Índice do Artigo

A AMD Radeon RX 5700 é uma placa de vídeo do intermediária / alta focada em entregar alta taxa de quadros na resolução QuadHD. Ela introduz uma série de novas tecnologias na linha Radeon, como a microarquitetura Navi, a litografia de 7 nanômetros, as memórias GDDR6 e o RDNA, arquitetura que vai substituir a GCN usada desde 2012 pela empresa. Comparada a RX 5700 XT, a topo de linha, ela tem discretas reduções, com um total de 36 Unidades Computacionais ao invés de 40, por exemplo.

O principal foco da empresa com as Navi foi evoluir a eficiência. Enquanto as Vega se mostraram placas de alto consumo e desempenho insuficiente para bater de frente com as GeForce mais potentes, as Navi trazem chips bem mais compactos, com menos unidades computacionais, mas entregando 50% mais performance por watt consumido. 

Site oficial: AMD Radeon RX 5700 XT

A RX 5700 chegou para brigar com a RTX 2060, e uma das maiores evidências para isso é seu preço. Ela foi lançada por US$ 349, o mesmo valor praticado na RTX 2060 no mercado internacional. No Brasil a situação se repete, e ela é vendida próximo dos R$ 1.8 mil, novamente, o patamar que encontramos os modelos mais baratos da RTX 2060, atualmente.

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Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

AMD Radeon RX 5700 XT

AMD Radeon RX 5700 XT

AMD Radeon RX 5700

AMD Radeon RX 5700

NVIDIA GeForce RTX 2060

NVIDIA GeForce RTX 2060

AMD Radeon VII

AMD Radeon VII

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

Comparativo

Preço de Lançamento
Preço de Lançamento
US$399,00 07/07/2019
US$349,00 07/07/2019
US$349,99 07/01/2019
US$699,00 07/02/2019
US$399,99 02/07/2019
Preço Atualizado
Preço Atualizado
R$2.100,00 23/01/2020
R$1.840,00 12/02/2020
R$1.799,00 26/08/2022
Comprar
R$3.000,00 01/12/2020

Especificações da GPU

Processo de fabricação
Processo de fabricação 7nm 7nm 12nm Finfet 7nm 12nm Finfet
PCI-Express bus
PCI-Express bus 4.0 4.0 3.0 3.0 3.0
Chip
Chip Navi Navi Turing TU106 Vega 20 Turing TU106-410
Clock do GPU
Clock do GPU 1605 MHz 1465 MHz 1365 MHz 1400 MHz 1470 MHz
Clock do GPU (Turbo)
Clock do GPU (Turbo) 1755 MHz 1625 MHz 1680 MHz 1750 MHz 1650 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAM
Tecnologia da RAM GDDR6 GDDR6 GDDR6 HBM2 GDDR6
Interface de largura de BUS
Interface de largura de BUS 256 bit 256 bit 192 bit 4096 bit 256 bit
Quantidade de RAM
Quantidade de RAM 8GB 8GB 6GB 16GB 8GB
Clock das memórias
Clock das memórias 1750 MHz 1750 MHz 1750 MHz 1000 MHz 1750 MHz
Clock efetivo das memórias
Clock efetivo das memórias
Largura de banda
Largura de banda 448.0 GB/s 448 GB/s 336 GB/s 1024 GB/s 448 GB/s GB/s

Características Gerais

Shading Units
Shading Units 2560 2304 1920 3840 2176
TMUs
TMUs 160 144 120 240 136
ROPs
ROPs 64 64 48 64 64
Pixel Rate
Pixel Rate 112.3 GPixel/s 110.4 GPixel/s 80.64 GPixel/s 112 GPixel/s 105.6 GPixel/s
Texture Rate
Texture Rate 280.3 GTexel/s 248.4 GTexel/s 201.6 GTexel/s 420 GTexel/s 224.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes FP16
Performance de pontos flutuantes FP16 8.986 TFLOPS 7.949 TFLOPS 6.451 TFLOPS 13.440 TFLOPS 7.181 TFLOPS

Design

Tipo de Slot
Tipo de Slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Suporte à combinação de placas
Suporte à combinação de placas NÃO NÃO NÃO Até quatro placas NÃO
Pinos de alimentação
Pinos de alimentação 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 8 pinos 2x 8 pinos 1x 8 pinos
Comprimento da placa
Comprimento da placa 272 mm 268 mm 229 mm 305 mm 229 mm
TDP
TDP 225 (TBP do GPU) W 180 (TBP do GPU) W 160 W 300 W 160 W
Fonte recomendada
Fonte recomendada 600 W 500 W 500 W 650 W 500 W
Conexões de vídeo
Conexões de vídeo 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX
DirectX 12.0 12.0 12.1 12.0 12.1
OpenCL
OpenCL 2.0 2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL
OpenGL 4.6 4.6 4.6 4.6 4.6
Shader
Shader 6.2 6.5 6.1 6.2 6.1

Extras

Extras
Extras


Fotos

Abaixo fotos da Radeon RX 5700 modelo referência da AMD, diga-se de passagem, os primeiros modelos de parceiros terão exatamente o mesmo projeto, apenas adicionando adesivos sobre a placa. Apesar de bonita e até de ter um projeto refinado em se tratando de materiais, é um projeto bastante ultrapassado no que diz respeito ao sistema de cooler.

