ANÁLISE: Intel Core i5-10400F - ótimo desempenho em games e evolução em uso profissional

Hypertreading equilibra a disputa com AMD no multitasking e apps de renderização

O Intel Core i5-10400F é um processador intermediário da família Comet Lake-S, trazendo um balanço entre configurações e preço. É um modelo com que abre mão de recursos, trazendo assim um preço competitivo, e muitas vezes é na série 400 que temos alguns dos processadores mais competentes em custo x benefício para uma máquina gamer.

Site oficial com specs do Intel Core i5-10400F

A família Comet Lake-S tem uma importante evolução para os modelos i5: foi introduzido o Hyperthreading, gerando assim um processador de seis núcleos com 12 threads. Isso aumenta o potencial desse processador em entregar performance em aplicações profissionais, que usam bem grandes quantidades de threads, além de se sair melhor em games modernos que vem exigindo cada vez processadores mais robustos.

Entre as economias desse produto, o 10400F abre mão do overclock, algo limitado à família de CPUs com final K, e também não conta com gráficos integrados, algo indicado pela letra F ao final do nome. Por não incluir os gráficos, ele custa 30 dólares mais barato que o 10400, enquanto o primeiro modelo i5 com overclock desbloqueado, o 10600K, é mais de 100 dólares mais caro. 

O Intel Core i5-10400F tem preço sugerido de 155 dólares, e no país está a venda por valores na casa dos R$ 1,2 mil reais. Isso coloca esse modelo em colisão com seu principal rival, o Ryzen 5 3600, vendido por preços semelhantes e que também traz a configuração de 6 núcleos e 12 threads.

Comparativo

Intel Core i5-10400FIntel Core i5-10400Intel Core i5-9400FAMD Ryzen 5 3600

Preços

Preço no lançamentoU$ 155,00 U$ 182,00 U$ 182,00 U$ 199,00
Preço atualizadoU$ 155,00 U$ 182,00 R$ 1.069,00 R$ 1.279,00

Especificações

CodinomeComet Lake-S Comet Lake-S Coffee Lake Zen2
SoqueteLGA1200 LGA1200 LGA1151 Serie 300 AM4
Fabricação em14nm 14nm 14nm 7nm
Instruções64-bit 64-bit 64-bit 64-bit
Núcleos6 6 6 6
Threads12 12 6 12
Clock2900 MHz2900 MHz2900 MHz3600 MHz
Clock (Turbo)4300 MHz4300 MHz4100 MHz4200 MHz
DesbloqueadoNÃO NÃO Não Sim
Canais de memóriadual-channel dual-channel dual-channel dual-channel
MemóriasDDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666MHz DDR4 @ 3200MHz
Cache12 12 9 32
PCI Express3.0 3.0 3.0 4.0
Canais PCI Express40 40 16 40
TDP65 65 65 65

Vídeo Integrado

GPUSEM VÍDEO INTEGRADO Intel UHD Graphics 630 SEM VÍDEO INTEGRADO SEM VÍDEO INTEGRADO
Clock1100
DirectX12
Monitores suportados3

Características Gerais

Acompanha cooler?SIM SIM Sim SIM, Wraith Stealth

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador intel 10400f core i5 (1200) 2,90 ghz box - bx8070110400f - 10ª ger

Processador Amd Ryzen 5 3600 3.6ghz Cache 32mb Yd3600bbafbox


Core de 10ª geração

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A microarquitetura Comet Lake-S é mais chip da Intel com a litografia de 14 nanômetros, processo que vem sendo utilizado e aperfeiçoado desde a introdução dos processadores Skylake em 2015, a 6ª geração Core.

O Comet Lake-S é mais uma interação de 14nm, algo em uso desde 2015 pela Intel

Com quatro geração consecutivas no mesmo nódulo, a Intel precisou buscar aprimoramentos para justificar seu line-up e fazer frente a visível evolução da concorrência. A primeira evolução tem a ver com o próprio processo de fabricação: se por um lado ficar tanto tempo em 14nm se torna um problema com rivais já em 7nm, por outro esse processo de fabricação está mais amadurecido e eficiente.

