REVIEW: GeForce RTX 3060 Ti - quase uma RTX 3070 custando 20% menos

Placa bate uma RTX 2080 Super com o mesmo preço que foi lançada a RTX 2060 Super

A GeForce RTX 3060 Ti é uma placa intermediária da NVIDIA para jogadores que buscam uma boa relação entre performance e preço. Ela chega como uma opção mais acessível que a RTX 3070, porém mantendo as novas tecnologias introduzidas com as RTX 30 com a microarquitetura Ampere.

Ela possui ligeiras reduções comparada a RTX 3070, com menos núcleos CUDA, núcleos RT e núcleos Tensores disponíveis, mas em contrapartida tem um salto bastante expressivo de comparado a RTX 2060 Super, sua antecessora com o mesmo preço de lançamento, entregando mais que o dobro de núcleos CUDA. De acordo com a Nvidia, ela tem performance suficiente para superar a RTX 2080 Super tanto em rasterização quanto em Ray Tracing.

A RTX 3060 Ti chegou com o preço sugerido de US$ 399, o mesmo valor cobrado na RTX 2060 Super em seu lançamento e 100 dólares mais barata que a RTX 3070. Na geração atual ela ainda não possui concorrente por conta da AMD no momento, sendo que a placa RDNA 2 mais barata é a RX 6800, vendida por US$ 579, sobrando a RX 5700 XT, ainda RDNA da primeira geração, como a única placa Radeon na faixa dos US$ 399. Sempre lembrando que estamos falando de preços sugeridos, e o desabastecimento atual do mercado de hardware faz as coisas variarem muito, mesmo no exterior.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.

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Para trazer um preço mais competitivo, temos a redução para o GDDR6 na RTX 3070

Enquanto as RTX 3080 e 3090 usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron, a RTX 3070 usa da tradicional GDDR6 com o intuito de reduzir custos e melhorar o preço final. Isso somado a interface de memória menor faz com que haja uma redução grande na largura de banda, caindo dos 760.3 GB/s da RTX 3080 para 448 GB/s, que coloca ela em par com o oferecido pela RTX 2080. A RTX 3060 Ti também mantém a configuração de memórias usada na RTX 3070.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas com a RTX 3060 Ti e outros modelos:

Comparativo

NVIDIA GeForce
RTX 3070
NVIDIA GeForce
RTX 3060 Ti
NVIDIA GeForce
RTX 2080 Super
NVIDIA GeForce
RTX 2060 Super

Preços

Preço no lançamentoU$ 499,00 U$ 399,00 U$ 699,00 U$ 399,99
Preço atualizadoR$ 5.000,00 U$ 399,00 R$ 5.500,00 R$ 3.000,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm 8nm 12nm Finfet 12nm Finfet
PCI-Express bus4.0 4.0 3.0 3.0
ChipAmpere GA104 Ampere GA104-200 Turing TU104-450 Turing TU106-410
Clock do GPU1500 MHz1410 MHz1650 MHz1470 MHz
Clock do GPU (Turbo)1725 MHz1665 MHz1815 MHz1650 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 256 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM8 GB 8 GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1937 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz15496 MHz14000 MHz
Largura de banda448 GB/s448 GB/s495.9 GB/s448 GB/s GB/s

Características Gerais

Shading Units5888 4864 3072 2176
TMUs184 152 192 136
ROPs96 80 64 64
Pixel Rate165.6 GPixel/s133.2 GPixel/s116.2 GPixel/s105.6 GPixel/s
Texture Rate317.4 GTexel/s253.1 GTexel/s348.5 GTexel/s224.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes20.31 TFLOPS16.2 TFLOPS11.15 TFLOPS7.181 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 12 pinos 1x 12 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÂO NVLink 2-way NÃO
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa242 mm242 mm267 mm229 mm
TDP220 W200 W250 W160 W
Fonte recomendada650 W450 W650 W500 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate 12.1 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.4 6.1

Extras


Fotos

Como já falamos nas demais análises de placas RTX 30 Founders Edition, elas receberam um projeto diferente do que estávamos acostumados, especialmente a RTX 3090 e 3080 com seu novos sistema de cooler, aliado ao ótimo acabamento e qualidade do material utilizado, temos uma placa com visual muito bonito. A RTX 3070 e a RTX 3060 Ti lembram o visual dos modelos de maior desempenho, bem como, uma versão reduzida, mas sem o cooler na parte de "baixo", ele voltou para "cima" nesse modelo no formato tradicional.

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Visualmente a RTX 3060 Ti é uma RTX 3070 com pequenos detalhes em cor diferente

Como acontece na RTX 3070, o conector de 12 pinos da RTX 3060 Ti fica posicionado na parte superior, assim como as demais RTX 30, sem chamar a atenção quando a placa está sem o cabo, porém ao conectar o cabo o visual não é dos mais bonitos. Vale destacar aqui que esse modelo acompanha um adaptador único para 8 pinos, diferente das demais que precisam de dois conectores de 8 pinos.

