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ANÁLISE: ASUS Radeon RX 5700 era uma boa opção até chegar a RX 5600 XT com nova BIOS

Recebemos uma Radeon RX 5700 STRIX da ASUS poucos dias antes da chegada da RX 5600 XT, pelo timing, demos prioridade para essa última, apesar de já ter os testes da 5700 prontos. Mas não contávamos que a AMD tomaria uma decisão visando deixar a 5600 XT mais atrativa frente a RTX 2060 (que teve corte de preço), que simplesmente acaba com os atrativos da RX 5700, já que ela custa entre US$70 e US$100 dólares a mais, com diferença de desempenho dependendo o modelo da RX 5600 XT ficando na casa de 5%.

RX 5700: Também quero Bios possante… a RX 5600 XT só ganhou porque é menor! 🙁

Como destacado, o modelo que iremos analisar hoje é o melhor da ASUS, e uma placa que promete se comportar muito bem em overclock, porém está entre os modelos mais caros do mercado, especialmente porque usa um sistema de cooler utilizado em placas mais caras, semelhante ao modelo STRIX com GPU RX 5700 XT da ASUS.

Site oficial da ASUS Radeon RX 5700 Strix

As melhores RX 5600 XT ficam 5% atrás de uma RX 5700


Especificações

Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

AMD Radeon RX 5700 XT

AMD Radeon RX 5700 XT

Asus Radeon RX 5700 Strix

Asus Radeon RX 5700 Strix

AMD Radeon RX 5700

AMD Radeon RX 5700

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

Comparativo

Preço de Lançamento
Preço de Lançamento
US$399,00 07/07/2019
US$349,00 08/01/2020
US$349,00 07/07/2019
US$399,99 02/07/2019
Preço Atualizado
Preço Atualizado
R$2.100,00 23/01/2020
R$2.350,00 12/02/2020
R$1.840,00 12/02/2020
R$3.000,00 01/12/2020

Especificações da GPU

Processo de fabricação
Processo de fabricação 7nm 7nm 7nm 12nm Finfet
PCI-Express bus
PCI-Express bus 4.0 4.0 4.0 3.0
Chip
Chip Navi Navi 10 Navi Turing TU106-410
Clock do GPU
Clock do GPU 1605 MHz 1610 MHz 1465 MHz 1470 MHz
Clock do GPU (Turbo)
Clock do GPU (Turbo) 1755 MHz 1750 MHz 1625 MHz 1650 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAM
Tecnologia da RAM GDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS
Interface de largura de BUS 256 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM
Quantidade de RAM 8GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memórias
Clock das memórias 1750 MHz 1750 MHz 1750 MHz 1750 MHz
Clock efetivo das memórias
Clock efetivo das memórias
Largura de banda
Largura de banda 448.0 GB/s 448 GB/s 448 GB/s 448 GB/s GB/s

Características Gerais

Shading Units
Shading Units 2560 2304 2304 2176
TMUs
TMUs 160 144 144 136
ROPs
ROPs 64 64 64 64
Pixel Rate
Pixel Rate 112.3 GPixel/s 112 GPixel/s 110.4 GPixel/s 105.6 GPixel/s
Texture Rate
Texture Rate 280.3 GTexel/s 252 GTexel/s 248.4 GTexel/s 224.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes FP16
Performance de pontos flutuantes FP16 8.986 TFLOPS 8.064 TFLOPS 7.949 TFLOPS 7.181 TFLOPS

Design

Tipo de Slot
Tipo de Slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Suporte à combinação de placas
Suporte à combinação de placas NÃO NÃO NÃO NÃO
Pinos de alimentação
Pinos de alimentação 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Comprimento da placa
Comprimento da placa 272 mm 305 mm 268 mm 229 mm
TDP
TDP 225 (TBP do GPU) W 180 (TBP do GPU) W 180 (TBP do GPU) W 160 W
Fonte recomendada
Fonte recomendada 600 W 500 W 500 W 500 W
Conexões de vídeo
Conexões de vídeo 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX
DirectX 12.0 12.1 12.0 12.1
OpenCL
OpenCL 2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL
OpenGL 4.6 4.6 4.6 4.6
Shader
Shader 6.2 6.5 6.5 6.1

Extras

Extras
Extras Sistema de cooler com 3 FANs


Fotos

A ASUS usou o mesmo sistema de cooler da RX 5700 XT STRIX nessa RX 5700, sendo assim temos uma placa com um cooler bastante robusto e dimensionado para “mais que sobrar”. O acabamento também é um diferencial, especialmente porque esse sistema é o padrão utilizado em placas de alto desempenho, sendo assim é um produto de alta qualidade, o que é bem bom por um lado, mas em um produto que briga por preço baixo acaba não sendo a melhor situação já que o preço aumenta muito.

Esse sistema traz 3 FANs e alimentação através de um conector de 6 pinos e outro de 8 pinos. Ainda é possível ligar alguns FANs na placa de vídeo e gerenciar eles pelo software da ASUS, além de desligar os LEDs através de um botão no PCB ou mesmo escolher entre duas BIOS disponíveis. Por fim, ela traz as tradicionais conexões do modelo referência, 3x DisplayPort e 1x HDMI 2.0b.

 

Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, com processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores. Além de 16GB de memórias, através de 2 módulos de 8GB em dual-channel, e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Já o overclock para 4.7GHz, considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados.

