁLISE
– SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB – ANÁLISE
– Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
– Fonte de energia Cougar CMX 1000W
– Gabinete Cougar Conquer
– Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 Pro 64 Bits 2004 atualizado
NVIDIA GeForce 457.xx

Aplicativos/Games:
Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
Blender (renderização pelo GPU)
V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
Battlefield V (DX12)
Flight Simulator 2020 (DX11)
Metro Exodus (DX12)
Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
Shadow of Tomb Raider (DX12)
The Division 2 (DX12)
– Wolfenstein: Youngblood (Vulkan)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Essa é uma placa com projeto focado em custo vs benefício, vai ter desempenho semelhante a uma referência, incluindo em overclock. Foi possível subir a placa em 175MHz em se tratando do GPU, um bom aumento. Já as memórias subiram de 14GHz para 15.6GHz, outro bom ganho. Como de costume, para o OC, usamos o Afterburner com o powerlimit no máximo permitido pelo aplicativo para esse GPU.

Não tivemos mudança de ruído, com a placa se comportando muito bem nesse quesito.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar “não jogável”

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.

Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.

Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de “entortar” placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.

Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.

Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.

Tom Clancy’s The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.

Wolfenstein: Youngblood
Para terminar, mais um game rodando sobre a API Vulkan, e novamente um game utilizando a tecnologia Ray Tracing, que deve ganhar cada vez mais espaço com a chegada de novos títulos. A IDTech fez um excelente trabalho entregando altas taxas de quadro de múltiplos perfis de hardware.


Vídeo de gameplay

YouTube video


Conclusão

A RTX 3070 da PCYes entregou uma performance muito semelhante ao que verificamos com o modelo Founders Edition da própria Nvidia. Ao longo dos testes percebemos uma variação bastante modesta, abaixo dos 5%, dentro do que esperamos entre dois modelos baseados no mesmo chip gráfico e sem grandes overclocks.

Com a evolução do modelo Founders, entregar uma performance semelhante está longe der ser um problema, afinal falamos de uma placa que opera na faixa dos 63ºC em alta carga, um resultado ótimo para um chip de alta performance. Outro ponto importante foi a produção de ruído do sistema de arrefecimento, que foi praticamente imperceptível em nosso gameplay com ela.

Considerando o nível dos modelos que temos visto nessa série RTX 30, essa placa da PCYes dá para considerar até “discreta”, sem um porte gigantesco no sistema de resfriamento ou avançando muito além dos dois slots. Mas ainda assim ela possui um sistema personalizável de LEDs e um sistema robusto o suficiente para entregar ótimo desempenho, sendo uma opção bem interessante dependendo do preço que estiver disponível.

O uso do projeto de outra empresa no exterior não é nem um pouco relevante, na prática, contanto que seja um bom projeto e o GamePro da Palit está muito bem dimensionado para o chip RTX 3070, como nossos bons resultados nos testes demonstrou. Porém, não deixa de ser engraçado que o modelo “Graffiti” da PCYes tem ainda impresso em sua carcaça o nome do modelo da Palit, e está a um adesivo de não ser mais reconhecível como um produto da PCYes.

Com um bom nível de desempenho e recursos, o importante é ficar de olho no preço. Essa placa fica bem próximo a modelos como a RTX 3070 KO e RTX 3070 TUF da ASUS, ou com a Gigabyte RTX 3070 Gaming OC, que já tem inclusive análise aqui no Adrenaline. Nesse contexto, ela precisa trazer um preço competitivo para fazer frente a esses bons modelos de rivais bastante consolidadas no mercado.

Falando do próprio chip RTX 3070, essa é uma placa com pleno potencial de entregar games em 4K com qualidade alta, habilitando recursos RTX como RT e DLSS, ou entregar um QuadHD com altíssima qualidade gráfica e taxa de quadros. Seu principal adversário é “doméstico”, com a RTX 3060 Ti chegando a performances próximas e um custo mais acessível, podendo ser uma opção mais interessante principalmente pra quem está mirando em 1440p.

Prós

Bom sistema de resfriamento e alimentação

Baixa produção de ruído

Entre os mais baratos com o chip RTX 3070

Ecossistema de games RTX mais maduro

Performance para 4K/alto/Ray tracing/60fps+

HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast

Contras

VRAM poderia ser mais abundante para o 4K

Sem overclock de fábrica

Assim como todo o mercado, vem sofrendo de instabilidades nos preços e disponibilidade

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