ANÁLISE: AMD Radeon RX 6800 - bate a RTX 3070, mas por um custo mais alto

Placa encara o 4K, mas entrega pouco desempenho acima da rival e perde em Ray Tracing

A AMD Radeon RX 6800 é uma placa de alto desempenho voltada ao consumidor que deseja jogar em resolução 4K com qualidade alta e com elevada taxa de quadros. Esse modelo vem algumas reduções comparada a RX 6800 XT, com o objetivo de entregar um produto mais competitivo e criar uma rival para a RTX 3070.

A principal novidade dessa geração é a introdução da microarquitetura RDNA 2, a mesma que está implementada na nova geração de consoles, com o Xbox Series S, Series X e o Playstation 5. Ela traz saltos relevantes em desempenho e eficiência, prometendo entregar o dobro de performance e muito mais eficiência comparada a uma placa RDNA 1, como a Radeon RX 5700 XT.

Site oficial da AMD Radeon RX 6800

A Radeon RX 6800 foi lançada com o preço sugerido de US$ 579, ficando 80 dólares acima da GeForce RTX 3070. A AMD promete um desempenho superior, além de sua placa possuir mais VRAM, com um total de 16GB GDDR6 em 256-bit, para justificar essa diferença no custo. Ela também conta com a tecnologia Infinity Cache assim como as demais RX 6000 anunciadas até agora.

Não sabemos por qual valor as placas com esse GPU devem chegar por aqui, mas o que é sabido é que será de forma bastante lenta, possivelmente em quantidades menores do que os modelos RTX 30.


RDNA2

A RDNA2 chega com importantes saltos em performance e eficiência comparados à geração anterior. A AMD afirma que os novos chips baseados em RDNA2 conseguem entregar um salto de performance com o dobro de desempenho, e um salto de eficiência com até 54% mais performance por watt consumido.

A nova microarquitetura da AMD ainda é baseada na mesma litografia de 7 nanômetros utilizada na RDNA de primeira geração, por exemplo. Os ganhos foram alcançados através de otimização de fabricação. O resultado é um consumo de energia até 50% menor para operar nas mesmas frequências das RDNA 1, ou no mesmo nível de consumo subir em 30% a frequência de operação.

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Esses ganhos foram resultado de uma série de otimizações, como aumento de refinamento nas variações de frequência, clocks de operação mais altos, redesenho da pipeline, melhor distribuição de geometria e tesselação. Porém, sem dúvidas, uma das tecnologia que traz mudanças mais profundas é a Infinity Cache.

Com os ciclos de trabalhos cada vez mais pesados, a AMD usou uma abordagem diferente das memórias mais rápidas GDDR6X e interface maior das GeForce RTX 30. Trazendo a expertise da área de processadores com os chiplets, a AMD introduziu 128MB de memória atuando como um cache de nível 3. Trazendo um conceito parecido com o Infinity Fabric, presente nos Ryzen, essa tecnologia foi batizada de Infinity Cache.

Essa nova tecnologia também é em parte responsável pela maior eficiência energética das RDNA2, enquanto também reduz a latência em 34%, em média, comparada com as RDNA de primeira geração.

Outra novidade importante é a introdução de hardware dedicado a acelerar o processo do Ray Tracing. Para isso, a AMD implementou um "Ray Acelerator" por unidade computacional, entregando até 10x mais performance que a implementação via software. Essas unidades tem o objetivo de calcular as intersecções do traçamento dos raios de luz, processo que é finalizado pelos shaders tradicionais das unidades computacionais. Com isso, ficam viabilizados efeitos como reflexos realistas e iluminação global dinâmica, com sombras e iluminação mais realista.

Além do Ray Tracing, as RDNA2 trazem suporte a recursos como o Variable Rate Shadding, que possibilita dedicar menos poder de processamento em partes da imagem; a introdução dos Mesh Shaders, uma implementação muito mais eficiente do uso dos recursos dos shaders; e Sampler Feedback, que usa dados do quadro anterior para determinar de forma mais eficiente como será o carregamento de texturas. Todos esses recursos somados são essenciais para melhor uso do hardware e para viabilizar gráficos mais aprimorados, com bom nível de desempenho.


O projeto referência

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A AMD seguiu um caminho parecido com o da Nvidia e também evoluiu seu projeto referência em lançamentos recentes. Enquanto a Radeon VII trocou o resfriamento via blower por um sistema triplo de fans, as Radeon 6000 trazem um projeto bem mais caprichado que antecessores, especialmente em design.

O visual incrementado é resultado de uma carcaça em metal, que usa a técnica de fundição injetada. Ela possui também um frame interno nessa mesma técnica, que resulta em uma rigidez estrutural adicional. 

Para o resfriamento, há uma câmara de vapor ampla, e a dissipação de calor utiliza grafite e também um conjunto de pads macios para melhor arrefecimento dos MOSFETs e módulos de memória GDDR6.

