

ANÁLISE: MSI Radeon RX 5500 XT GAMING X 8G traz a nova Navi por um alto custo
Preço faz produto não fazer sentido frente as Polaris e até encostar na GTX 1660 SuperA AMD Radeon RX 5500 XT é a mais nova GPU da empresa, voltada para os consumidores que querem jogar em alta qualidade na resolução FullHD. Ela é baseada na nova microarquitetura de 7nm Navi e RDNA, melhorias implementadas inicialmente nas Radeon RX 5700 XT e RX 5700.
Site oficial da MSI Radeon RX 5500 XT Gaming X 8G
A RX 5500 XT vem ao mercado em duas versões: com 8 e 4 GB de memória GDDR6. Mantendo uma política de trazer essas variações, a empresa deixa a cargo do consumidor definir se quer desembolsar um pouco mais para ter mais VRAM, enquanto a Nvidia, com concorrentes como a GTX 1650 Super, limitou a apenas a versão com 4GB.
A placa que recebemos para análise é uma das mais potentes com esse chip. A MSI Radeon RX 5500 XT GAMING X 8G, além de possuir a maior quantidade de memória disponível para esse chip gráfico, também conta com um sistema robusto de resfriamento, o TWIN FROZR 7, e alguns detalhes interessantes como um heatsink com ajuste bastante apertado para melhorar a dissipação do calor e também um sistema de LEDs RGB customizáveis.
Oficialmente a Radeon RX 5500 XT tem preço sugerido de US$ 169 na versão de 4GB, 10 dólares acima da GeForce GTX 1650 Super, e o preço sobe para US$ 199 na versão com 8GB. No Brasil ela já apareceu a venda na casa dos R$ 1.099, mas ainda está com disponibilidade bastante limitada. Ainda assim, já é mais que a GTX 1650 Super, modelo que foi lançado recentemente pela Nvidia e que não vimos ainda disponível em nenhum varejista nacional.
Especificações
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:
Comparativo
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MSI Radeon RX 5500 XT Gaming X | AMD Radeon RX 5500 XT | NVIDIA GeForce GTX 1650 Super | AMD Radeon RX 580 |
Preços
Preço no lançamento | U$ 225,00 | U$ 169,00 | U$ 159,00 | U$ 199,00 |
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Preço atualizado | R$ 1.300,00 | R$ 1.259,00 | R$ 1.269,00 | R$ 830,00 |
Especificações da GPU
Processo de fabricação | 7nm | 7nm | 12nm | 14nm FinFET |
---|---|---|---|---|
PCI-Express bus | 4.0 | 4.0 | 3.0 | 3.0 |
Chip | Navi 14 | Navi 14 | Turing TU116-250 | Polaris 20 (Ellesmere) |
Clock do GPU | 1685 MHz | 1607 MHz | 1530 MHz | 1257 MHz |
Clock do GPU (Turbo) | 1737 MHz | 1717 MHz | 1725 MHz | 1340 MHz |
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM | GDDR6 | GDDR6 | GDDR6 | GDDR5 |
---|---|---|---|---|
Interface de largura de BUS | 128 bit | 128 bit | 192 bit | 256 bit |
Quantidade de RAM | 8GB | 4GB | 4 GB | 4GB, 8GB |
Clock das memóriass | 1750 MHz | 1750 MHz | 1500 MHz | 2000 MHz |
Clock efetivo | 14000 MHz | 14000 MHz | 12000 MHz | 8000 MHz |
Largura de banda | 224 GB/s | 224.0 GB/s | 192 GB/s | 256 GB/s |
Características Gerais
Shading Units | 1408 | 1408 | 1280 | 2304 |
---|---|---|---|---|
TMUs | 88 | 88 | 80 | 144 |
ROPs | 32 | 32 | 32 | 32 |
Pixel Rate | 59.04 GPixel/s | 59.04 GPixel/s | 55.20 GPixel/s | 42.9 GPixel/s |
Texture Rate | 162.4 GTexel/s | 162.4 GTexel/s | 138.0 GTexel/s | 193 GTexel/s |
Performance de pontos flutuantes | 5.196 TFLOPS | 5.196 TFLOPS | 4.416 TFLOPS | 6.175 TFLOPS |
Design
Pinos de alimentação | 1x 8 pinos | 1x 8 pinos | SIM | 1x 8 pinos |
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Suporte à combinação de placas | NÃO | NÃO | NÃO | Até quatro placas |
Tipo de Slot | Dual-slot | Dual-slot | Dual-slot | Dual-slot |
Comprimento da placa | 247 mm | 180 mm | 229 mm | 241 mm |
TDP | 130 W | 130 W | 100 W | 185 W |
Fonte recomendada | 350 W | 350 W | 350 W | 450 W |
Conexões de vídeo | 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B | 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B | 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI | HDMI 2.0b, DisplayPort 1.4 |
Recursos
DirectX | 12.0 | 12.0 | 12.1 | 12.0 |
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OpenCL | 2.0 | 2.0 | 1.2 | 2.2 |
OpenGL | 4.6 | 4.6 | 4.6 | 4.5 |
Shader | 6.4 | 6.4 | 6.2 | 5.0 |
Extras
Fotos
Esse modelo da MSI tem um acabamento de primeira qualidade, certamente é uma das melhores placas do mercado com esse GPU, até mais do que ele merece já que naturalmente uma placa com um projeto desses aumenta bastante o preço.
Um excelente projeto para o GPU errado
Em se tratando das conexões de vídeo, são quatro no total, sendo 3x display port e 1x HDMI.
