ANÁLISE: GeForce RTX 3070 - Uma RTX 2080 Ti pela metade do preço

Placa traz performance para 4K por um preço mais convidativo que a RTX 3080

A Nvidia GeForce RTX 3070 é uma placa high-end da Nvidia para jogadores exigentes que buscam alta performance. Ela chega para trazer uma relação entre custo x benefício mais elevado comparado a RTX 3080 e especialmente a RTX 3090, prometendo um patamar de performance no nível da RTX 2080 Ti, topo de linha da geração passada, mas por metade do preço. 

Site oficial da NVIDIA GeForce RTX 3070

A RTX 3070 é o terceiro modelo mais potente desenvolvido nesse line-up da série 30. Também foi anunciada a RTX 3090, placa que escala as especificações para o mercado de criadores/desenvolvedores, algo que antigamente era atendido pela linha "Titan", sem foco no mercado de jogos, apesar do alto desempenho em gaming, e a RTX 3080, indicada pela Nvidia como sua placa de vídeo gamer mais potente.

Uma das reduções com objetivo de trazer um preço mais competitivo é que, além do chip gráfico menos parrudo, as memórias são menos potentes e abundantes. São no total 8GB utilizando a tecnologia GDDR6 em uma interface de 256-bit. A RTX 3080, por exemplo, tem 10GB na mais rápida tecnologia GDDR6X e com a interface de 320-bit.

A RTX 3070 tem preço sugerido de US$ 499, 200 dólares mais barata que a RTX 3080 e metade do valor cobrado na topo de linha da série RTX 20, a RTX 2080 Ti. No momento da publicação dessa análise, estamos a um dia do evento da AMD de anúncio das RX 6000, que potencialmente podem trazer um rival para esse modelo, mas por ora esse segmento é ocupado apenas pela Nvidia.


RTX 30

A fabricação das Ampere ficará por conta da Samsung, com um novo processo: 8 nanômetros. Uma das principais novidades é a reestruturação dos Streaming Multiprocessor (SM), o bloco fundamental da estrutura de um chip Ampere, combinando shaders, núcleos tensores, núcleos RT e memórias. Os novos SM agora são capazes de entregar o dobro de performance em pontos flutuantes 32-bit (FP32).

A serie 30 aperfeiçoa o conjunto das três estruturas introduzidas com as RTX Turing

Também foi introduzido a segunda geração de núcleos RT, o que dobrou a capacidade de realizar os cálculos de intersecções indispensáveis para acelerar o Ray Tracing. O resultado é um ganho de 34 TFLOPS de uma Turing para 58 TFLOPS em uma Ampere equivalente.

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Os núcleos tensores também trazem evolução, o que inclui a capacidade de identificar dados menos relevantes da matriz e removê-los automaticamente. Assim temos um salto de 89 TFLOPS na abordagem "matriz não esparsa" das Turing para impressionantes 238 TFLOPS das matrizes esparsas das Ampere.

Para trazer um preço mais competitivo, temos a redução para o GDDR6 na RTX 3070

Enquanto as RTX 3080 e 3090 usam a tecnologia GDDR6X, desenvolvida em conjunto com a Micron, a RTX 3070 usa da tradicional GDDR6 com o intuito de reduzir custos e melhorar o preço final. Isso somado a interface de memória menor faz com que haja uma redução grande na largura de banda, caindo dos 760.3 GB/s da RTX 3080 para 448 GB/s, que coloca ela em par com o oferecido pela RTX 2080.


Comparativos técnicos

Abaixo tabelas comparativas da RTX 3070 com outros importantes modelos da Nvidia, desde a topo de linha gamer, RTX 3080, e antecessoras como a RTX 2080 Ti:

Comparativo

NVIDIA GeForce RTX 3070NVIDIA GeForce RTX 3080NVIDIA GeForce RTX 2080 TiNVIDIA GeForce RTX 2080

Preços

Preço no lançamentoU$ 499,00 U$ 699,00 U$ 999,00 U$ 699,00
Preço atualizadoU$ 499,00 U$ 699,00 R$ 8.000,00 R$ 3.650,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação8nm 8nm 12nm Finfet 12nm Finfet
PCI-Express bus4.0 4.0 3.0 3.0
ChipAmpere GA104 Ampere GA102 Turing TU102 Turing TU104
Clock do GPU1500 MHz1440 MHz1350 MHz1515 MHz
Clock do GPU (Turbo)1725 MHz1710 MHz1545 MHz1710 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6X GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 320 bit 352 bit 256 bit
Quantidade de RAM8 GB 10 GB 11GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1188 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz19000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448 GB/s760.3 GB/s616 GB/s448 GB/s