Na parte de alimentação, a AMD trouxe um total de 15 fases de alta eficiência, e o PCB é construído com 14 camadas, possuindo 4 camadas de cobre para garantir a alimentação dos componentes da placa.

No arrefecimento, há um total de três fans, entregando um sistema até 6 decibéis - mais silencioso quando comparado com uma RX 5700 XT, - e reduzindo em até 70% a percepção de ruído. Em temperaturas mais baixas, como muitas placas mais modernas são capazes, as fans podem parar de girar, tornando a placa totalmente silenciosa.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas de especificações comparando as três Radeons RX 6000 anunciadas até o momento, com a GeForce RTX 3070, principal concorrente da Radeon RX 6800 dessa análise.

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Comparativo

AMD Radeon RX
6900 XT
AMD Radeon RX
6800 XT
AMD Radeon RX
6800
NVIDIA GeForce
RTX 3070

Preços

Preço no lançamentoU$ 999,00 U$ 649,00 U$ 579,00 U$ 499,00
Preço atualizadoU$ 999,00 U$ 649,00 U$ 579,00 R$ 5.000,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7 nm 7 nm 7 nm 8nm
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 4.0
ChipNavi 21 XTX Navi 21 XT Navi 21 XT Ampere GA104
Clock do GPU1529 MHz1487 MHz1372 MHz1500 MHz
Clock do GPU (Turbo)2250 MHz2250 MHz2105 MHz1725 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 256
Quantidade de RAM16 GB 16 GB 16 GB 8 GB
Clock das memóriass2000 MHz2000 MHz2000 MHz1750 MHz
Clock efetivo16000 MHz16000 MHz16000 MHz14000 MHz
Largura de banda512 GB/s512 GB/s512 GB/s448 GB/s

Características Gerais

Shading Units5120 4608 3840 5888
TMUs320 288 240 184
ROPs128 128 96 96
Pixel Rate288 GPixel/s288 GPixel/s202.1 GPixel/s165.6 GPixel/s
Texture Rate720 GTexel/s648 GTexel/s505.2 GTexel/s317.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes23.04 TFLOPS20.74 TFLOPS16.17 TFLOPS20.31 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 2x 8 pinos 2x 8 pinos 1x 12 pinos
Suporte à combinação de placasN/A N/A N/A NÃO
Tipo de SlotTrês slots Dois slots Dois slots Dois slots
Comprimento da placa267 mmN/A mm267 mm242 mm
TDP300 W300 W250 W220 W
Fonte recomendada850W W750W W650W W650 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI, 1x USB-C 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1

Recursos

DirectX12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate (12_2)
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.5 6.5

Extras

Extras Infinity Cache Infinity Cache Infinity Cache


Fotos

A primeira vista vemos que a AMD fez um ótimo trabalho, conseguindo criar uma placa bastante bonita visualmente, passando um ar de produto refinado e com belo acabamento, tão quanto os modelos Founders Edition da NVIDIA. De acordo com alguns rumores e vazamentos, pode ser que alguns fabricantes lancem placas com esse mesmo design, o que não é uma grande novidade por parte da AMD, sendo que isso já aconteceu em recentes gerações.

A placa ocupa três slots PCI-Express, ou seja, é um modelo com sistema de cooler alto além de comprido. Para a alimentação, no total são dois conectores de 8 pinos, padrão em placas de alto desempenho com esse TDP.

Na parte de conexões, duas DisplayPort 1.4a e uma HDMI 2.1, além de uma USB Tipo C, um detalhe curioso já que a NVIDIA abandonou essa conexão em sua nova geração. Teoricamente, seria para soluções de óculos de realidade virtual, que insistem em continuar no mercado, mesmo sem emplacar vendas em massa.

RX 6800 vs. RX 6800 XT
As duas RX 6800 tem design bastante parecidos, sendo a RX 6800 XT levemente maior na altura do dissipador utilizado sobre os FANs, virando um modelo que ocupa 3 slots PCI-Express ao contrario de 2 da RX 6800. É possível notar também que o logo "Radeon" muda de cor nas placas. Em se tratando de conectores, ambas trazem 2 conectores de 8 pinos para a alimentação de energia, já quando o assunto é vídeo, 4 conexões no total, sendo 2x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 e uma USB Tipo C. Não sabemos se os modelos de parceiros terão essa conexão.

RX 6800 vs. Radeon VII
Também colocamos lado a lado a RX 6800 e a Raden VII, mesmo as RX 5700 sendo mais recentes, a Radeon VII em boa parte dos cenários continuava sendo uma placa com maior desempenho, dessa forma colocamos elas nos comparativos de fotos e também em benchmarks logicamente.

Vendo as fotos, aparenta que ambas as placas tem qualidade semelhante, mas é gritante a diferença a favor das novas RX 6800, com acabamento muito melhor.

