ANÁLISE: Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC é uma das melhores com esse GPU

Placa tem lançamento confuso, mas acabou virando uma boa competidora da RTX 2060 e "matou" a RX 5700
Por Fabio Feyh, Diego Kerber 23/01/2020 22:10 | atualizado 23/01/2020 22:10 comentários Reportar erro

A AMD Radeon RX 5600 XT é uma placa do segmento intermediário voltada ao gameplay em qualidade máxima na resolução FullHD. Ela é baseada na microarquitetura Navi, a mesma usada nos modelos Radeon RX 5700 XT e RX 5700, com uso de tecnologias comuns como os 7 nanômetros na litografia e a arquitetura RDNA, com importantes incrementos em desempenho e, principalmente, eficiência frente aos modelos anteriores baseados em GCN.

Site oficial da Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC

Apesar de se situar acima da RX 5500 XT lançada recentemente pela AMD, a Radeon RX 5600 XT não ganhou versões com 8GB de memória GDDR6, ficando limitada aos 6GB, resultado do uso do mesmo chip das RX 5700 porém com porções desabilitadas. A RX 5600 XT também tem um dos lançamentos mais conturbados de placas de vídeo que acompanhamos recentemente, já que foi reposicionada poucas horas antes de seu lançamento com um update de BIOS que subiu suas frequências de operação do GPU e também, em modelos que suportarem, nas memórias.

Ganho após update de bios supera 10%

O modelo de nossos testes é a Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC, um dos melhores disponíveis com o chip da AMD e que, por conta disso, está entre as placas com suporte ao incremento na performance das memórias, atingindo os 14Gbps. Conta também com um sistema bastante robusto de arrefecimento com o uso de três fans e um amplo sistema passivo de dissipação de calor.

A Radeon RX 5600 XT chegou com preço sugerido de US$ 279, valor "tele-guiado" para acertar a GeForce GTX 1660 Ti, que tem seu preço oficial sugerido idêntico. Porém a Nvidia reduziu os preços da RTX 2060 dos US$ 349 para os US$ 299, trazendo essa placa com mais performance para um valor bastante próximo e forçando a AMD a "reforçar sua aposta" subindo o desempenho da RX 5600 XT via a nova BIOS.


Especificações

Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo

AMD Radeon RX
5700
Gigabyte Radeon
RX 5600 XT
Gaming OC
NVIDIA GeForce
RTX 2060
MSI Radeon RX
5500 XT Gaming
X

Preços

Preço no lançamentoU$ 349,00 U$ 299,00 U$ 349,99 U$ 225,00
Preço atualizadoR$ 1.840,00 U$ 299,00 R$ 1.700,00 R$ 1.300,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7nm 7 nm 12nm Finfet 7nm
PCI-Express bus4.0 4.0 3.0 4.0
ChipNavi Navi 10 Turing TU106 Navi 14
Clock do GPU1465 MHz1130 MHz1365 MHz1685 MHz
Clock do GPU (Turbo)1625 MHz1620 MHz1680 MHz1737 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 192 bit 192 bit 128 bit
Quantidade de RAM8GB 6GB 6GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448 GB/s336 GB/s336 GB/s224 GB/s

Características Gerais

Shading Units2304 2304 1920 1408
TMUs144 144 120 88
ROPs64 64 48 32
Pixel Rate110.4 GPixel/s103.7 GPixel/s80.64 GPixel/s59.04 GPixel/s
Texture Rate248.4 GTexel/s233.3 GTexel/s201.6 GTexel/s162.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes7.949 TFLOPS7.465 TFLOPS6.451 TFLOPS5.196 TFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NÃO NÃO
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa268 mm280 mm229 mm247 mm
TDP180 (TBP do GPU) W180 (TBP do GPU) W160 W130 W
Fonte recomendada500 W450 W500 W350 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B

Recursos

DirectX12.0 12.1 12.1 12.0
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.5 6.4 6.1 6.4

Extras

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Fotos

Toda a linha "GAMING" da Gigabyte traz sistemas de cooler bem parecidos, sendo que várias das placas compartilham exatamente o mesmo modelo, como é o caso da RX 5700 XT Gaming e dessa RX 5600 XT Gaming, onde o próprio PCB é igual, ficando por conta de um conector a mais de energia na placa mais potente, porém até o espaço para fixar o conector está presente na RX 5600 XT.