Veja abaixo detalhes das especificações usadas, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes. Também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
– Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores – Análise
– Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme – Site oficial
– Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz – Site oficial
– SSD HyperX Fury RGB SSD – Análise
– SSD WD Black M.2 NVMe 1TB – Análise
– Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 – Site oficial
– Fonte de energia Cougar CMX 1000W – Site oficial
– Gabinete Cougar Conquer – Site oficial
– Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz – Site oficial

YouTube video

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 Pro 64 Bits 1909
– AMD Adrenalin 2019 Edition 20.2.1

Aplicativos/Games:
– V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização de imagem)
– 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
– Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
– Battlefield V (DX12)
– Forza Horizon 4 (DX12)
– Metro Exodus (DX12)
– Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
– Shadow of Tomb Raider (DX12)
– The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo está a tela principal do GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Overclockar placas AMD baseadas em chip NAVI normalmente é “um saco” em grande maioria dos apps, o mais conhecido e que sempre utilizamos, Afterburner, apresenta informações diferentes de como é o processo em placas de gerações anteriores da AMD e dos modelos NVIDIA, logo optamos por utilizar o Wattman, que está bem melhor, inclusive não deixando ir além do que a AMD entende como limite para as placas.

Foi possível subir o clock do GPU em 67MHz e as memórias em 880MHz, bem abaixo da média de placas com GPU NVIDIA, algo já comum quando se trata de Radeon, que sempre trabalham próximas ao seu limite.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Se mal aplicado, pode comprometer o funcionamento da placa.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark – aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida – como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples -. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática, não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente. Em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor, comparada com uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Alguns modelos atuais desligam os FANs quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso

Como será possível notar abaixo, o sistema de cooler da MSI vai aumentar a rotação dos FANs quando nota que a placa está sendo mais exigida pelos clocks superiores. Na prática vai resultar em temperaturas inferiores tanto em modo ocioso como em uso. Em nosso modo ocioso, os FANs ficaram ligados direto quando ela estava overclockada. Com isso, naturalmente as temperaturas ficaram muito mais baixas do que com os FANs desligados, como acontece com a grande maioria de placas mais recentes, se a mesma não é exigida. Um lado positivo de tudo isso é que não notei nenhuma diferença de ruído com essas rotações mais altas.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

WTF??? Temperatura em overclock inferior do que com clocks padrão?? O cooler aumenta a rotação dos FANs e isso acontece.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.

 

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU. Esse é um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho, em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes. O Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar “não jogável”


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quanto 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia, por meio das placas RTX.


Forza Horzion 4

Aviso importante: um update recente dos drivers da Nvidia mudaram completamente o perfil das GeForces com esse game. Algumas placas ainda não tem seu resultado atualizado, e isso pode ser notado por alguns desempenho baixos entre os resultados do gráfico comparado a placas testadas recentemente

O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da API DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de “entortar” placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Novo game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam, que se comportou melhor tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e é um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy’s The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Conclusão

A AMD tentou, mas precisou fazer “fogo-amigo” para tornar a RX 5600 XT competitiva frente ao novo preço da RTX 2060. O resultado acabou sacrificando seriamente a RX 5700, que perdeu muito do seu sentido lá no exterior, sendo que a RX 5600 XT custa US$ 279 e a RX 5700 vai pra casa dos US$ 329. No Brasil a 5600 XT está na casa dos R$ 1,7 mil enquanto a RX 5700 aparece acima dos R$ 2 mil.

Isso faz com que o modelo perca muito da sua relevância, já que tem a RX 5600 XT quase colada em desempenho, com um custo consideravelmente menor. O cenário fica ainda pior para um modelo avançado como o ASUS STRIX: por conta de um projeto mais avançado e outros recursos adicionais, ela acaba encarecendo e piorando sua relação custo e benefício contra a RX 5600 XT e, pior, chegando na casa onde já está a mais potente RX 5700 XT, mesmo sendo um projeto excelente, talvez um dos melhores do mercado com esse GPU.

Falando especificamente da STRIX, essa é uma belíssima placa de vídeo com visual robusto e um sistema de alimentação e resfriamento “sobrando” para manter o chip RX 5700 em seu nível máximo de performance. É uma pena que o próprio chip Navi não ajuda, e por consequência não conseguimos ir muito longe no overclock mesmo com um projeto em mão claramente capaz de dar conta de manter a alimentação de energia e o resfriamento sob controle.

RX 5700: Cade minha Bios possante?

A RX 5700 é um ótimo modelo para jogar em qualidade Alta ou Ultra em resolução 2560×1440, e irá atender a um gamer buscando uma placa de alto desempenho. Seu maior problema é a pressão muito grande que a RX 5600 XT traz, com a 5700 trazendo uma vantagem bastante pequena em performance e tendo como principal diferencial a quantidade maior de memória, trazendo 8GB versus os 6GB da RX 5600 XT. Modelos avançados como essa STRIX também sofrem o mal de encarecer o produto para muito próximo do custo de uma placa com chip RX 5700 XT, então nesse caso acaba fazendo mais sentido ou economizar e parar na RX 5600 XT ou “subir” gastando um pouco mais e partindo para a versão mais potente da linha Radeon RX. Quando se trata de placa NVIDIA, ela briga de igual com uma RTX 2060 Super, ganhando em alguns cenários, perdendo em outros, com o porém de não trazer suporte a Ray Tracing, tecnologia que tem vindo em mais games e tende a ganhar mas espaço com a chegada dos novos conseguem que também terão suporte.

Prós

Modelo para 1440p em alta qualidade

Sistema robusto de resfriamento e alimentação

Clocks mais altos de fábrica

Contras

Projeto avançado eleva custo para próximo da RX 5700 XT

Lançamento da RX 5600 XT tornou a 5700 menos interessante

Sem tecnologias como Ray Tracing

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