As armas para essa geração: clocks mais altos e melhorias na contagem de núcleos e threads

Com isso, a Intel consegue atingir frequências mais altas nos novos Comet Lake, com muitos modelos alcançando patamares acima dos 5GHz em boost, algo que na 9ª geração estava restrito a modelos específicos. Para acompanhar essa evolução, foi preciso aprimorar o resfriamento, e por isso a altura do die foi reduzida, os chips usam solda para conduzir o calor e o IHS (integrated heat spreader, a peça metálica no topo do processador) agora é mais largo e tem mais cobre para se tornar termicamente mais eficiente.

A outra mudança relevante são especificações mais robustas. Isso quer dizer que enfim temos o hyperthread presente em toda a família Core, tornando os Core i5 hexa-core com 12 threads, e todos Core i7 agora tem 8 núcleos e 16 threads, igualando a competição com os Ryzen 5 e 7. O jogo segue na vantagem para a AMD na linha 9, com o Core i9 entregando 10 núcleos, versus os 12 e 16 dos Ryzen 9.


Fotos

Os modelos de processadores Core de 10ª geração mudaram um pouco o formato, logo não tem compatibilidade com plataformas anterior, sendo necessário uma placa-mãe soquete LGA 1200. Abaixo algumas fotos do Core i5-10400F.

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Os processadores Core de 10ª geração precisam de placas-mãe soquete LGA 1200


Sistema utilizado


Abaixo, detalhes sobre o sistema utilizado para os testes.

Máquinas utilizadas nos testes:
Todos os sistemas usaram componentes com as mesmas características técnicas, com exceção da placa-mãe/processador (isso varia de acordo com a plataforma). Veja a configuração:

- Placa-mãe para o CPU analisado: Gigabyte Z490 AORUS Xtreme [análise]
- Placa de vídeo: GeForce RTX 2080 Ti [análise]
- Memórias: 16GB G.Skill TridentZ RGB @ 2933MHz (2x8GB)
- SSD: Kingston Savage 240GB Sata 6Gb/s [análise]
- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s [site oficial]
- Cooler: Noctua NH-U12S TR4 [site oficial]
- Fonte de energia (PSU): Thermaltake Toughpower 850W GOLD [site oficial]

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 "2004" 64 Bits com Updates
- GeForce 451.xx

Aplicativos/Games:
- 7-Zip [site oficial]
- Adobe Encoder [site oficial]
- Blender [site oficial]
- CineBench R20 [site oficial]
- x264 Full HD Benchmark [download]
- HWBot x265 Benchmark [site oficial]
- V-Ray [site oficial]
- wPrime 1.55 [site oficial]
- WinRAR 5.x [site oficial]

- 3DMark (DX11)
- Assassin's Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Grand Theft Auto V (DX11)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

CPU-Z/AIDA64
Através do CPU-Z e AIDA64, vemos algumas informações técnicas do processador, como modelo, clocks, número de núcleos e threads etc.

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Overclock

O Core i5-10400F não suporta overclock, já que não se trata de um modelo da série "K" da Intel, os únicos que tem multiplicador desbloqueados para overclock. Apesar disso, definimos a frequência das memórias em 3200MHz, e ao menos em games, será possível notar um ganho de desempenho considerável como poderão ver nos gráficos.

Abaixo a tela do AIDA mostrando as especificações do sistema com essa configuração.


Considerações Importantes

Seguem algumas considerações importantes sobre nossas reviews de CPUs, que podem refletir resultados diferentes de outras mídias, mas foi algo pensando no que os leitores reportaram como mais justo e logicamente do que acreditamos também ser melhor, mas não necessariamente que usar memórias em frequência mais alta seja algo errado, até porque as fabricantes de placas-mãe, parcerias de AMD e Intel, oferecem suporte a frequências muito mais altas do que o recomendado para os CPUs.

