ANÁLISE: Gigabyte Radeon RX 5700 XT - Um bom custo benefício entre as 5700 XT

Placa está entre os modelos mais baratos com esse GPU, com temperaturas menores do que a referência
Por Fabio Feyh 17/12/2019 19:07 | atualizado 19/12/2019 07:51 comentários Reportar erro

Essa é nossa terceira RX 5700 XT analisada, e talvez o perfil de modelo mais interessante para esse GPU. O modelo da vez é a Gigabyte RX 5700 XT Gaming OC, uma placa que podemos chamar de projeto meio termo. Acima do referência e não tão parruda como a Red Devil (e por consequência mais cara), por exemplo.

Como já falamos, modelos com o chip 5700 XT entregam alta taxa de quadros na resolução QuadHD. A linha 5700 introduz uma série de novas tecnologias para a Radeon frente a geração anterior, como a microarquitetura Navi com litografia de 7 nanômetros, as memórias GDDR6 e o RDNA, arquitetura que substitui a GCN usada desde 2012 pela empresa.

Atualmente placas com GPU RX 5700 XT estão custando pouco mais que modelos RTX 2060 Super

Esse modelo da Gigabyte tem o mesmo sistema de cooler que algumas RTX da empresa, com o visual tradicional da linha Gaming. No Brasil está custando na casa de R$2.400, em média R$200+ acima de uma RTX 2060 Super, sua concorrente direta.

Site oficial da Gigabyte Radeon RX 5700 XT Gaming OC
Análise AMD Radeon RX 5700 XT
Análise PowerColor Red Devil RX 5700 XT


Especificações

Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

- Continua após a publicidade -

Comparativo

Gigabyte Radeon RX 5700 XT Gaming OCPowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XTAMD Radeon RX 5700 XTNVIDIA GeForce RTX 2060 Super

Preços

Preço no lançamentoU$ 419,00 U$ 439,99 U$ 399,00 U$ 399,99
Preço atualizadoR$ 2.300,00 R$ 2.700,00 R$ 2.100,00 R$ 2.150,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7nm 7nm 7nm 12nm Finfet
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 3.0
ChipNavi Navi Navi Turing TU106-410
Clock do GPU1650 MHz1770 MHz1605 MHz1470 MHz
Clock do GPU (Turbo)1905 MHz1905 MHz1755 MHz1650 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM8GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448.0 GB/s448.0 GB/s448.0 GB/s448 GB/s GB/s

Características Gerais

Shading Units2560 2560 2560 2176
TMUs160 160 160 136
ROPs64 64 64 64
Pixel Rate121.9 GPixel/s121.9 GPixel/s112.3 GPixel/s105.6 GPixel/s
Texture Rate304.8 GTexel/s304.8 GTexel/s280.3 GTexel/s224.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes9.754 GFLOPS9.754 GFLOPS8.986 GFLOPS7.181 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos, 1x 6 pinos 2x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NÃO NÃO
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa280 mm300 mm272 mm229 mm
TDP225 (TBP do GPU) W225 (TBP do GPU) W225 (TBP do GPU) W160 W
Fonte recomendada600 W700 W600 W500 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX12.1 12.0 12.0 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.4 6.4 6.2 6.1

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs Sistema de cooler com 3 FANs


Fotos

O design é idêntico ao de outras placas dessa linha, com o mesmo sistema de cooler utilizado inclusive em placas com chip GeForce, com 3 FANs e back plate. A alimentação se dá através de 1 conector de 8 pinos e outro de 6 pinos, igual a referência.

Se tratando das conexões de vídeo, são quatro no total, sendo 3x display port e 1x HDMI.

Nas fotos abaixo colocamos a Gaming da Gigabyte ao lado da monstruosa Red Devil da PowerColor, uma das melhores placas com esse GPU disponíveis no mercado. Porém, devido limitações do chip, ela não consegue tirar tanto proveito do projeto diferenciado (como já falamos na review), tornando ela uma placa bem cara também.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme, com processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores. Além de 16GB de memórias, através de 2 módulos de 8GB em dual-channel, e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Já o overclock para 4.7GHz, considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados.

- Continua após a publicidade -

Veja abaixo detalhes das especificações usadas, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes. Também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits 1909
- AMD Adrenalin 2019 Edition 19.11.1

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12/ Port Royal Default)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12 e Ray Tracing)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo está a tela principal do GPU-Z, mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Como já falamos na análise do modelo referência, e da monstruosa RX 5700 XT Red Devil da PowerColor, o GPU já está no limite e não será possível ir muito além em overclock. Por outro lado, aumentamos um pouco os clocks para mostrar como ela se comporta. O GPU-Z mostra apenas o clock superior no modo turbo, o clock default por algum motivo ficou abaixo.