Já passou da hora de uma evolução no sistema de cooler desses modelos referência, né AMD?!

Em comparação com a 5700 XT, a diferença fica por conta da carcaça superior, que no modelo mais potente tem as listras e a leva onda “amassada” na carcaça, além do backplate traseiro. Sistema de cooler, alimentação e conexões são os mesmos.

Nas fotos abaixo colocamos a RX 5700 ao lado de sua principal concorrente, a RTX 2060. Ao meu ver, o projeto referência da NVIDIA é bem superior, além de menor, tem um sistema de cooler mais efetivo e menos barulhento, requer apenas um conector de 8 pinos e é mais bonito. No quesito conexões, a NVIDIA também oferece uma DVI não disponível na placa da AMD.


Sistema utilizado


Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Abaixo fotos da placa instalada no sistema utilizado para os testes:

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
– Processador Intel Core i9-9900K – Análise
– Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme – Site oficial
– Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz – Site oficial
– SSD HyperX Fury RGB SSD – Análise
– SSD WD Black M.2 NVMe 1TB – Análise
– Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 – Site oficial
– Fonte de energia Cougar CMX 1000W – Site oficial
– Gabinete Cougar Conquer – Site oficial
– Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz – Site oficial

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Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 10 Pro 64 Bits
– AMD Adrenalin 19.7.1
– NVIDIA GeForce 431.xx

Aplicativos/Games:
– V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
– 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
– Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
– Battlefield V (DX12)
– Forza Horizon 4 (DX12)
– Metro Exodus (DX12)
– Resident Evil 2 Remake (DX11)
– Shadow of Tomb Raider (DX12)
– The Division (DX12)

GPU-Z
O GPU-Z ainda não mostra todas as informações de forma correta, sendo assim vamos atualizar essa seção assim que isso acontecer. Abaixo a versão mais atual do GPU-Z:


Overclock

Temos dois problemas em relação a overclock com as Radeon RX 5700 e 5700 XT, o primeiro é o projeto da AMD, que pode ser muito melhor com um sistema de cooler mais eficiente, não consigo entender o porque não evoluir nesse aspecto, que acontece desde as placa da primeira geração Vega quando se trata do que de melhor a AMD tem a oferecer em placas de vídeo. A segunda questão está associada aos drivers, que ainda estão bem aquém do que se espera. Recebemos duas versões, uma sequer abria o Wattman, já a outra funcionou, mas com certas instabilidades. Aqui temos duas situações, a 5700 XT não teve jeito de overclockar com a última versão do Afterburner, mas conseguiu um leve ganho com o Wattman, já com a RX 5700 não teve jeito de overclockar com o Wattman, os resultados ficavam, abaixo de quando ela não estava overclockada, ai testamos com o Afterburner e foi, conseguimos um ganho até considerável, mas fica evidente que o software pode ter algumas limitações com a placa.

Assim como destacamos na análise da RX 5700 XT, definitivamente não é um projeto de placa que deve ser considerada para overclock, como falei, talvez em futuros projetos desenvolvidos por parceiros, já que de inicio devem aparecer apenas modelos referência com selo dos parceiros. Abaixo a tela do Afterburner com a do GPU-Z.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark – aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com dois testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K e o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:


Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar “não jogável”


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de “entortar” placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Gameplay em vídeo

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Depois de um marasmo e preços cada vez mais altos com apenas a Nvidia povoando esse segmento de performance, e as Vega nem de longe mostrando potencial na briga do QuadHD, enfim a chegada de modelos como a RX 5700 e RX 5700 XT trazem alguma competitividade ao mercado, algo que já representou uma redução de preços tanto por parte da Nvidia, com o lançamento da linha Super, quanto da própria AMD que precisou reajustar a trajetória antes mesmo de lançar as RX 5700.

Finalmente alguma competição e disputa de preços nesse segmento

A RX 5700 não ficou distante da sua “irmã maior”, a versão XT. Em nossos testes vemos uma diferença de aproximadamente 15%, o que na prática significa que ela ainda tem performance para encarar um gameplay em QuadHD na qualidade Ultra, precisando em algumas franquias apenas baixar para um pre-set do Alto para entregar uma taxa superior aos 60fps. Quando vemos o preço, fica claro que a AMD também enxerga o produto dessa forma, já que a diferença de preço é nessa casa, também. No Brasil as coisas estão diferentes, e a diferença tem chegado a quase 30% em alguns varejistas, fazendo a RX 5700 ser a melhor em “custo x benefício”.