Ressaltamos ainda que ao menos por enquanto, nenhuma outra fabricante adotou esse conector, mas não há nenhum impeditivo de vermos ele aparecendo no futuro em placas de parceiras e até mesmo em hardwares da AMD e Intel.

Em se tratando de conexões, a RTX 3060 Ti tem três DisplayPort 1.4 e uma HDMI 2.1, mesmas da RTX 3070 Founders Edition.

RTX 3060 Ti vs RTX 3070
Nas fotos abaixo é possível ver que os projetos são idênticos fisicamente, ficando por conta da tonalidade do cinza aplicado no corpo da carcaça a diferença, além é claro do nome da placa impresso sobre o backplate.

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RTX 3060 Ti vs RTX 2060 Super
Já abaixo é possível notar a diferença sobre o projeto da RTX 2060 Super. A nova 3060 Ti é levemente maior no comprimento, mas o visual de quem é mais bonita é bastante pessoal.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 2004 atualizado
- NVIDIA GeForce 457.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)
Wolfenstein: Youngblood (Vulkan)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Seguimos com um overclock básico sobre a placa, aumentando o GPU em 100MHz e as memórias em 1.4GHz, sem nenhuma mudança de tensão, apenas definindo o power target no máximo suportado pelo Afterburner, leia-se 110%. O GPU em modo turbo ficou em 1765MHz (1665MHz é o default), já as memórias ficaram em 15.4GHz (14GHz é o default).

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.

Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.

Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.

Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.

Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.

Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.

Wolfenstein: Youngblood
Para terminar, mais um game rodando sobre a API Vulkan, e novamente um game utilizando a tecnologia Ray Tracing, que deve ganhar cada vez mais espaço com a chegada de novos títulos. A IDTech fez um excelente trabalho entregando altas taxas de quadro de múltiplos perfis de hardware.


Vídeo Review


Conclusão

O redimensionamento para baixo da RTX 3060 Ti não impactou grandemente seu desempenho, e deixa um indicativo de porque a Nvidia fez questão de chamá-la de Ti, e não somente de RTX 3060. Ela passa bem perto da RTX 3070. Em nossa bateria de testes, ela fica algo na casa dos 10% abaixo, com a diferença caindo bastante ou até chegando ao nível de um empate técnico após um overclock. 

Por um preço consideravelmente menor, ela passa perto da RTX 3070

Isso faz com que a 3060 Ti tenha uma relação entre custo e benefício mais interessante que a RTX 3070, graças a estrutura das memórias semelhante e a pouca diferença de desempenho. Se por um lado você perde 10% de performance, a redução de $499 para $399 dólares representa uma economia de 20% no custo. E o mais relevante desse comparativo acaba sendo em termos práticos, pois essa placa fica a um overclock ou a um ajuste gráfico de entregar uma experiência muito próxima do que a RTX 3070 tem para oferecer, conseguindo encarar QuadHD em alta qualidade gráfica e taxas de quadros, e em alguns cenários 4K em qualidade alta (mas com alguns ajustes no caminho).

As Radeon agora ficam devendo um concorrente nesse segmento

Comparado ao line-up anterior, novamente a Nvidia traz um salto geracional relevante, com a placa se "engalfinhando" com a RTX 2080 Super, com vantagens para uma ou outra que raramente superam os 10%. Contra as Radeon, essa placa hoje ataca um ponto cego das AMD: com o mesmo preço sugerido da RX 5700 XT, entrega 20% mais desempenho, enquanto a RDNA 2 mais barata hoje é a RX 6800, que entrega 20 ou até 30% mais performance, mas ao mesmo tempo é quase 200 dólares mais cara. Está faltando um adversário claro para a 3060 Ti, com uma potencial RX 6700 XT já movendo "o moinho de rumores".

A RTX 3060 Ti é um modelo indicado para quem está mirando em QuadHD em qualidade Ultra ou altas taxas de quadro, com potencial para encarar 4K em algumas franquias e com ajustes gráficos. Com um desempenho próximo da RTX 3070, esse modelo tem uma forte relação entre custo e benefício, e pode ser a melhor opção para quem quer o upgrade para a nova geração, mas ainda mantendo um nível "sob controle" do custo. Resta saber por quanto chega ao Brasil, o certo é que o nível de "entrega" deve ser baixo como os demais lançamento das últimas semanas.

PRÓS
O desempenho de uma RTX 2080 Super com preço de 2060 Super
Alta taxa de quadros em QuadHD e potencial para 4K com ajustes gráficos
Ecossistema de games RTX mais maduro
HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast
CONTRAS
Indisponível no Brasil no projeto Founders Edition
Outro lançamento que pode ser sabotado pela disponibilidade
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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