Características Gerais

Shading Units5888 8704 4352 2944
TMUs184 272 272 184
ROPs96 96 88 64
Pixel Rate165.6 GPixel/s164.2 GPixel/s136 GPixel/s109.4 GPixel/s
Texture Rate317.4 GTexel/s465.1 GTexel/s420.2 GTexel/s314.6 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes20.31 TFLOPS29.77 TFLOPS13.45 TFLOPS10.07 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 12 pinos 1 x 12 pinos 2x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NVLink 2-way NVLink 2-way
Tipo de SlotDois slots Dois slots Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa242 mm285 mm267 mm267 mm
TDP220 W320 W250 W215 W
Fonte recomendada650 W750 W650 W650 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4a, 1x HDMI 2.1 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C

Recursos

DirectX12 Ultimate (12_2) 12 Ultimate 12 Ultimate 12 Ultimate
OpenCL2.0 2.0 1.2 1.2
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.5 6.5 6.5

Extras


Fotos

As placas RTX 30 Founders Edition receberam um projeto bem diferente do que estávamos acostumados, com seu novos sistema de cooler, aliado ao ótimo acabamento e qualidade do material utilizado, temos uma placa com visual muito bonito. As RTX 3090 e 3080 trazem mudanças mais significativas, com seu novo sistema de cooler com um FAN em cada lado da placa, que ajudou a deixar o produto com um ar de exclusividade. A RTX 3070 lembra muito o visual dos modelos de maior desempenho, bem como ela parece, uma versão reduzida, mas sem o cooler na parte de "baixo", ele voltou para "cima" nesse modelo no formato tradicional.

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Placa lembra muito os modelos RTX 30 de maior desempenho, mesmo com os dois FANs no mesmo lado

Outro detalhe fica por conta do conector de 12 pinos, posicionado na parte superior, assim como as demais RTX 30, sem chamar a atenção quando a placa está sem o cabo, porém ao conectar o cabo o visual não é dos mais bonitos. Vale destacar aqui que esse modelo acompanha um adaptador único para 8 pinos, diferente das demais que precisam de dois conectores de 8 pinos.

Ressaltamos ainda que ao menos por enquanto, nenhuma outra fabricante adotou esse conector, mas não há nenhum impeditivo de vermos ele aparecendo no futuro em placas de parceiras e até mesmo em hardwares da AMD e Intel.

RTX 3070 vs RTX 3080 vs RTX 2080 Ti
Abaixo fotos comparativas bem interessantes entre três modelos da linha Founders, a RTX 3080, a placa analisada e a RTX 2080 Ti, utilizada pela NVIDIA para comparativos de desempenho.

O maior destaque fica por conta do tamanho da RTX 3070 Founder, bem menor que os outros dois modelos.

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Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB CL14 em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados, a tensão foi definida em 1.375v.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - ANÁLISE
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz
- SSD HyperX Fury RGB SSDANÁLISE
- SSD Seagate Firecuda 510 NVMe 2TB - ANÁLISE
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W
- Gabinete Cougar Conquer
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 2004 atualizado
- NVIDIA GeForce 456.xx

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2020 (renderização pelo GPU)
- Blender (renderização pelo GPU)
- V-Ray Benchmark (renderização pelo GPU)
- 3DMark (Fire Strike Ultra / Port Royal / DLSS Feature Test)
- Battlefield V (DX12)
- Flight Simulator 2020 (DX11)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redepmtion 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)
Wolfenstein: Youngblood (Vulkan)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Seguindo as demais placas Ampere, a RTX 3070 segue alcançando clocks acima do que vem por padrão. Os modelos Founder tradicionalmente se comportam bem, e isso também aconteceu com essa placa.

O GPU conseguimos subir em 100MHz, com clock turbo ficando em 1825MHz, enquanto as memórias subimos d 14GHz para 15.6GHz. Não fizemos mudança de tensão, apenas setamos o power limit no máximo do Afterburner.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Overclock pode resultar em perda de garantia.


Consumo de energia

Começamos pelos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos com o mesmo sistema, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo, que da uma noção de quanto um sistema completo consome. Comparações com testes de outros sites podem gerar resultados bem diferentes devido mudanças de sistemas utilizados.

Os testes consistem no consumo mínimo do sistema, quanto ele em modo ocioso após o teste de carga máxima, nesse caso rodando o 3DMark através do modo Fire Strike Ultra.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos de 5 a 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Mais um teste muito importante quando falamos de placas de vídeo, a temperatura do chip. Os testes consistem tanto com o sistema em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação dos FANs fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler mais recentes tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do modo Ultra.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Aplicativos

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.


3DMark

E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Nossa bateria consiste em três testes, porém 2 deles mostram tecnologias que apenas modelos mais recentes de placas trazem, Ray Tracing (Port Royal) e DLSS (DLSS Feature Test).

Rodamos a versão mais recente do aplicativo da UL Benchmark (que comprou a Futuremark), sendo que todos os testes consideram a configuração padrão do perfil, sem mudanças. Abaixo, os resultados:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas GeForce RTX.

Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.

Metro Exodus
A franquia Metro sempre é responsável por introduzir games com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos ainda exclusivos da linha GeForce RTX.