RX 6800 vs. RTX 3070
Abaixo colocamos lado a lado a Radeon RX 6800 com a GeForce RTX 3070 Founders Edition, modelos que devem disputar mercado, apesar da placa da AMD custar US$80 dólares a mais.

A RX 6800 é consideravelmente maior quando comparamos esses projetos, porém ambas ocupam 2 slots PCI-Express. Como outras diferenças, os conectores de energia, e vale frisar novamente, é algo que acontece especialmente quando falamos de modelos Founders Edition por parte da NVIDIA, já que placas de parceiros trazem o tradicional conector de 8 pinos invés de 12 pinos. Em se tratando das conexões de vídeo, quatro conexões de vídeo na RTX 3070 e três na RX 6800, além de uma conexão USB Tipo C, abandonada pela NVIDIA em sua nova geração. Teoricamente essa conexão funciona como uma USB normal, passando dados ou mesmo apenas para alimentação.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 2004 atualizado
- Adrenaline 20.11.x Beta

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)
Wolfenstein: Youngblood (Vulkan)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Para o overclock utilizamos o o sistema que vem integrado junto aos drivers. Apesar de parecer simples, ele não funciona tão bem e gera dúvidas de como as funções são aplicadas, ao menos de inicio. O modo automático não deixou overclock o GPU e memórias juntos, dessa forma utilizamos o modo manual.

O GPU estabilizou em impressionantes 2374MHz (2105MHz é o padrão) em modo Turbo. Já as memórias alcançamos 17.04GHz (16GHz é o padrão). Em se tratando de tensão, apenas aumentamos o power target para o máximo possível na tela para overclock dentro dos drivers.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.


Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Vídeo Review

No ar ao meio-dia.


Conclusão

A Radeon RX 6800 trouxe reduções comparado ao modelo XT, mas ainda se insere em um contexto de alta performance. Ao longo dos testes, a diferenças entre os dois modelos foi discreta, algo na casa dos 10% a, em alguns testes, chegar a 20%.

A RX 6800 traz uma redução de preço e performance proporcional comparado a RX 6800 XT, mantendo a mesma quantidade de VRAM e o Infinity Cache

Isso quer dizer que na prática jogar com os dois modelos é uma experiência bem próxima, e considerando que não há reduções em outros aspectos como a VRAM, é algo que deve pesar na decisão de um consumidor, que tem uma economia proporcional a redução na performance, no custo desse modelo comparado ao 6800 XT.

Na disputa com a rival, a RX 6800 tem uma leve vantagem, próximo aos 10% ao longo dos testes. Em vantagem da AMD temos a quantidade mais generosa de memória e esse leve incremento na performance em cenários exclusivos de rasterização, mas as vantagens param por aqui.

A placa supera a RTX 3070 em rasterização, mas empata no Ray Tracing (sem DLSS)

Em nossos testes que envolvem uso do Ray Tracing, a Nvidia ter apostado na tecnologia mais cedo traz seus benefícios, e a RTX 3070 se sai próxima ou melhor que a RX 6800 XT. Isso antes de entrar em ação o DLSS, recurso que cria um abismo de 43% de desempenho. Isso faz com que a RTX 3070 consiga aplicar o Ray Tracing em alta qualidade na resolução 4K, enquanto a RX 6800 só conseguirá essa taxa de quadros e qualidade em 1440p.

Além da implementação ainda "verde" do Ray Tracing em termos de performance, a tecnologia também ainda não atua com a mesma eficácia que nas GeForces. Em nossos testes, vimos games como Watchdogs Legion e Shadow of the Tomb Raider não aplicarem o efeito com sucesso. Apesar do impacto visível em performance, os efeitos visuais das sombras em SOTR e os reflexos em Legion não ficaram aparentes.

A RX 6800 é uma placa que encara 4K no alto, mas se sai pior em Ray Tracing, aplicações profissionais e está em desvantagem no preço versus a RTX 3070

Dessa forma, a RX 6800 é uma placa que tem ótimo desempenho em 4K e gigantescos saltos de eficiência comparado ao que havia disponível em uma RX 5700 XT, por exemplo, mas diferente da 6800 XT, ela não possui um preço mais atrativo que a rival da Nvidia, que possui performance mais consistente em Ray Tracing, superior em aplicações profissionais e que ainda conta com um ecossistema interessante de adicionais, como o Nvidia Broadcast e especialmente o DLSS.

PRÓS
4K em qualidade alta acima dos 60fps
Saltos de performance e eficiência
Quantidade generosa de VRAM
Belo projeto referência, muito silencioso
CONTRAS
Mais cara que rival RTX 3070
Algo equivalente ao DLSS faz falta
Fica atrás em Ray Tracing 
Menos performance e crashes em nossos testes de apps profissionais
Pouco ganho em OC
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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