Uma curiosidade, é que nos primeiros lotes algumas caixas trarão informações de clock e frequências planejadas antes do update de BIOS da AMD.

De resto, um bom sistema com 3 FANs e acabamento de boa qualidade. As conexões são as tradicionais, 3x DisplayPort e 1x HDMI 2.0b.

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Nas fotos abaixo, colocamos a RX 5600 XT ao lado de outra placa da Gigabyte, uma RTX 2080, onde é possível notar a semelhança entre o projeto de cooler, algo que tem virado tradicional com várias fabricantes.


 

Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, com processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores. Além de 16GB de memórias, através de 2 módulos de 8GB em dual-channel, e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Já o overclock para 4.7GHz, considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados.

Veja abaixo detalhes das especificações usadas, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes. Também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

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Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 1909
- AMD Adrenalin 2019 Edition 20.1.3

Aplicativos/Games:
- Adobe Premiere CC 2019 (aplicativo de renderização de vídeo)
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização de imagem)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12)
- Red Dead Redemption 2 (Vulkan)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo está a tela principal do GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Em se tratando de overclock, a RX 5600 XT se comporta muito bem e consegue ter um ganho considerável, opssssssss, CONSEGUIA! Após o update de BIOS a placa ficou totalmente capada em overclock através do Wattman, alcançando no máximo 2% de ganho no GPU e mais um pouco nas memórias. A margem que boa parte das RX 5600 XT tinham se perdeu justamente porque as novas BIOS colocam ela perto de seu limite a fim de torná-la mais competitiva com a RTX 2060.

Nos prints abaixo as telas do Wattman. 

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Se mal aplicado, pode comprometer o funcionamento da placa.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida - como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples -. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática, não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente. Em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor, comparada com uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Alguns modelos atuais desligam os FANs quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso

Como será possível notar abaixo, o sistema de cooler da MSI vai aumentar a rotação dos FANs quando nota que a placa está sendo mais exigida pelos clocks superiores. Na prática vai resultar em temperaturas inferiores tanto em modo ocioso como em uso. Em nosso modo ocioso, os FANs ficaram ligados direto quando ela estava overclockada. Com isso, naturalmente as temperaturas ficaram muito mais baixas do que com os FANs desligados, como acontece com a grande maioria de placas mais recentes, se a mesma não é exigida. Um lado positivo de tudo isso é que não notei nenhuma diferença de ruído com essas rotações mais altas.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

WTF??? Temperatura em overclock inferior do que com clocks padrão?? O cooler aumenta a rotação dos FANs e isso acontece.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


Adobe Premiere CC
Vários softwares atuais conseguem melhorar o desempenho de renderizações através de aceleração com uso da GPU além do processador. A Adobe é uma das empresas que melhor faz isso e, sendo assim, incluímos o desempenho das placas de vídeo fazendo a renderização de um vídeo que publicamos no Youtube na bateria de testes. O material tem tempo final de 4:39 segundos renderizados em FullHD.

Em grande parte dos resultados será possível notar que não importa o GPU utilizado, o que importa é ter um GPU já que a diferença é quase nula entre os diferentes modelos. Vale também o comparativo do sistema renderizando sem o uso do GPU, com o processo todo por conta do CPU.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU. Esse é um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho, em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes. O Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quanto 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia, por meio das placas RTX.