Sistema utilizado
Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, com processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores. Além de 16GB de memórias, através de 2 módulos de 8GB em dual-channel, e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Já o overclock para 4.7GHz, considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados.
Veja abaixo detalhes das especificações usadas, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes. Também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:
Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial
Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 1909
- AMD Adrenalin 2019 Edition 19.11.1
Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12/ Port Royal Default)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12 e Ray Tracing)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)
GPU-Z
Abaixo está a tela principal do GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da placa.
Overclock
Essa Gaming X está entre as melhores 5500 XT do mercado certamente, inclusive com um projeto até bom de mais pela esse GPU que tem a proposta de custo vs benefício, e projetos assim naturalmente elevam bastante o preço, Utilizamos o próprio driver da AMD para overclockar a placa como podem ver na print abaixo.
O software ficou mais intuitivo e fácil em vários aspectos, incluindo overclock. Conseguimos subir até bem o GPU, já as memórias pouca coisa... forçando pouco mais, travava.
OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Se mal aplicado, pode comprometer o funcionamento da placa.
Consumo de energia
Também fizemos testes de consumo de energia com as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.
Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.
OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.
Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.
É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida - como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples -. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática, não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.
Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente. Em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.
Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor, comparada com uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.
Alguns modelos atuais desligam os FANs quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso
Como será possível notar abaixo, o sistema de cooler da MSI vai aumentar a rotação dos FANs quando nota que a placa está sendo mais exigida pelos clocks superiores. Na prática vai resultar em temperaturas inferiores tanto em modo ocioso como em uso. Em nosso modo ocioso, os FANs ficaram ligados direto quando ela estava overclockada. Com isso, naturalmente as temperaturas ficaram muito mais baixas do que com os FANs desligados, como acontece com a grande maioria de placas mais recentes, se a mesma não é exigida. Um lado positivo de tudo isso é que não notei nenhuma diferença de ruído com essas rotações mais altas.
Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:
WTF??? Temperatura em overclock inferior do que com clocks padrão?? O cooler aumenta a rotação dos FANs e isso acontece.
Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.
OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.
V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU. Esse é um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho, em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.
3DMark
Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.
3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes. O Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:
Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:
O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:
Testes em games
Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.
Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"
Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.
Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quanto 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia, por meio das placas RTX.
Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.
Red Dead Redepmtion 2
Novo game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam, que se comportou melhor tanto em placas AMD como NVIDIA.
Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e é um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.
Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.
Gameplay em vídeo
Conclusão
Esses últimos lançamentos de AMD e Nvidia para 2019 trazem aquela sensação de "chover no molhado". Assim como aconteceu com a GTX 1650 Super, a RX 5500 XT aterrizou entre a RX 580 e RX 590, sendo que a primeira é um modelo lançado em 2017, e que é apenas um refresh da Polaris lançada em 2016.
O tédio acaba sendo ampliado por conta do patamar entre performance e preço. No exterior, a RX 5500 XT chegou com um preço sugerido bem próximo da RX 580, então no fim temos apenas o mesmo produto oferecido com uma tecnologia mais moderna. Além da redução de consumo, que não é sozinho um definidor de compra, não há mudanças tão notáveis entre ter uma Polaris ou uma Navi, já que não temos tecnologias muito diferenciadas, como acontece no comparativo entre uma GTX e uma RTX, por exemplo.
No Brasil, o fator lançamento, que encarece bastante os primeiros produtos que chegam por aqui, torna o cenário ainda pior. Até o momento poucas unidades apareceram a venda no país, e as que apareceram estão mais caras que a RX 590, placa que ficou a frente na maioria dos testes. Na disputa com a rival GTX 1650 Super, apesar da leve vantagem nos testes, há margem é tão estreita que na prática a experiência é basicamente a mesma. Fica por conta do consumidor escolher baseado nos preços que encontrar ou na preferência por GeForce ou Radeon.
Falando do modelo da própria MSI, temos um cenário que já aconteceu outras vezes em placas analisadas por aqui: o modelo robusto mas com chip de entrada. A Gaming X é uma excelente placa, operando de forma silenciosa e estável ao longo dos testes, porém traz um incremento de preço que a coloca no patamar da GeForce GTX 1660 e até da GTX 1660 Super, modelos que em geral ficam acima da Radeon com uma boa margem. Isso faz com que esse placa leve o selo prata, já que apesar de ser um bom modelo, esse acréscimo no preço impacta sua capacidade de disputar espaço com rivais GeForce mais potentes.
A RX 5500 XT é uma ótima placa para FullHD, porém precisa fazer frente ao excelente preço da RX 580, que tem basicamente o mesmo desempenho
A AMD Radeon RX 5500 XT é uma ótima placa para jogar em FullHD, entregando alta qualidade gráfica e boa performance mesmo em franquias mais pesadas, e representa uma ótima opção para quem está de olho na relação entre custo e benefício. O seu maior problema é doméstico: as Polaris, como a RX 580 e RX 590, entregam patamar semelhante e vem aparecendo por preços muito difíceis de bater, e como não há um diferencial relevante entre essas gerações (com exceções como maior eficiência) só faz sentido investir na RX 5500 XT se ela chegar por preços mais competitivos.
PRÓS |
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Excelente modelo para esports e gameplay em 1080p |
Navi por um preço mais acessível |
Evolução de eficiência das Navi |
Traz variantes de 4 e 8GB para o consumidor decidir o que prefere |
CONTRAS |
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Quase o mesmo desempenho de uma RX 580 mas custando mais |
Modelo da MSI chega perto do preço das GTX 1660 Super |