- Continua após a publicidade -

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco. Se mal aplicado, pode comprometer o funcionamento da placa.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida - como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples -. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática, não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente. Em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor, comparada com uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus. Assim, quando os FANs ficam desligados, a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Alguns modelos atuais desligam os FANs quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso

Como será possível notar abaixo, o sistema de cooler da MSI vai aumentar a rotação dos FANs quando nota que a placa está sendo mais exigida pelos clocks superiores. Na prática vai resultar em temperaturas inferiores tanto em modo ocioso como em uso. Em nosso modo ocioso, os FANs ficaram ligados direto quando ela estava overclockada. Com isso, naturalmente as temperaturas ficaram muito mais baixas do que com os FANs desligados, como acontece com a grande maioria de placas mais recentes, se a mesma não é exigida. Um lado positivo de tudo isso é que não notei nenhuma diferença de ruído com essas rotações mais altas.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

WTF??? Temperatura em overclock inferior do que com clocks padrão?? O cooler aumenta a rotação dos FANs e isso acontece.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU. Esse é um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho, em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes. O Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quanto 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia, por meio das placas RTX.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Red Dead Redepmtion 2
Novo game da RockStar, com belíssimos gráficos e uma boa referência para medir o comportamento das placas de vídeo. Nosso teste considera o game rodando sobre a API Vulkam, que se comportou melhor tanto em placas AMD como NVIDIA.


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e é um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Conclusão

Quando analisamos a RX 5700 XT referência da AMD a principal crítica frente aquele modelo estava relacionado ao projeto ultrapassado do sistema de resfriamento, que interferia diretamente na placa com temperaturas e ruídos altos. Depois analisamos a Red Devil RX 5700 XT da PowerColor, uma placa com um projeto sensacional e também entre as mais caras. Apesar disso, as limitações do GPU não conseguia dar muitos atrativos extras, a não ser em melhor dissipação de energia e acabamento da placa. A Gigabyte RX 5700 XT Gaming parece ser o perfil de placa ideal para esse GPU, porque conseguem oferecer um sistema de cooler bem melhor do que o referência, entregando melhor dissipação de calor sem gerar ruídos, e sem comprometer no preço. Portanto esse modelo está brigando entre as placas mais baratas com esse GPU.

A Gigabyte Gaminc OC tem um sistema bem dimensionado para as necessidades do chip RX 5700 XT

É uma placa que podemos chamar de equilibrada, quando se trata de modelos com esse GPU como coloquei acima, tanto no valor cobrado quanto no desempenho que entrega. Tem bom acabamento, com um sistema de cooler eficiente e é o que basta para placas com o GPU Radeon RX 5700 XT. Como falamos na análise da Red Devil, não tem como overclockar muito a placa. Esse chip já trabalha no limite e, dessa forma, não tem muito sentido uma placa com projeto muito "parrudo", já que na prática não tem muito onde avançar.

Link de modelos Radeon RX 5700 XT na Pichau

A RX 5700 XT tem leve vantagem em performance, mas também custa um pouco mais e não traz recursos de Ray Tracing

Para jogar, esse chip é indicado para gameplays em QuadHD (2560x1440) com alta qualidade e alta taxa de quadros - eventualmente até mesmo 4K, em franquias mais leves e com ajustes intermediários -  tem um desempenho, que enfrenta modelos RTX 2060 Super atualmente. Ela fica um pouco acima e, se alternando na frente, dependendo do game. Infelizmente, no Brasil ela também está um pouco mais cara, então você precisa decidir qual placa é mais interessante para você.

Com leve aumento de desempenho e também de preço, fica por conta das preferências do consumidor pelas tecnologias Radeon ou GeForce, e também dos modelos que encontrar com cada um dos chips, na decisão de qual a melhor opção. Eu particularmente tenderia a optar por uma RTX 2060 Super, mas é opinião pessoal, frente aos últimos modelos que testei.

 

É um bom modelo come chip 5700 XT, entregando mais desempenho que a RTX 2060 Super, mas custando um pouco mais no Brasil

Nos EUA esse modelo chegou custando $20 dólares a mais que a referência, por aqui hoje é encontrada na casa de R$2.400 ou pouco mais. Valor que a coloca pouco acima de uma RTX 2060 Super. Lembro também que nos EUA os preços dos modelos referência são os mesmos, mas no Brasil as RTX 2060 Super estão custando com valores mais baixos, ao menos atualmente.

Essa placa não levou o selo recomenda porque também não demos o selo para as RTX 2060 Super, que são placas bem parecidas no final das contas, sendo as 5700 XT levemente mais caras, com desempenho um pouco superiores, mas sem Ray Tracing, então concluímos que a escolha vai por conta da preferência de marca. Particularmente optaria por uma 2060 Super já que nenhuma das duas roda 4K e se saem muito bem em QuadHD, logo o Ray Tracing é um diferencial que pode ser interessante em alguns games.

PRÓS
Entre os modelos mais baratos com esse GPU
Bom projeto de resfriamento
QuadHD/Ultra com boa taxa de quadros
Salto de eficiência comparado a Vega (o que não era difícil)
Volta da concorrência nesse segmento de preço
CONTRAS
A eficiência não considera o consumo de energia
AMD não está investindo no Ray Tracing (caso isso faça falta para você)
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.