Red Dead Redepmtion 2
Game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkan, que se comporta muito bem tanto em placas AMD como NVIDIA.

Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos exigindo muito das placas de vídeo. O game também tem suporte a DirectX 12 e suporte a tecnologia Ray Tracing.

Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.

Wolfenstein: Youngblood
Para terminar, mais um game rodando sobre a API Vulkan, e novamente um game utilizando a tecnologia Ray Tracing, que deve ganhar cada vez mais espaço com a chegada de novos títulos. A IDTech fez um excelente trabalho entregando altas taxas de quadro de múltiplos perfis de hardware.


Vídeo Review


Conclusão

A RTX 3070 chega com um nível de performance muito comparável com a da RTX 2080 Ti. Em alguns raros momentos vemos a topo de linha de geração passada ficar na frente, como em Red Dead Redemption 2 e Flight Simulator 2020, mas falamos de vantagens que não chegam a 10%. Em contrapartida, a RTX 3070 é 10% mais rápida no Blender e 23% (!) no V-Ray. No fim da bateria, podemos considerar as duas placas semelhantes.

O desempenho de uma RTX 2080 Ti por metade do preço

Esse é um desempenho excelente, fazendo com o que o modelo de 500 dólares da série 30 seja equivalente ao modelo de 999 dólares da série 20, e entre 30 a 60% mais rápida que a antecessora da linha 70, sendo esse o tipo de evolução de geração para geração que motiva um upgrade na máquina.

Em termos práticos, essa placa ainda tem desempenho para encarar a resolução 4K, mas temos uma lacuna de 30% mais performance na RTX 3080 nessa resolução, e isso tem seus impactos. Agora não dá para simplesmente "sair ligando tudo". Muitos games vão rodar acima dos 60fps no pre-set Ultra, mas há franquias mais pesadas que vão demandar ajustes gráficos, como o pre-set no Alto, para atingir altas taxas de quadros. Games com Ray Tracing também são viáveis em 4K, porém necessariamente combinados com o uso da tecnologia DLSS.

A questão das memórias também merece observações. Em nosso gameplay, na prática os 8GB estão atendendo um gameplay em 4K, mas muito próximo do uso total da memória disponível. Um pouquinho mais de margem na VRAM seria bem-vinda, para garantir que o jogador não precise baixar a qualidade das texturas, por exemplo, se estiver jogando em alta resolução um game de gráficos pesados.

Ela encara 4K e Ray Tracing combinado com DLSS, mas não "crava" tudo no Ultra como a RTX 3080. Alguns ajustes aqui ou ali podem ser necessários para ter 60fps ou mais

O ganho de performance sobre as gerações anteriores é bastante impressionante. Comparado com a 2070, temos um ganho de 50 a 70% em múltiplos games e resoluções, mostrando um grande avanço em performance, lembrando que ambas possuem preço semelhante no lançamento. 

Sobre o projeto Founders Edition, não é uma surpresa que o sistema de resfriamento da Nvidia que deu conta da RTX 3080 sobrou para a 3070, mesmo possuindo um porte mais compacto. A placa se sai muito bem, com baixíssima produção de ruído e mantendo excelentes temperaturas. É bom destacar que a Nvidia não vende diretamente placas no Brasil, então não estará disponível o projeto Founders por aqui. Serão as empresas parceiras que trarão seus produtos com esse chip GeForce no mercado nacional, e em breve vamos ter testes com outros modelos com esse chip no site e canal do YouTube.

A RTX 3070 é uma placa de vídeo indicada para jogar em 4K em alta qualidade e com Ray Tracing combinado com DLSS, precisando eventualmente alguns ajustes gráficos para alcançar os 60fps nessa resolução, mas em contrapartida traz um preço mais competitivo que o da RTX 3080. Essa placa também sobrará para um setup para games competitivos, mesmo para aqueles jogadores buscando altas resoluções como o QuadHD e monitores de altas taxas de atualização.

Esperar pelo anúncio das Radeon 6000 e ver como será a disponibilidade das RTX 3070 é uma boa pedida

Falando do atual contexto, como já abordamos por aqui, há um claro desabastecimento de produtos, algo que ficou visível no lançamento das RTX 3080/3090. A promessa é que as coisas serão melhores com a chegada da 3070, mas "esperar pra ver" com certeza é uma boa estratégia, especialmente falando do produto realmente chegando aqui no Brasil. Também teremos um evento amanhã da AMD apresentando potenciais concorrentes da linha Radeon, então mais informações antes de uma compra, sem dúvida, são sempre bem-vindas.

PRÓS
O desempenho de uma RTX 2080 Ti pela metade do preço
Performance para 4K/alto/Ray tracing/60fps+
Ecossistema de games RTX mais maduro
HDMI 2.1, DLSS, Ray Tracing, RTX I/O, RTX Broadcast
CONTRAS
Indisponível no Brasil no projeto Founders Edition
Mais VRAM seria interessante
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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