Nossa visão de reviews não é buscar o melhor cenário para o produto analisado fazendo mudanças em software, bios etc, mas sim mostrar como ele se comporta da forma como vai chegar para o usuário. Fazer mudanças na BIOS de uma placa mãe ativando ou desativando eventuais opções, considera uma mudança manual. Achamos que os fabricantes devem fazer isso, e deixar produto no cenário que eles julguem ser indicado para seus produtos.

Memórias: Todas as novas reviews de CPUs setamos a frequência máxima sugerida pelo fabricante. Então se um Core i9-9900K tem frequência máxima de memória sugerida em 2666MHz, será essa utilizada para ele, assim como para um Ryzen 9 3900X será de 3200MHz. Eventualmente em artigos iremos utilizar frequências mais altas, até porque os fabricantes de placas-mãe já possibilitam frequências muito mais altas. Em reviews de placas-mãe, memórias etc, usaremos frequências mais altas. Usaremos sempre o mesmo kit para que as memórias não interfiram no resultado final, e isso pode acontecer se for diferente.

Destacamos que frequências mais baixas e timings de memórias mais altos impactam no desempenho de alguns games, como alguns sites e youtubers podem usar critério diferente, normalmente definindo uma frequência mais alta, como 3200MHz (como fazíamos anteriormente), vai gerar resultados diferentes dos nossos.


Consumo de energia

Fizemos os testes de consumo de energia do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema.

É importante destacar que o consumo de energia depende bastante da placa-mãe e da placa de vídeo, podendo variar consideravelmente de um sistema para outro com configurações semelhantes.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.

Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistemas rodando o 3DMark, conseguimos os consumos abaixo:


Temperatura

Começamos pelos testes de temperatura, com o sistema em modo ocioso e rodando o wPrime, aplicativo que "estressa" todos os núcleos dos processadores.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso, com o Windows em espera sem estar executando nenhuma tarefa além das tradicionais do sistema.

Rodando o wPrime
Quando colocamos os sistema rodando o aplicativo wPrime, que faz todos os núcleos trabalhem em modo full, temos os consumos abaixo:

"A temperatura varia de acordo com o programa utilizado. Mesmo o wPrime estressando todos os núcleos sendo uma boa opção para ver o comportamento desse cenário, alguns programas podem exigir ainda mais do processador e, consequentemente, esquenta-lo mais. Como exemplo, citamos o Blender."


Testes sintéticos

Abaixo, temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando o processador analisado com outros modelos do mercado e fazendo exatamente os mesmos testes.

Alguns testes podem tirar maior proveito de CPUs com clocks mais altos,independente da arquitetura e do número de núcleos/threads. Já outros podem tirar mais proveito de mais núcleos/threads

AIDA64 Latency
O software AIDA64 tem vários testes de performance. Separamos um que mostra um cenário diferente dos demais: a velocidade de latência das memórias, que quanto menor o resultado, melhor.

Blender
O aplicativo Blender é voltado aos profissionais de edição de filmes e para manipulação de objetos 3D, sendo um bom teste real de como o sistema se comporta nesse tipo de cenário.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização do CPU. Fizemos testes com duas versões, a antiga e a mais recente.

CineBENCH R20
O CineBench está entre os mais famosos testes de benchmarks para processadores, baseado em um teste convertendo uma imagem. Fizemos teste em Single e Multi Core, já na versão R20 lançada em março de 2019:

x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:

HWBOT x265 Benchmark 2.0
Agora, outro teste de conversão de vídeo, mas com o codec h265, e testes em FullHD e 4K:

Adobe Premiere CC
Mais um teste de renderização de vídeo, em um cenário real renderizando com o Adobe Premiere CC 2018 sem uso de GPU:

7-Zip
O software de compactação 7-Zip se tornou um dos mais populares do mundo por se tratar de um aplicativo de código aberto. Ele possui também um benchmark interno que vem sendo muito utilizado para métrica de performance. Abaixo, o desempenho dos sistemas com ele:

WinRAR
Outro teste interessante para medir o comportamento do processador é o WinRAR, que consegue fazer bom uso de todos os cores.

wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark, usando dois testes do modo Fire Strike, o default e o Ultra que roda em 4K.