Como alertamos na RX 5700 XT, um problema que afeta a RX 5700 no momento (e que é difícil de representar em gráficos de benchmarks) é a instabilidade. O modelo apresentou muitas variações no desempenho ao longo dos testes, nos levando a múltiplas tentativas adicionais para cada teste e a múltiplos procedimentos de limpeza de drivers ou recuperação de imagens para tentar localizar o problema, algo que também resultou a pequenos questionamentos sobre nosso nível de sanidade já que em várias situações a placa apresentava um resultado diferente.

Ainda falta mais amadurecimento dos drivers, e o overclock ainda não é bom

A comparação fica mais evidente já que estávamos também rodando os testes com as Super nesses dias e isso não acontecia nas GeForce, que se mostraram mais consistentes. Nesse cenário, também é bom lembrar que as Navi trazem tecnologias novas, enquanto as GeForce Super são uma “requentada” das Turing, que já tem quase um ano de mercado, então existe a chance desse inferno não se replicar à experiência do consumidor final, assim que os drivers chegarem a um estágio mais maduro. Curiosamente, no nosso gameplay as coisas fluíram bem, como dá pra ver no vídeo.

Essa é uma competente placa para QuadHD na qualidade ultra

A Radeon RX 5700 é uma competente placa para quem quer jogar na resolução QuadHD no Ultra ou Alto e com altas taxas de quadros, e até capaz de rodar alguns games mais leves em 4K. Ao longo dos nossos testes ela também apresentou uma boa estabilidade, com os 1% no gameplay não se distanciando muito da média de quadros gerada, o que mostra a capacidade dessa placa de entregar um gameplay fluido e eficiente. Até conseguimos um overclock com vantagem perceptível no desempenho, aumentando algo em torno de 5% o desempenho, suficiente para aproximar mais da RX 5700 XT, mas o aumento da produção de ruído do blower faz o esforço não compensar.

AMD não está apostando no Ray Tracing, caso você se importe

A AMD não está jogando suas fichas no jogo do Ray Tracing, sendo que a empresa só vem falando da tecnologia em soluções como games na nuvem, sem apostar em aceleração específica em hardware para ter essa experiência localmente. Com o conjunto de games trazendo suporte ao RTX crescendo, incluindo medalhões como Cyberpunk, Doom e Call of Duty, a tecnologia parece estar ganhando relevância, mas é o consumidor que define se faz falta ou não esse recurso.

Na disputa direta com a GeForce RTX 2060, a Radeon RX 5700 chega bem, custando aproximadamente o mesmo ela tem mais memória e consegue entregar mais performance em vários dos games da bateria de testes, e o mesmo desempenho em outros. O que acaba “ferrando” a vida dela é o projeto referência. O blower é bem menos eficiente que os projetos de parceiras, algo que a RTX 2060 já tem de todos os tipos, desde os mais econômicos (que já são melhores que o blower) até os mais parrudos e overclockados. A RX 5700 referência não é ruim, mas definitivamente outras empresas e seus projetos customizados serão mais silenciosos e melhores de temperaturas e possivelmente de overclock, e só devemos ver algo em agosto sobre isso.

A RX 5700 entrega mais performance e memória que a RTX 2060, mas fica na desvantagem por ter só o projeto referência no momento

Por fim, a RX 5700 XT e 5700 já prestaram um grande serviço antes de chegar ao mercado: ajudaram a tirar a Nvidia do marasmo e forçaram a empresa a ao menos mexer um pouco nos preços exorbitantes introduzidos nas RTXs. Além disso, esses modelos se mostraram capazes de entregar um pouco mais de desempenho que a rival pelo mesmo preço, se tornando opções interessantes aos consumidores. Entre um pouquinho mais de performance ou suporte ao RTX, fica por conta do consumidor definir suas prioridades. Demos um selo ouro pelo corte de preços nas últimas horas, caso contrario a placa receberia um selo prata, não mais do que isso, porém o preço mais competitivo da um gás a mais para na briga com as placas concorrentes, enquanto que para nossa recomendação ainda está pendente modelos de parceiras, com resfriamento mais eficiente e silencioso, e uma maior maturidade dos drivers.

Prós

QuadHD/Ultra com boa taxa de quadros

Salto de eficiência comparado a Vega

Frequências até acima do Boost

Volta da concorrência nesse segmento de preço

Contras

Muita instabilidade nos resultados

Pouco ganho com overclock

Esse projeto blower já pode ir embora e não vai deixar saudade

AMD não está investindo no Ray Tracing (caso isso faça falta para você)

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