Forza Horzion 4

Aviso importante: um update recente dos drivers da Nvidia mudaram completamente o perfil das GeForces com esse game. Algumas placas ainda não tem seu resultado atualizado, e isso pode ser notado por alguns desempenho baixos entre os resultados do gráfico comparado a placas testadas recentemente

O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da API DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Novo game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam, que se comportou melhor tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e é um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Gameplay em vídeo

Conclusão

Faz tempo que não vemos um lançamento tão bagunçado de uma placa de vídeo. Para nós, os testes foram adiados até a queda do embargo, pois não nos foram fornecidos os drivers até o lançamento. Para o restante da mídia, também não foi fácil: a placa sofreu grandes modificações do seu funcionamento após a atualização da BIOS. 

O lançamento da RX 5600 XT tem sido um dos mais conturbados dos últimos tempos

Estamos acostumados a updates que corrigem falhas, melhoram a estabilidade ou até reduzem a produção de ruído, mas essa é a primeira vez que essa atualização troca o patamar de performance do produto. A RX 5600 XT antes disputava com a GTX 1660 Ti, e após a atualização chega pra brigar em desempenho com a RTX 2060, modelo da Nvidia que custa 20 dólares a mais no preço sugerido. Vale destacar que esse modelo analisado deve ter o mesmo custo de uma RTX com características mais simples, como o modelo referência utilizado para os testes.

Na disputa a RX 5600 XT é um pouco mais barata e se sai melhor em alguns games, e a RTX 2060 conta com Ray Tracing e DLSS

Nos testes temos uma disputa animada entre os dois modelos, com a GeForce na frente em alguns testes e a Radeon abre até uma boa margem em outros, mas no fim podemos dizer que são dois produtos bastante próximos. Aí nós temos uma vantagem para cada: o custo de quase 10% menor em favor do modelo AMD e o Ray Tracing e DLSS para o modelo Nvidia, sendo que aos poucos temos visto implementações melhores das tecnologias RTX em games como Control e Wolfestein Youngblood.

Com alguns modelos não recebendo o update nas memórias, há potencial para uma variação maior no nível de performance das RX 5600 XT

Mas as atualizações da AMD não trouxeram apenas benefícios: tornaram o ecossistema um tanto bagunçado, já que nem todas as placas de vídeo vão suportar todas as melhorias. Enquanto boa parte delas devem ter suas frequências melhoradas na GPU, há modelos que não vão receber a melhoria nas memórias, o que vai fazer com que elas se situem em algum lugar entre o desempenho pré-update e pós-update que vimos com o modelo da Gigabyte, e considerando a diferença natural de clocks de acordo com o projeto utilizado, podemos ter diferenças muito grandes de desempenho entre placas que são ambas RX 5600 XT.

Se a RX 5600 XT faz pressão na RTX 2060, força um corte de preço urgente nas RX 5700

Em nossos testes, a Gigabyte Radeon RX 5600 XT Gaming OC se saiu muito bem. Mesmo após a modificação da BIOS e o aumento das frequências, a placa operou de forma muito estável e silenciosa. Em carga durante gameplays raramente passou muito dos 60ºC, enquanto o clock da GPU ficou na casa dos 1750MHz, ou seja, manteve um bom nível sobre o clock base. Esse é um modelo que tem pleno potencial para ser uma forte concorrente a RTX 2060 e, até mesmo a Radeon RX 5700. Ambas aproximaram muito suas performances, e agora falta ver onde os preços vão se "assentar" depois do lançamento. A RTX 2060 já começa a aparecer na casa dos R$ 1,7 mil, e a RX 5600 XT só vai fazer sentido se ficar em um preço nessa casa ou abaixo. O modelo da RX 5700 que usamos na análise é uma Strix, que custa US$399, como demais modelos com esse GPU perdendo completamente o sentido de existência com esse preço. Placas com esse GPU precisam custar no máximo $20 a $30 dólares a mais que as RX 5600 melhores, ou ficarão paradas em prateleiras.

PRÓS
Modelo para cravar Ultra em 1080p e eventualmente qualidade alta em 1440p
Low latency
Performance para brigar com RTX 2060 por um preço menor
Evolução de eficiência das Navi
CONTRAS
Lançamento confuso e variações entre modelos
Pouquíssima margem de overclock restante
Sem tecnologias como Ray Tracing (se isso fizer falta para você)
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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