Teste em games

Em nossos testes com games, selecionamos alguns dos principais títulos do mercado para mostrar como os processadores se comportam utilizando configurações semelhantes. Usamos sempre a mesma placa de vídeo, uma RTX 2080 Ti Founders Edition.

Assassin´s Creed Odyssey
O game da Ubisoft baseado na tecnologia DirectX 11 é uma referência de software que demanda alto desempenho tanto do chip gráfico quanto do processador. Isso é resultado do mapa amplo e complexo recriando a região da Grécia Antiga.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quanto na11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


GTA V
Grand Theft Auto V está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques boa qualidade gráfica. Ele é um dos games que mais faz uso do CPU, sendo um ótimo teste para ver o comportamento e diferença entre esses componentes. Confiram abaixo os resultados nesse game:


Red Dead Redemption 2
Novo game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento de sistemas. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam, que se comportou melhor tanto em placas AMD como Nvidia.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, exigindo muito do sistema, mesmo de alta performance.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Gameplay em vídeo


Conclusão

O Hyperthreading se mostrou crucial para o Core i5, especialmente o 10400F. A disputa com o Ryzen 5 havia ficado muito complicada com a vantagem franca dos modelos AMD em aplicações profissionais e multitasking, e dobrar a quantidade de threads foi indispensável para equilibrar o jogo.

Intel tirou a diferença contra a AMD em apps profissionais no Core i5

Isso fez com o que a Intel reduzisse a desvantagem, que podia ser de uns 30 a 40% inferior comparando um i5-9400F com um 5 3600, para algo na casa dos 10% ou menos, que é a vantagem do Ryzen 5 3600 para o Intel Core i5-10400F em nossos testes sintéticos e de aplicações profissionais.

Em games, como já testamos em vídeo e também nossos benchmarks sintéticos com games mostravam, o 9400F e o Ryzen 5 3600 não tinham muita diferença em desempenho, e até víamos o Intel na frente mesmo com menos threads. O 10400F tem evoluções modestas, de 5 a 10%, mas isso já é suficiente para ampliar a distância comparado ao Ryzen 5 3600, com o Intel ficando de 5 a 15% na frente ao longo dos testes com jogos e em 1080p, cenário em que o CPU é mais relevante.

Assim a Intel equipara o jogo nesse segmento, ficando levemente atrás em testes sintéticos e aplicações profissionais, e levemente à frente em testes com games. Assim a disputa com o AMD Ryzen 5 3600 pode ficar "nos detalhes". Um fator são as mainboards, dependendo do preço e disponibilidade (no momento está bem ruim, já que só temos modelos high-end Z490 para o lado Intel). 

O Intel Core i5-10400F equilibra a disputa com o Ryzen 5 3600 e briga em pé de igualdade em recursos e performance, nesse segmento de preço

Outros fatores diferenciais também são o overclock, que está disponível no 3600 e no Intel Core não, e as temperaturas: o 10400F operou "gelado" mesmo com o coolerbox, enquanto o 3600 e vários modelos Ryzen 3000 tem temperaturas mais altas devido aos clocks mais elevados dos chips Zen2. No fim, sua preferência por uma das marcas também pode ser o critério decisivo, já que estamos falando de dois modelos muito equilibrados em recursos e performance.

PRÓS
Boa performance em games e aplicações profissionais
Enfim hyperthreading nos i5!
Nível de Core i7 anteriores em aplicações profissionais
Excelentes temperaturas
CONTRAS
Sem gráficos integrados
Sem overclock disponível
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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